Salmo 90 Com Reflexão - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Salmo 90 Com Reflexão

LITURGIA > Mensagens Bíblicas
Texto Bíblico

SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.  Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus.
 
Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Volvei, filhos dos homens.  Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.  Tu os levas como corrente de água; são como um sono; são como a erva que cresce de madrugada;  de madrugada, cresce e floresce; à tarde, corta-se e seca.  Pois somos consumidos pela tua ira e pelo teu furor somos angustiados.
 
Diante de ti puseste as nossas iniquidades; os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto.  Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; acabam-se os nossos anos como um conto ligeiro. 
 
A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos.
 
Quem conhece o poder da tua ira? E a tua cólera, segundo o temor que te é devido?  Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio.  Volta-te para nós, SENHOR; até quando? E aplaca-te para com os teus servos. 
 
Sacia-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos e nos alegremos todos os nossos dias.  Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal.  Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória, sobre seus filhos. 
 
E seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos 
 
COMENTÁRIO
 
No Senhor, a cada dia uma experiência nova; a cada ano uma conscientização da realidade indizível em todos os aspectos da vida, secular ou não. 
 
No Senhor, com o perpassar do tempo, maduramos, assim como maduram os frutos. No Senhor, nossa fé não acaba e nem fica estagnada à fé natural que ganhamos no berço, mas ela cresce:
 
“...disseram, então, os apóstolos ao Senhor: acrescenta-nos a fé...” (Lucas 17:5).
 
Cresce até atingir o estágio “Dunamis”, aquela fé que aparece em Primeira aos Coríntios 12:9:
 
“...e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar...”.
 
No Senhor não temos medo das tribulações da vida. E  na morte, a alegria de poder estar sempre com Jesus! Porque em Cristo, uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa, mas Nele ambas são as mesmas, para todos quantos por Sua incomensurável graça foram alcançados – quer seja vivendo, quer seja morrendo, basta-nos tão somente estarmos com Ele!
 
Basta tão somente podermos contar com a certeza de que com Ele reinaremos no Milênio, e com Ele estaremos na Eternidade!
 
A duração da nossa vida é de setenta anos – o que aparentemente é muito pouco, mas, para os prudentes, esse tempo é suficiente para que aprendamos como ter nossos corações sábios, o suficiente para ganharmos o Céu.
 
O homem incrédulo, impenitente, não tem noção do Juízo de Deus e por esse motivo não atenta para o temor que a Ele é devido, ficando, neste caso, sujeito às inflicções da Sua cólera!
 
CONCLUSÃO
 
Se contarmos pelo menos com um pouquinho de entendimento, compreendemos que, tudo neste mundo contribui para que voltemo-nos para o Senhor – de um lado, a graça nos convida, e do outro, a maldade deste mundo nos coage a corrermos para o aprisco santo.
 
Somente assim, mesmo aqui na terra, estaremos sob os cuidados de Deus. Desta forma, diferente do incrédulo, que afirma que sua vida é um inferno e que o inferno é aqui mesmo – os salvos por Cristo já vivem sob o Reino de Deus, ou seja: vivendo aqui, sobre os cuidados do Anjo do Senhor.
 
Diferente da sabedoria secular que se alcança nas escolas públicas ou privadas deste mundo. A sabedoria que vem de Deus se alcança na forma indicada na Sua Palavra:
 
“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre O  temor do SENHOR é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” (Salmos 111:10; Provérbios 1:7)
 
OUTRAS REFERÊNCIAS
(Salmos 34:7; Isaías 54:17; Mateus 28:20). 
 
Jorge Albertacci
Pastor Emérito
Assembleia de Deus do Retiro
Filiada às Convenções:
CONFRADERJ e CGADB
 
Volta Redonda
Rio de Janeiro
Voltar para o conteúdo