AS BEM AVENTURANÇAS APLICADAS ÀS NOSSAS VIDAS - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

AS BEM AVENTURANÇAS APLICADAS ÀS NOSSAS VIDAS

Esboço II

______________



AS BEM AVENTURANÇAS APLICADAS ÀS NOSSAS VIDAS 
Mateus 5:1-12
 
INTRODUÇÃO
 
O sermão da montanha foi dirigido em geral à multidão e aos discípulos em particular. A multidão era de admiradores do Reino. Os discípulos eram os cidadãos do Reino. Os súditos do Reino deveriam entender que a religião é muito mais interior do que exterior. Os súditos do Reino deveriam entender que onde abundou o pecado, a graça superabundou. Logo, esses súditos do Reino que emergia, com a presença de Jesus deveriam estar embebidos com a graça. Doravante, não seria mais dente por dente e olho por olho porque pela saturação da graça não haveria mais lugar para a valentia e nem para a vingança em seus corações! Isto é graça, isto é intimidade entre Rei e súditos!
 
AS BEM AVENTURANÇAS NA VIDA DISCÍPULO TORNA-O:
 
1. É isento de pretensões: - “Bem-aventurados os pobres de espírito (humildes) (v3). Esses são os que nada vêem em si que justifique confiança em seus méritos e por isso erguem os olhos e suplicam por Sua graça e misericórdia.
 
2. Reconhece as suas impiedades: - “Bem-aventurado os que choram” (v4). Convencidos de suas próprias faltas, sentindo os pecados e tristezas que elas provocam, reconhece que Deus enxuga as suas lágrimas.
 
3. Distingue-se pela paciência: - “Bem-aventurados os mansos” (v5). Não revida as ofensas do inimigo; sabe suportar os insultos e as injúrias com o espírito que as suportou o seu Senhor e Mestre.

4. Anela pela santidade: - “Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça” (v6). Jesus é a nossa justiça. Deseja-la ardentemente, é sentir a revivência divina da santidade, da vida e do amor.

5. Sente o sofrimento alheio: - “Bem-aventurados os misericordiosos” (v7). Assistir aos que está necessitado, ter atitude caridosa para com os que lutam com as suas fraquezas.

6. É puro de sentimento:  - “Bem-aventurados os limpos de coração” (v8). Deus quer fazer morada no coração do crente, mas não pode coabitar com a impureza, feliz é aquele que pode ver a Deus quando olha para dentro de si.

7. Promove o bem estar: - “Bem-aventurados os pacificadores” (v9). Pregar o evangelho é promover a paz entre os homens.

8. Sofre pelo evangelho: - “Bem-aventurados os que sofrem perseguições por causa da justiça” v10-12. Participar dos sofrimentos de Cristo é arrolar-se na galeria dos santos e mártires aos quais foi prometido o reino dos céus.

CONCLUSÃO
 
Com amanhecer da Nova Aliança nasceu juntamente a graça e consequentemente as bem-aventuranças a todos os salvos do mundo. A graça que removeria dos corações todas as maldades, que removeria das vidas, todas maldições, que removeria todo pecado, tornaria todos os crentes em Cristo, bem-aventurados. Hoje as bem-aventuranças são aplicadas às vidas de todos quantos aceitam a Cristo como Salvador.
 
______________

Jorge Albertacci
 
Pastor Emérito da Assembleia de Deus em Volta Redonda – Rio Janeiro
Assembleia de Deus do Retiro
 
 
 
Voltar para o conteúdo