Quais são as coroas celestiais que os cristãos podem receber no céu? - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Quais são as coroas celestiais que os cristãos podem receber no céu?

Artigos

QUAIS SÃO AS COROAS CELESTIAIS QUE OS CRISTÃOS PODEM RECEBER NO CÉU?

Há cinco coroas celestiais mencionadas no Novo Testamento que serão concedidas aos crentes. Elas são a coroa incorruptível, a coroa de regozijo, a coroa da justiça, a coroa da glória e a coroa da vida. A palavra grega traduzida como "coroa" é stephanos (a fonte para o nome de Estêvão, o mártir) e significa "um emblema da realeza, um prêmio nos jogos públicos ou um símbolo de honra em geral."
 
As coroas foram usadas durante os jogos da Grécia antiga; uma coroa ou grinalda de folhas foi colocada na cabeça de um vencedor como uma recompensa por ganhar uma competição atlética. Esta homenagem atlética é usada figurativamente no Novo Testamento das recompensas do céu que Deus promete àqueles que são fiéis. 1Coríntios 9:24-25 melhor define como estas coroas são concedidas.
 
1) A COROA INCORRUPTÍVEL
 
- (1 Co. 9:24-25) "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível."
 
Todas as coisas nesta terra estão sujeitas à decadência e perecerão. Jesus nos exorta a não guardar nossos tesouros na terra: "Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam" (Mateus 6:19). Isso é análogo ao que Paulo disse sobre a coroa de folhas do atleta que logo murchava e se desfazia. Não é assim a coroa celestial; a resistência fiel ganha uma recompensa celestial que é "uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros" (1 Pedro 1:3-5).
 
2) A COROA DE REGOZIJO
 
- (1 Ts. 2:19) "Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós?" O apóstolo Paulo nos diz em Filipenses 4:4: "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos" devido à bênção abundante que o nosso Deus gracioso derramou sobre nós. Como cristãos, temos mais motivo de regozijo do que qualquer outra pessoa. Lucas diz-nos que há regozijo agora mesmo no céu (Lucas 15:7).
 
A coroa de regozijo será a nossa recompensa onde Deus "lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram" (Apocalipse 21:4).
 
3) A COROA DA JUSTIÇA

(2 Tm 4:8) "Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." Herdamos essa coroa através da justiça de Cristo; sem a justiça de Cristo, esta coroa não pode ser obtida. Porque ela é possuída em justiça, e não adquirida pela força e engano como coroas terrenas às vezes são, é uma coroa eterna, prometida a todos os que amam ao Senhor e aguardam o Seu retorno.
 
Através de aguentar o desânimo, a perseguição, o sofrimento ou até mesmo a morte, sabemos com certeza que a nossa recompensa é com Cristo na eternidade (Filipenses 3:20). Esta coroa não é para aqueles que dependem da sua própria auto-justiça. Tal atitude gera apenas arrogância e orgulho, e não um desejo de estar com o Senhor.
 
4) A COROA DA GLÓRIA


 

- (1 Pedro 5:4) "Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória." Esta palavra glória é bem interessante e se refere à própria natureza e atos de Deus, sendo relacionada também com o Seu grande esplendor e brilho.
 
Lembre-se de Êstevão, o qual, ao ser apedrejado até a morte, foi capaz de olhar para o céu e ver a glória de Deus (Atos 7:55-56). Esta palavra também significa que o louvor e a honra que damos a Deus Lhe pertencem por causa de quem Ele é (Isaías 42:8; 48:11, Gálatas 1:5). Os crentes são incrivelmente abençoados por entrarem no reino, receberem a coroa da glória e a própria semelhança de Cristo. Como Paulo disse: "Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós" (Romanos 8:18).
 
5) A COROA DA VIDA

- (Ap 2:10) "Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." Esta coroa é para todos os cristãos, mas é especial principalmente para aqueles que suportam sofrimentos, que corajosamente enfrentam a perseguição por causa de Jesus, até mesmo ao ponto da morte.
 
Nas Escrituras, a palavra vida é muitas vezes usada para mostrar um relacionamento que está bem com Deus. Jesus disse: "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10:10). Assim como ar, comida e água são vitais para a vida física, Jesus é vital para a vida espiritual. Ele é o Único que fornece a "água viva". Ele é o "pão da vida" (João 4:10; 6:35). Nossas vidas terrenas vão acabar, mas temos a promessa incrível para todos aqueles que vêm a Deus através de Jesus: "E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna" (1João 2:25).
 
Tiago diz que esta coroa da vida é para todos aqueles que amam a Deus (Tiago 1:12). A questão então é como vamos demonstrar o nosso amor a Deus? O apóstolo João responde: "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos" (1 João 5:3).
 
Como Seus filhos, devemos guardar os seus mandamentos, obedecendo-Lhe fielmente. Então, ao suportarmos as inevitáveis provações, dores, sofrimentos e tribulações - contanto que vivamos - podemos sempre seguir em frente, sempre "olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus"(Hebreus 12:2) e receber a coroa da vida que nos espera.


Fonte: GotQuestion
Por Litrazini
http://www.kairosministeriomissionario.com/
Graça e Paz
 
Pastor Jorge Albertacci
Voltar para o conteúdo