O Bom Exemplo da Cruz de Jesus - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

O Bom Exemplo da Cruz de Jesus

Pastorais
______________

O EXEMPLO DA CRUZ

Texto Bíblico Introdutório

Mateus 16:24-25 - 1Coríntios 1:17-18 - Filipenses 2:8
 

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; pois, quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.  Porque Cristo enviou-me não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus."

INTRODUÇÃO

São muitos os textos das Sagradas Escrituras que nos revelam que o caminho rumo ao céu inclui uma cruz. Jesus disse em Mateus  10.38: e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. JESUS chama-nos  atenção para a cruz que certamente virá para aqueles que o querem seguir, portanto, esforcemo-nos por tornar este trabalho o menos sofrível possível, mas sabendo que teremos que passar por aflições, todavia, sem nunca sufocar a mensagem da cruz.


DA CRUZ A MAIS RICA FONTE DE INSPIRAÇÃO

Ao morrer, Ele exclamou triunfante: “Está consumado" (Jo 19:30), esta Sua expressão, no grego, significa que a dívida havia sido quitada totalmente. E Paulo reitera esta tese de forma enfática na sua Carta aos Colossenses 2:14:  havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. Diante deste feito do Senhor Jesus ao nosso favor quaisquer arranjos sacrificiais além de desnecessários ainda constitui-se vilipêndio ao sacrifício vicário de Cristo pela humanidade lá na cruz. A

 
A ASCENÇÃO DO REI AO TRONO
 
JESUS foi o único Rei neste mundo que Seu sublime Trono foi uma cruz. Ele veio enviado do Céu a este mundo e para voltar para o Seu lugar no à dextra do Pai, Ele teve que primeiro passar por uma cruz. Mas, Ele não passou pela cruz para contracenar com alguém uma cena cinematográfica, mas, Ele mesmo a carregou nos Seus ombros o suporte da culpa de todos nós. Este ato tem rendido no decorrer da história, milhões e milhões de reais em filmes para cinema, mas, não foi para isto que Jesus se submeteu a este sacrilégio. Ele nunca foi um artista, mas, o autor da nossa eterna salvação!
 
ULTRAJE AO REI DOS REIS
 
A história entre JESUS e a cruz, não foi nada engraçado. Não foi nada para que oprimido nenhum ficasse rindo diante de uma tela televisiva assistindo ou contracenando com outros oprimidos o sacrifício que custou a vida do FILHO de DEUS.

CONCLUSÃO

A história de JESUS com a cruz não se resume em um crucifixo de ouro ou de lata para se pendurar ao pescoço e exibi-lo como um amuleto, ou para fim de embelezamento, o que classifico de "Culto ao Corpo" celebrado pelos escarnecedores que sequer puderam estar ao pé diante da cruz, para escarnecer Dele cara a cara. Jesus o Filho de Deus, não teve um colchão para nascer sobre ele. Ele não teve um berço, Ele não teve descanso, Ele não teve uma sepultura, que fosse própria dele; Ele não tinha parecer nem formosura que agradace a este mundo. Olhando nós para Ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos (Is 53:2), mas, uma cruz, sim esta Ele teve! A cruz que seria minha, Ele a assumiu, a cruz que seria de todos os pecadores deste mundo, esta foi dele. Ele prefiriu o rude lenho, Ele preferiu os cravos, Ele preferiu dar Sua vida por todos nós, e nem por isto Ele é aclamado como nosso salvador, como aquele que nos livrou de uma vez por todas dos suprícios infernais! Ovacionam-se os artistas promotores da prostituição, e do adultério; ovacionam-se, os ídolos mundanos, mas, a Cristo não, a Ele, o desprezo total.



______________
 
Jorge Albertacci 

Pastor Emérito

Assembleia de Deus do Retiro

Volta Redonda - RJ



 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal