O Crescimento da Igreja Primitiva - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

O Crescimento da Igreja Primitiva

Igreja
____________


OS PRINCIPAIS MOTIVOS QUE CONFIRMARAM O CRESCIMENRTO DA IGREJA PRIMITIVA

Texto Bíblico Introdutório

Atos 2:37-47

37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? 38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; 39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chama40 E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. 41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, 42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. 45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. 46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
 
INTRODUÇÃO

A Igreja do Senhor Jesus, aqui denominada de Igreja Primitiva já nasceu viva, santa e ativa. Para sua fundação não houve uma grande festa, motivo para isto não faltou, pois, Jesus Cristo, o Unigênito do Pai esvasiou-se do Seu lugar no céu e desceu a este mundo. Ele desceu às partes mais baixas da terra, Efésios 4:8-10, para resgatar para Deus, o Seu povo que se encontrava desviado, cada um andando pelos seus próprios caminhos. Ou seja, a humanidade encontrava-se irremediavelmente perdida. Jesus, veio em forma de homem, nem por isto Sua deidade enfraqueceu. Nasceu de uma Santa Mulher, Maria, Virgem, concebido por obra e graça do Espírito Santo, Mateus 1:26-35. Exerceu Seu ministério sofrendo as maiores agruras, e para fundar a Igreja, carregou a cruz, nela foi crucificado, morreu, foi sepultado, mas, ao terceiro dia Ele ressuscitou! Ele é a pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isso e é maravilhoso aos nossos olhos? Mateus21:42. Esta passagem foi uma alusão dele mesmo ao que a este respeito consta no Salmo 118: 22-23: A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina. Da parte do Senhor se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos. Ele é a Rocha, e em Mateus 16:13-19: E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?  E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?  E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.  E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; 19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. JESUS, Pedra, rocha - Pedro, petros, pequenos blocos de pedra. Mediante a declaração de Pedro, Jesus afrmou: Pois também eu te digo que tu és Pedro = petros, e sobre esta pedra = Rocha, edificarei a minha igreja,  e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; Mateus 16:18. Portanto a Igreja de Cristo foi estabelecida por Ele, sobre Ele, e somente para Ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. "E ele é a cabeça do corpo da igreja, é o princípio e o primogénito de entre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência." Colossenses 1:17.

01. A Igreja Primitiva obedeceu a ordem divina e permaneceu na cidade:
Lucas 24:49 - Atos 2:1 - O ir quando se deveria ficar, 2Sm 18:19-29
 
02. A Igreja Primitiva convencia os pecadores:
Atos 2:37-38.
 
Com a pregação de Pedro, aproximadamente 3.000 pessoas aceitaram a salvação do Senhor - Atos 2:41 - Enquanto que na promulgação da Lei de Moisés, 3.000 perderam a Vida Ex 32:28.
 
03. A Igreja Primitiva perseverava na doutrina dos Apóstolos:
Atos 2:42
 
04. Na Igreja Primitiva havia comunhão entre os irmãos:
 
E em toda a alma havia temor, Atos 2:43.
 
Tinham tudo em comum - O amor Ágape predominava - Cada um sentia as dores uns dos outros, Atos 2:42 - 4:32.
 
05. A Igreja Primitiva proporcionava aos Apóstolos meios pelos quais eles faziam grandes sinais:
 
Pedro e João na Porta Formosa, ao paralítico – Atos 3:1-8.
 
Pedro a Enéias que estava doente já havia 8 anos: E disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou, At 9:34
 
Pedro a Dorcas que estava morta –  Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se. E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva, Atos 9:40-41.
 
Os irmãos viviam em paz: – Assim, pois, as Igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo, Atos 9:31.
 
Dois dos discípulos andaram e conversaram com Jesus – Então Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus,  Lucas 24:13- 16; Atos 9:27.
 
06. Na Igreja Primitiva os crentes tinham prazer em ficar juntos: (At 2:44) - As ideias diferentes não tinham lugar entre eles, conforme Paulo mesmo escreveu aos Efésios, 4:4-7:
 
"Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.  Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo."
 
07. Na Igreja Primitiva os crentes contribuíam sem restrições: (At 2:45) - E isto era um voto tão sério que podia custar-lhes a viva,  Atos 2:4- 5:1-10.
 
08. A Igreja Primitiva permanecia juntos no templo todos os dias:
 
Partiam o pão - comiam em casa - comiam juntos - com alegria – singeleza de coração, (At 2:46)  - Obedeciam com rigor Hebreus 10:25. Eles tinham compromisso com a Igreja Local.
 
 
09. Na Igreja Primitiva não havia necessitado: Atos 4:34 - Todos eram abençoados. Não havia miserável na contribuição, não havia ladrão entre eles. Judas já não fazia mais parte nem do colégio apóstólico e nem do rol de membros.
 
11. A Igreja Primitiva Intercedia pelos irmãos:
"Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.",  (Atos 12:5).
 
12. A Igreja Primitiva quando orava tremia o lugar em que estavam: (Atos 4:31). 
 
 CONCLUSÃO
 
É importante observar que os crentes da Igreja Primitiva tão logo se convertiam, caiam na graça de todos, Atos 2:47. Ou seja, o povo via conversão neles. O povo via na vida de cada um, alguma coisa diferente do mundo. Era algo inexplicável, a presença do Espírito Santo realçando o brilho da graça no rosto de cada um – não havia encapuçados e nem mascarados no meio deles. A conversão fazia deles, homens e mulheres, pessoas diferentes. Os ladrões, já não robavam mais, os mentiros, não metiam mais, os homicidas, não matavam mais, os bravos, em Cristo se tornavam mansos. Os depravados libertinos de comportamento devasso, licencioso, depravado, praticantes de relações sexuais ilícitas (porneia) se tonavam santos perante a Igreja e Deus. Assim era a Igreja Primitiva, e assim deve ser a Igreja de Cristo enquanto aqui na terra estiver. Quando a Igreja toma caminhos diferentes, ela pode continuar sendo instituição religiosa, mas, Igreja Corpo de Cristo, não. Ela somente torna ao seu estado primitivo de Igreja se coletivamente voltarem para os pés do Senhor, assim como foi nos dias de Joel, Joel capítulos 1 e 2.
____________

Jorge Albertacci
Pastor Emérito da Assembleia de Deus Missões
Volta Redonda - RJ
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal