Satanás no púlpito à direita do pregador - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Satanás no púlpito à direita do pregador

Esboços
JOSUÉ E SATANÁS
A QUARTA, DAS OITO VISÕES DE ZACARIAS
 
________________________________________
 
Zacarias 3:1-10
Texto
 
1. E me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.
 
2. Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreende, ó Satanás, sim, o SENHOR, que escolheu Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo?
 
3. Ora, Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo.
 
4. Então, falando, ordenou aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a ele lhe disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de vestes novas.
 
5. E disse eu: Ponham-lhe uma mitra limpa sobre a sua cabeça. E puseram uma mitra limpa sobre sua cabeça e o vestiram de vestes; e o anjo do SENHOR estava ali.
 
6. E o anjo do SENHOR protestou a Josué, dizendo:
 
7. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos e se observares as minhas ordenanças, também tu julgarás a minha casa e também guardarás os meus átrios, e te darei lugar entre os que estão aqui.
 
8. Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens portentosos; eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo.
 
9. Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos; eis que eu esculpirei a sua escultura, diz o SENHOR dos Exércitos, e tirarei a iniquidade desta terra, em um dia.
 
10. Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, cada um de vós convidará o seu companheiro para debaixo da videira e para debaixo da figueira.
________________________________________
 
INTRODUÇÃO
 
A partir deste ponto, as visões passam a lidar com a condição moral do povo de Judá e sua posição diante de Deus. As visões anteriores previram que Deus está a ponto de perturbar o “descanso” das nações e de, finalmente, agir em benefício de Jerusalém. (Zc 1:8-17). Os inimigos de Judá serão “derribados” (Zc 1:18-21), e Sião novamente se tornará a habitação do Senhor (Zc 2:1-13). No entanto, para que estas profecias se cumpram, tem de haver uma transformação moral e espiritual do povo. “Israel é salvo, mas não santificado. Os problemas da nação terminaram, mas falta a retirada da impureza.”
 
Na visão precedente, (3:1-5), Deus prometera: “[Eu] habitarei no meio de ti”. Os judeus perceberam que eles e os sacerdotes tinham pecado.
 
Conscientizaram-se de que a acusação de Ezequiel era justa: “Os seus sacerdotes transgridem a minha lei, e profanam as minhas coisas santas” (Ez 22:26), e preocupam-se, porque o Senhor não está disposto a aprovar as obras que praticam. A visão toma como ponto de partida este sentimento de culpa e indignidade sutilmente sentido pelos judeus.
 
Os judeus estavam desencorajados. Encontravam-se livres do exilio; contudo, o Templo não estava acabado. Zacarias os encorajou a reconstrui-lo. Deus tanto protegeria Seus obreiros quanto os capacitaria, por Seu Espirito Santo, a realizar  Sua obra. Havia  uma oposição terrível ao plano de Deus nos dias de Zacarias, e ele profetizou futuros tempos de grandes dificuldades. Mas a Palavra de Deus permanece. O Senhor não esquece das Suas promessas para com  Seu povo, e as cumpre. Ele cuida dos Seus, e os livra de todos os poderes mundiais, diabólicos que os oprimirem.

________________________________________
 
ESBOÇO
 
1. Nesse tempo Zacarias era o Profeta de Deus – Diante da quarta das oito visões que Deus lhe mostrou. 
 
2. Josué era o sumo sacerdote de Israel quando o remanescente voltou à Jerusalém e iniciou a reconstrução dos muros - Ag 1:1, 12:2-4) Satanás o opositor de Deus - O inimigo de Deus.
 
3. O profeta Zacarias contempla, e vê os dois em sua visão, Josué diante do Anjo do Senhor e Satanás à sua direita - (lugar de autoridade) para lhe opor.
 
4. Israel era um tição tirado do fogo, que representa o sofrimento do Judeu no exilo.
 
5. Digamos que Josué estivesse no púlpito ministrando para o povo de Deus.
 
6. Satanás também estava lá para resistir ao trabalho do Senhor. Ele resiste na terra pela tentação e no céu pela acusação - (Jó 1:6-7) Satanás se apresenta diante de Deus para acusar Jó - Aqui o acusador é vencido - Ap 12:10).
 
7. Josué como representante de Israel não tinha como repreender a Satanás que lhe opunha, por estar com suas vestes sujas:
– (Pecado do povo e do próprio sacerdote;
– Descompostura para estar diante de Deus).
 
8. O Senhor mesmo repreendeu a Satanás - Ele foi vencido - Rebaixado.
 
9. O Senhor mandou que trocassem a roupa do sumo sacerdote - (Ele por si não conseguia) - Turbante - Mitra  sobre sua cabeça, e o Anjo do Senhor estava ali.
 
10. Mitra, uma vestimenta que sobre a cabeça e descia sobre o corpo do sumo sacerdote com uma lâmina de puro ouro com a inscrição: (SANTIDADE AO SENHOR) (Êx 28:36; Zc 3:5).
 
11. Com Pedro não foi diferente: Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo - (Lc 22:31-32). Mas eu roguei por  ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.
 
Duas verdades aqui: Deus permite que Satanás nos tente, somente dentro de certos limites – Jó 1:10-12.
 
Jesus ora para que os Seus não fracassem na fé – (Hb 7:25).
 
E sempre promove um modo de escape para os Seus – (1Co 10:13).
 
Se alguém recusa a graça de Deus a intercessão de Cristo não tem efeito nessa pessoa – (Lc 19:41-44).
 
Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas  as que são dos homens - (Mt 16:23). (Pedro havia vacilado na fé, o que não é permitido a um servo de Deus).
 
12. Vestidos brancos – (Ap 3:18).
 
13. RENOVO, um dos nomes do MESSIAS no Antigo Testamento, refere-se a Jesus – (Zc 3:8) Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará - (Isaías 11:1).
 
14. Esta Pedra relaciona-se com Cristo  - (1Pe 2:6; Zc 3:9).
 
15. Debaixo da vide - figueira = Reino do Messias - (Zc 3:10).  
         
Satanás acusou Josué, que neste ato representa a nação de Israel. As acusações eram precisas — ele vestia roupas “sujas” (referindo-se ao pecado). Contudo, Deus revelou sua misericórdia e declarou que resolveu salvar o seu povo apesar das transgressões que praticaram.
 
Satanás sempre acusa as pessoas diante de Deus baseado nos pecados que cometem (Jo 1 6). Mas o inimigo não compreende a dimensão da misericórdia e do perdão de Deus para com aqueles que nele creem. O Diabo. O acusador, no final será destruído (Ap 10). Enquanto todos os crentes serão salvos (Jo 3). Para estarmos preparados, podemos pedir a Deus que remova nossa roupa de pecado e nos vista com a sua bondade.
 
Satanás sempre acusa o crente baseado nos seus pecados. Por este motivo não custa nada o crente se manter vestido com vestiduras brancas e alvejadas no sangue de Jesus. O poder purificador do sangue de Jesus nos cobre e Satanás se torna cego.
________________________________________
 
Inclusive o Hino 289 da Harpa Cristã fala da proteção que temos no sangue de Jesus:
 
Sob o Sangue Teu
 
Harpa Cristã
 
1. 
Asperge hoje meu coração,
Com sangue Teu, ó Redentor!
Liberta-me da vil tentação,
Com sangue Teu. Senhor!
 

CORO
Sob o sangue Teu, Senhor,
Guarda-me da corrupção'
Sob o sangue expiador,
Eu tenho proteção!
 
2. 
De todas dúvidas, do temor, 
No sangue Teu, vem me lavar, 
Dos males do grande tentador, 
O queiras me livrar!
 
3. 
Refúgio acha o pecador, 
No sangue Teu, ó meu Jesus; 
Asperge-me sempre, ó Senhor, 
No sangue, lá da cruz!
 
4. 
O vem me enchendo do Teu vigor, 
Pelo manar do sangue Teu; 
Fazendo-me mais que vencedor, 
Pelo poder de Deus.
 
5. 
Concede-me a perfeita paz, 
Por Tua cruz e sangue Teu; 
Com ricos dons, ó me satisfaz, 
E faz-me ver o céu.

________________________________________
 
Jorge Albertacci
Pastor Emérito da
Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda – Rio de Janeiro
E-mail: prjorgealbertacci@yahoo.com.br
 
 
 
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal