Os Três Estágios da Nossa Fé - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Os Três Estágios da Nossa Fé

Estudos Bíblicos II
_______


OS TRÊS ESTÁGIOS DA NOSSA FÉ
 
Texto Bíblico

“E Jesus lhes disse: Por causa da vossa pequena Fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá—e há de passar; e nada vos será impossível.” (Mateus 17:20).
 
INTRODUÇÃO
 
A Fé sobre a qual alude a Bíblia Sagrada é o principal meio à disposição dos santos para manter contato contínuo com Deus. O apóstolo João na sua Primeira Epístola 5:4 faz a seguinte declaração: Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa Fé. A Fé bíblica não pode ser confundida com “pensamento positivo.” Enquanto que através da Fé o homem se concentra em Deus, através do pensamento positivo ele se concentra nele mesmo. A prova disto é que na Bíblia está escrito que sem Fé é impossível agradar a Deus. (Hebreus 11:6).
 
DISCRIMINAÇÃO
 
1° Estágio - Fé Natural
 
     Com este estágio de Fé o homem pode crer acertada,  ou erradamente - é a fé que se alcança no berço e Paulo fala dela em sua carta aos Romanos 1:19-20:  “Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.  Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.”
 
2° Estágio - Fé Comum
 
Este é o estágio da fé que pode ser dimensionado ((Mateus 17:20). Fé que uma vez foi entregue aos Santos - Paulo escreve a Tito: Verdadeiro filho, segundo a Fé comum - Tt 1:4.
1. Esta é a Fé para a Salvação – Jd 3.
2. Esta é a Fé que vem pela pregação - Rm 10:17
3. Esta é a Fé que traz à pessoa à graça salvadora - Efésios 2:8:  Porque pela graça sois salvos, por meio da ; e isso não vem de vós; é dom de Deus.
4. Toma caráter de fé santíssima - Judas 20:  Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima , orando no Espírito Santo.
5. Não é a fé que opera milagres é fruto do Espírito Gl 5:22-23.
6. É evidenciada pela submissão a Deus: Lc17:5-10 – Tg 2:14-26.
 
3° Estágio - Fé Dom do Espírito
 
Além da Fé natural, da Fé comum, há também a Fé que é dom do Espírito, conforme consta em 1Co 12:9. Esta é a Fé que opera milagres. Neste estágio a Fé é Dynamis (grego δυναμις) é uma antiga palavra grega que significa "poder" ou "força".  É a raiz das palavras "dinâmico", "dinamite", e "dínamo" com sentido de energia constante. A palavra "dunamis" às vezes é vista em textos filosóficos, devido à sua importância. A associação entre o poder (do grego dunamis) e o Espírito Santo é frequentemente feita no Novo Testamento, onde os dois termos são intercambiáveis (por exemplo, Lc 1.35; 4.14; At 10.38; Rm 15.19; 1 Co 2.4; 1 Ts 1.15). O poder do Espírito Santo concedido aos primeiros discípulos, no entanto, não pode se restrito ao poder para evangelizar” (PALMA, A. D. O Batismo no Espírito Santo e Com Fogo: Os Fundamentos e a Atualidade da Doutrina Pentecostal. 1.ed., RJ: CPAD, 2002, pp.86,87).

DIMENSÕES DA FÉ
 
Estas dimensões só podem ser consideradas na Fé que aparece no Segundo Estágio – é a Fé que uma vez foi entregue aos santos: “...senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos” (Jd 3). Esta é a Fé que a pessoa recebe no dia em que aceita Jesus como seu Salvador. Ela pode permanecer sempre no mesmo tamanho, ficar estagnada – ela pode crescer – ela pode esvanecer e acabar.
 
1.Fé Pequena - Mt 14:31.
2.Fé Crescente - 2Ts 1:3.
3.Fé no Tamnho de Grão de Mostarda - Lc 17:6.
4.Fé Grande Mt 15:28.
 
CONCLUSÃO
 
Ora, a Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho. Pela Fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. (Hb 11:1).   Em todos os aspectos das nossas vidas, quer seja no sentido material, quer seja no espiritual, somente conseguimos viver mediante a Fé que Jesus confiou a nós. A natureza da Fé que hoje vivemos são exemplos fieis da Fé com a qual nossos pais venceram prescritas  no Antigo Testamento.
 
_______


Jorge Albertacci
Pastor Emérito
da Assembleia de Deus
Retiro – Volta Redonda - RJ
 
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal