Palavras do Bom Pastor - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Palavras do Bom Pastor

Artigos
______________

As Palavras do Bom Pastor

João 10:1-15

Texto Bíblico Introdutório

1 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. 2 Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas e as traz para fora. 4 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5 Mas, de modo nenhum, seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. 6 Jesus disse-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. 7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram. 9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. 10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância. 11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 12 Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. 13 Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas. 14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. 15 Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas.


PALAVRAS DE AMOR

Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco fareium concerto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências de Davi. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Coloque o vosso pescoço sob a canga comigo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens! Caso alguém queira realmente vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará!

 PALAVRAS REVELADORAS DO AMOR DE DEUS

Entenda mais uma coisa: - Eu Sou o Bom Pastor; o Bom Pastor dá a Sua vida pelas ovelhas. Eu Sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Disse-lhe Natanael: de onde me conheces tu? Jesus respondeu e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu estando tu debaixo da figueira.
 
MINHAS PALAVRAS NÃO SE CONFUNDEM COM AS DO MERCENÁRIO

Deus conhece todas as pessoas, crentes ou não. Ele as conhece por dentro e por fora. As conhece pelas palavras, pelos atos, e até mesmo pelos pensamentos. Deus conhece a necessidade de cada um; inclusive daqueles que julgam não depender dele. Os mercenários vivem rondando as ovelhas do Senhor, mas, neste ponto elas são aríscas. Elas tem ouvidos absolutos! Nada é capaz de as confundirem, porque seus ouvidos distinguem quaisquer sons! Elas conhecem a voz do Bom Pastor e seus ouvidos absoutos são afinados aos sons do Espírito do Senhor! As ovelhas são simples, mas, são atentas. Elas são simples, mas, são vigilantes. Neste ponto o comprotamento do rebanho de ovinos  se assemelha ao de bovinos. Esses animais conhecem o seu pastor, pelo modo de andar, pelo cheiro, pela voz, pela forma de tirar o pigarro da garganta. Pela modo de tussir. Elas se sentem bem com a presença dos que as apascentam. Elas, não somente conhecem, mas, amam o cão que normalmente está sempre ao lado do pastor. Não aceitam nenhum cão desconhecido transitar entre elas.

AS OVELHAS EM RELAÇÃO AOS MERCENÁRIOS

O mercenário somente encontra o apoio do rebanho quando o pastor descuida e permite que ele vai penetrando aos poucos. Perimeiro o mercenário começar a passar discretamente ao longe - as chamando pelo nome - faz amizade com cão que coopera com o pastor. O mercenário sempre tenta imitar o pastor em tudo. Se ele tiver oportunidade de pegar o chapeu do pastor e usá-lo, ou um capote. Não é de um dia para o outro, mas, se aproxima um pouquinho hoje, amanhã, até que, ele, mesmo não conseguindo chegar perto, leve um pouco de sal e coloca onde elas conseguem ver. Devagar os animaiszinho começam a ascostumar. Chegará um dia em que os animais começam, ainda que assustados, a laberem a mão do mercenário, é o que bastava - a partir e uma lambida na mão, está feita a cama do mercenário lá no meio do rebanho! Quando chega neste ponto, foi porque o pastor agiu de forma relaxada e indigna de tão nobre função. A estas alturas o rebanho já se sente bem, tendo o mercenário por perto. Agora o rebanho está receptivo aos maus costumes, às doutrinas heréticas, à desobediência, já não escuta mais o ensinamento do pastor - restando tão somente o acerto de contas com o dono do rebanho, quando para isto for convocado.

______________

 
Pr. Jorge Albertacci
Volta Redonda/RJ – 04/11/2014
Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda – Rio de Janeiro
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal