Princípios da Reforma Protestante - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Princípios da Reforma Protestante

Reforma e Contrarreforma
Princípios da Reforma Protestante

Em 31 de outubro de 1517, na Alemanha, o frade Martinho Lutero fixou as famosas 95 teses que contestavam a tradição católica. A ousadia de Lutero deflagrou a Reforma Protestante. A Reforma quebrou o monopólio mantido até então pelo catolicismo e estabeleceu os princípios teológicos do protestantismo resumidos em cinco “solas”. Hoje, lamentavelmente em muitas igrejas, estes princípios foram notadamente abandonados. Por isso, torna-se urgente e necessário reafirmar nosso compromisso com as verdades centrais da reforma, tais como, as cinco “solas” que estão abaixo resumidas:
 
1. SOLA SCRIPTURA. Somente a Escritura é regra inerrante da vida da Igreja (Jo 5.39; 2Tm 3.16). Apesar desta afirmação, a Palavra é muitas vezes negligenciada. Muitos cultos são tomados por emocionalismo e o conteúdo doutrinário da mensagem sequer é supervisionado. E, deste modo, pela ausência do ensino das Escrituras, heresias invadiram as igrejas. Igualmente, o caráter cristão e a integridade moral foram substituídos pela cultura pós-moderna. Portanto, é preciso restaurar a autoridade, o espaço e a primazia das Escrituras em nossos cultos.
 
2. SOLO CHRISTUS. Somente Cristo pode salvar. A nossa salvação é realizada unicamente pela obra do Cristo da cruz. No entanto, em nossos dias, diversas heresias pretendem substituir o sacrifício de Cristo. A quebra de maldição e maldição hereditária, por exemplo, são alguns destes enganos. Em oposição aos falsos ensinos, a Bíblia diz que não há maldição para aquele que está em Cristo porque Ele recebeu a condenação de nossa maldição, tornando-nos justos para Deus (Gl 3.13; Rm 8.1).
 
3. SOLA GRATIA. A salvação é concedia pela graça e não depende de obra humana (Ef 2.8,9). É um favor imerecido. Porém, nossos arraiais estão tomados pelo evangelho da autoconfiança, da autoestima, até o evangelho da saúde e da prosperidade. O evangelho foi transformado em produto vendável e os pecadores tornaram-se consumidores. Assim, é urgente reafirmar que os métodos, esforços e técnicas humanas por si só não podem produzir regeneração.
 
4. SOLA FIDE. Somos justificados por intermédio da fé (Rm 5.1). Na justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus (Fp 3.9). Contradizendo estas verdades bíblicas, em nosso tempo, surgiram diversos modismos disfarçados de Evangelho. Atos considerados proféticos e artigos ungidos para materializar a fé invalidam a cruz de Cristo e reduzem a fé cristã em mentalização e pensamento positivo. Portanto, reafirmamos que a justificação se baseia exclusivamente na fé da obra de Cristo.
            
5. SOLI DEO GLÓRIA. A glória pertence unicamente a Deus. O Senhor não divide sua glória com ninguém (Is 42.8). Adoração a Deus, seu louvor e sua glória deve ser o centro do cultoNo entanto, a perda da centralidade de Deus na vida da igreja de hoje é comum. Diversos líderes, pregadores e cantores correm atrás de fama. Desejam ser aplaudidos e reconhecidos, e para tanto ocupam os púlpitos das igrejas e tomam para si a glória que pertence a Deus. Assim, restaurar a glória de Deus tornou-se imprescindível. Diante destas constatações, a conclusão obviamente indica que, a igreja desmorona quando se perde a autoridade da Bíblia. Quando as Escrituras são negligenciadas, então Cristo é deixado de lado, a Graça é substituída por esforço humano, a Fé é pervertida e desvirtuada e a glória que pertencia a Deusé transferida para o homemComo não poderia ser diferente, encerro esta postagem conclamando o povo de Deus para o urgente retorno aos princípios da Reforma: Somente a Escritura, Somente Cristo, Somente a Graça, Somente a  e Somente a Deus seja a glória! 
 
 _________________________________________________________________________


BIBLIOGRAFIA
Autor: Pr. Douglas Roberto de Almeida Baptista
Transcrito do Site: www.cpadnews.com.br
Postado por: Jorge Albertacci
Pastor Emérito da Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda – RJ
Filiado às Convenções: CONFRADEJ e CGADB
 
 
Voltar para o conteúdo