E quando Ele voltar como há de ser? - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

E quando Ele voltar como há de ser?

Escatologia Bíblica
E QUANDO ELE VOLTAR, COMO HÁ DE SER?

Apocalipse 3:20
 
"Eis que estou à porta, e bato, se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei e ele comigo." 

Esta carta foi endereçada à 7ª Igreja da Ásia, portanto foi a última mensagem do Senhor para Igreja. Nela, a Igreja foi reprovada pelo seu estado morno. Melhor seria se seu estado fosse frio ou quente. Quando estou dirigindo pelas rodovias bem sinalizadas, observo nas pracas reluzentes a semelhança do estado morno do crente. De longe posso ver o reflexo da placa quando esta é alcançada pelo farol do meu automóvel. Mas, tão logo ela não sofra mais a ação do farol, ela volta ao seu estado normal: escura, sem brilho, sem reflexo, não dando condições para que possa ler o que ela está indicando. Assim é o crente morno: quando abordado por um crente firme, com sua vida consagrada ao Senhor, o morno se anima - fica empolgado, glorifica a Deus, demonstra fervor, saudade dos cultos ao ar livre, saudade da Igreja, saudade do coral, saudade de tudo, ou seja: com o impacto da luz que há no crente sincero, ele fica luminoso, mas, é só o carro passar ele volta a ficar escuro. Esse tipo de crente, não está aceso e nem apagado, o que representa muito bem o estado de morno.


ESBOÇO
 

01. Eis que estou à porta e bato: No caso está o Senhor no lado de fora é claro.
 
 
02. A Igreja não é dele? Como é então que Ele está no lado de fora?
 
 
03. Ele não escreveu para incrédulos, mas para uma Igreja, sendo destinatário o Anjo desta - Àquele que estava à frente da obra.

 
04. Não seria esta a situação da Igreja em muitos lugares em nossos dias? Não estamos todos nós em perigo de ter Jesus batendo à porta do lado de fora?
 
 
05. Isto acontece porque Ele não ocupa mais todo o espaço da Igreja.
 
 
06. Porque não se prega e não se leva a sério toda a Palavra de Deus.
 
 
07. Não tem sido mais a Palavra do Senhor a principal fonte de orientação para a Igreja.
 
 
E POR ISTO:
 
 
08. O liberalismo pode entrar e com ele o relativismo.
 
 
09. Ao invés da Igreja ser liderada pelos anciãos, hoje ela tem que se tornar moderna. Se adequar à mornidão.
 
 
10.  Conceitos humanos são colocados acima da autoridade da Bíblia.
 
 
11. Experiências pessoais passam a ter mais valor que a Palavra.
 
 
12. E Jesus? Está aonde? À porta? Só que do lado de fora!
 
 
13.  Após a 2ª guerra mundial, os prisioneiros puderam em fim voltar para suas casas, chegando lá eles bateram à porta do seu lar, sua casa, para enfim  poder estar com sua esposa e seus filhos.
 
 
14. Houve centenas de casos em que o homem voltava, batia à porta e pelo olhar da sua mulher ele sentia que não estava mais sendo esperado. Às vezes até com outro homem dentro de casa, no seu leito.
 
 
15. Ele está demorando, às vezes até já morreu, mas ele lá no campo de batalha orava pelo dia da sua volta.
 
 
16. Isto é consequência da mornidão, quem dera se fosse frio.


17. O crente espera, e espera, até que começa a se afastar dos Cultos de Doutrina, da Santa Ceia, da Escola Bíblica Dominical, dos Cultos de Oração e pode acabar se esquecendo que o Esposo pode voltar a qualquer horar.

CONCLUSÃO
 
De um lado, Ele virá como aquele que realmente ama, do outro, Ele virá intransigente com os que não aguardaram Sua volta. Dele emana a Água Cristalina da Graça, como pode emanar o fel da Sua Justiça. A graça e a justiça fazem parte dos atributos de Deus, assim como, Seu amor pela humanidade, mas, em nada uma coisa excede a outra. Deus é amor, mas é justiça também.
 
Pr. Jorge Albertacci
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal