Dia da Bíblia - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Dia da Bíblia

Bibliologia
DIA DA BÍBLIA

Informações Fornecidas, pela SBB – Sociedade Bíblica do Brasil

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP). E, graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela entidade, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data. 

Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional. Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.


POR QUE CELEBRAR

• A Bíblia Sagrada é o maior best-seller de todos os tempos: é o livro mais lido, traduzido e distribuído, no Brasil e no mundo.


• A Bíblia atravessou os mais diferentes formatos, do papiro à era digital, numa demonstração clara da perenidade e atualidade da Palavra de Deus.


• Primeira obra de grande porte a ser produzida pela prensa de Gutenberg, a Bíblia continua sendo o livro mais impresso em todo o mundo, ao longo de cinco séculos!


• É considerada um tesouro da humanidade.

As Escrituras já foram traduzidas para 3.222 línguas, das 6.887 faladas no mundo:

Bíblia completa: é encontrada em 648 línguas.

Novo Testamento: é encontrado em 1.432 línguas.

Trechos da Bíblia: está disponível em 1.142 línguas.

Embora ainda restem mais de 3.222 línguas faladas por pequenos grupos – totalizando mais de 250 milhões de pessoas – que não possuem um só trecho da Bíblia traduzido, o Livro Sagrado é importante para pessoas das mais diversas etnias, em todos os pontos do planeta.

Objetivos

Mobilizar a sociedade brasileira quanto à importância da Bíblia para a humanidade;

Promover a leitura da Bíblia entre todos os segmentos da população;

Destacar a relevância dos valores bíblicos para a família, igreja e sociedade;

Mostrar gratidão a Deus, celebrando e ofertando para a realização de projetos e programas que visam disseminar os ensinamentos bíblicos.


Sociedade Bíblica do Brasil
Jorge Albertacci
Pastor Emérito das Assembleias de Deus do Retiro
Volta Redonda - Rio de Janeiro
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal