O Preço é a Renúncia - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

O Preço é a Renúncia

TEOLOGIA DO OBREIRO > Teologia do Obreiro III
O PREÇO, É A RENÚCIA

Mateus 16:24

Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.
 
INTRODUÇÃO

Jesus convida homens e mulheres de todo mundo para o exercício do santo ministério cristão. Em Mateus 4:19 “Ele disse: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” Já em Marcos 1:17 “Este tratado é reiterado: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens.” Vale, entretanto, observar que em Mateus 11:28, este convite aparece com outro sentido: Disse Ele: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos que eu vos aliviarei – Observe a diferença entre VINDE A MIM e VINDE APÓS MIM! No caso, a primeira seria para segui-lo e a segunda para aprender dele. Segundo narrou Marcos, o convite foi para lançá-los à obra.

O OBJETIVO

Jesus transforma homens de todas as raças, profissões e índoles em pescadores de homens. Transforma os bravos em mansos; os usurpadores, em pessoas que ajudam as outras em suas necessidades. Transforma os corruptos e corruptores que extorquem a nação nas alfândegas negociando o imposto por propina, em homens sérios e defensores do estado, e doravante  aptos para ministério  da evangelização do mundo.

OS PRÉ-REQUISITOS 

Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me.” (Mateus 16:24). Neste ponto se o discípulo não tiver genuinamente convertido, ele mesmo por sua dureza de coração se alto-qualifica como inapto. E isso acontece muito, porque poucos são os que estão dispostos a renunciar-se a si mesmos por causa do evangelho. A prova disto temos no moço que procurou ao Senhor o chamando de bom Mestre. (Lucas 18:17-25). Renunciar é submeter-se a vida a Cristo em todos os aspectos - é não fazer valer sua razão em detrimento do mais fraco - é amar a todos indistintamente, inclusive, os declarados inimigos também. (Mateus 5:38-47.

SANTARRÕES INFLEXIVEIS 

A não observação a estes preceitos citados por Jesus tem sido o principal motivo das intermináveis guerras, cada um quer ser detentor da razão e mostrar o seu poder, sua autoridade; e mostrar suas armas carnais. Essas guerras estão acirradas, a começar pelas grandes nações - há guerras no trabalho, há guerras em casa (nos lares) e há também guerras em Igrejas.  Guerra no Colégio dos Ministros! Guerra pela obscesão de mandar, sem ter chamada nenhuma da parte de Deus - guerra pela falta de respeito ao que, por sua vez, está à frente. 

OS DURÕES INCOMPLACENTES 
 
Pessoas de personalidade forte, duronas, donas da razão, positivas, santarronas, brutas, que diz gostar das coisas muito certas e que tem pavio curto, são inaptas para o serviço do Reino de Deus - porque, para desenvolver o ministério cristão é necessário renunciar-se a si mesmo - é reconhecer que o dono da razão é Jesus o bom Mestre. Se quisermos servir ao Senhor com inteireza de coração, precisamos seguir os passos de Jesus que foi, é e sempre será o modelo perfeito de servo. Ele viveu para fazer a vontade do Pai e servir a todos (Marcos 10:45).

CONCLUSÃO

Meu amado irmão, você é realmente um cooperador de Cristo? Atualmente muitos querem exercer liderança, mas poucos querem servir ao Mestre e a Sua Igreja. Jesus, enquanto homem perfeito, é o nosso exemplo de líder-servidor. Certa vez, Ele declarou que não veio a esse mundo para ser servido, mas para servir (Mateus 20:26-28). Paulo foi um homem que seguiu as pisadas do Mestre. Ele procurou servir a Jesus em todo o tempo. Mesmo sofrendo retaliação e rejeição de alguns, Paulo amou, liderou e serviu a Igreja em Corinto.


Pastor Jorge Albertacci
Atualmente Pastor Emérito da Catedral das 
Assembleias de Deus do Retiro
Volta Redonda - RJ



Voltar para o conteúdo