Jesus e a sucata da sociedade - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Jesus e a sucata da sociedade

TEOLOGIA DO OBREIRO > Artigos
Lucas 19:10
 
“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.”
 
INTRODUÇÃO
 
No início do Ministério de Jesus, imperava o legalismo farisaico incomplacente. Quem cumprisse a lei, mesmo que se fosse somente pela aparência, estaria tudo certo, enquanto que os miseráveis, pobres, leprosos e os que mesmo involuntariamente infringissem em algum ponto, a lei, estariam irremediavelmente perdidos. Os falsos filactérios estavam acima de qualquer suspeita – a presença destes eram o suficiente para confirmar a “santidade” na vida de um fariseu. Portando os filactérios, eles estavam “justificados.”
 
JESUS ENVIADO AO MUNDO
 
Inicialmente, Sua principal preocupação consistia na Sua recomendação:  “Mas ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel;  e, indo, pregai, dizendo: É chegado o Reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai” (Mateus 10:6-8).
 
Na verdade Sua preferência inicial foi para os Judeus - Ele deveria manifestar-se primeiramente a eles. Mas eles não o considerou.  “Veio  para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas  a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome” – (João 1:11-12).
 
TRÊS CLASSES DE PESSOAS DESPREZÍVEIS
 
GENTIO:  Era o nome dado ao povo que não fosse judeu. Os que não eram israelitas - (Is 42:1, 6).   SAMARITANO: Pessoa nascida em Samaria. Israelitas e samaritanos não se davam por causa de diferenças de raça, religião e costumes (2Rs 17:29; Jo 4:9). Os samaritanos era um povo que resultara de casamentos mistos entre judeus e gentios. Se tratava de uma miscigenação que o desqualificava da dignidade de conviver com os judeus.  PUBLICANOS: Judeu que cobrava impostos para o governo romano. Era desprezado por trabalhar para um dominador estrangeiro e por ser geralmente desonesto (Lc 3:12-13; ver Mateus e Zaqueu.
 
Legalistas, ou não, estavam todos sob o implacável império romano. Os judeus esperavam o Messias para exercer um governo político – que trouxesse de volta os áureos dias de Davi e Salomão. Lendo o Livro de Atos dos Apóstolos, entendemos que, depois da Sua ressurreição, Jesus ainda permaneceu quarenta dias ministrando os mais ricos ensinamentos aos Seus discípulos. Com a aproximação do tempo de voltar para a destra do Pai, confortou-os explicando  que Sua obra entre eles passaria a ser realizada pelo Espírito Santo, que tão logo Ele subisse, o Pai o enviaria do céu a eles (João 16:7-14). “Então os que estavam reunidos Lhe perguntaram: Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel?” (Atos 1:6).

Alguns dos discípulos do Senhor tinham o mesmo pensamento de Judas Iscariotes, que o objetivo da obra do Messias, Jesus, seria libertar Israel do pesado domínio romano. Para muitos judeus, a subordinação ao Império de Roma era humilhante, odiento e contrário aos princípios judaicos. Quanto à política secular, durante os três anos do ministério terreno de Jesus, nada aconteceu. Houve a crucifixão e as esperanças se desvaneceram. Passados, os quarenta dias depois da ressurreição, eles entenderam que o tempo para tirar as dúvidas sobre a política secular era aquele. Se o objetivo do Senhor fosse realmente o de  “restaurar o reino a Israel”, Ele mesmo, Jesus, tomaria a iniciativa de comunica-los no tempo certo. Só que não era assim.
 
MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO
 
Os discípulo demonstraram memória curta, visto que, o Mestre lhes havia dito reiterada vezes que Seu reino não era deste mundo (João 3:5; João 18:36; Lucas 22:30; Atos 14:22; Hebreus 12:28; 2 Pedro 1:11; 2 Timóteo 4:18; 2 Timóteo 4:1; Efésios 5:5; Gálatas 5:21; 1 Coríntios 4:20; Apocalipse 12:10)
 
A IGREJA FOI FORMADA COM OS GENTIOS
 
A princípio Ele mesmo disse: “Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício. Porque eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento” – (Mateus 9:13).
 
A alusão do Senhor, à misericórdia quero, decorreu do texto de Oseas 6:6, onde nos diz assim a Palavra: Porque eu quero misericórdia e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.”
 
Com estas palavras Jesus estava dizendo: “Eu quero o verdadeiro amor, não o sacrifício; o conheci­mento de Deus em lugar de holocaustos” (Phillips; cf. BV). A palavra chesed, traduzida por misericórdia, é amor por outrem que se revela na justiça e tem sua origem no conhecimento de Deus. Aqui, misericórdia significaria a afeição por Jeová, sentimento que Ele almeja na obediência humilde de Israel (cf. NTLH). Os sacrifícios insensíveis para cobrir o pecado são rejeitados como anátemas para Deus. Declaração semelhante é dada por Samuel: “Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros” (1 Sm 15:22; cf. Sl 40:7-9; 50:8-15; Is 1:11-17; Mq 6:8 – Comentário Bíblico Beacon Vol. 5, pag. 46 - CPAD).
 
O INCONFORMISMO DOS ESCRIBAS E FARISEUS
 
Os escribas e fariseus ficaram indignados por Jesus aceitar comer com os pecadores.  Eles cobriam seus erros pela aparência legal e assim, passavam por bons – (Mc 2:15-16).
 
“E Jesus, tendo ouvido isso, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores” – (Marcos 2:17). “Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento” – (Lucas 5:32).
 
Disse Jesus sobre os escribas e fariseus
“E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens, pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes” -  (Mateus 23:5).
 
Na verdade as pessoas eram consideradas pelos filactérios, pelo que se via externamente – (Dt 6:8; Ex 13:9,16). A santidade era formada neles com a isenção do Fruto do Espírito. Sem compaixão dos menos favorecidos, eles cometiam as priores crueldades em nome da lei.  Pelo que Jesus insistia: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” – (Lucas 19:10).
 
E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe – (Lucas 17:12). Jesus curou todos os dez,  em desacordo com – (Lv 14). Antes de qualquer coisa, Jesus olha para a necessidade das pessoas. Jesus interessava pela pessoa, criatura de Deus e não pelos pecados delas. Ele tinha em vista a quitação dos pecados de todos quando subisse ao Calvário.
 
CONCLUSÃO
 
Jesus acertou a vida da mulher samaritana - (Jo 4:1-54.  Colocou Zaqueu no caminho dos salvos – (Lc 19).  Resolveu o problema crônico da mulher cananeia – (Mt 15).  Tirou Marta e Maria da tristeza, ressuscitando seu irmão Lázaro – (Jo 11; 12). Finalmente, Ele mesmo testificou Dele quando leu Isaías 61:18-20: “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração,  a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.  E, cerrando o livro e tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.” - (Lc 4:17-19).

Jorge Albertacci
Pastor Emérito da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda - Rio de Janeiro
 
 
Voltar para o conteúdo