Equilíbrio, Sal da Terra e Luz do Mundo - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Equilíbrio, Sal da Terra e Luz do Mundo

Evangelismo e Missões
___________


REUNIÃO DE OBREIROS
Do dia 31/01/2000
 
Vós Sois o Sal da Terra

Mateus 5:13-16
 
01 - Jesus veio a este mundo para restabelecer a aliança que havia sido quebrada entre Deus Pai e o homem. Viveu em um mundo hostil, tanto que, Ele sofreu a pior morte que um ser humano podia sofrer. Se fosse o Senhor um homem desequilibrado (Mateus 26:53).
 
- Mas, Ele agiu segundo o que estava escrito sobre Ele:  Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.” (Isaías 53:7; Atos 8:32).  Cumpriu Seu ministério e voltou para o Seu lugar no Céu, à destra de Deus Pai.
 
- “Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.” (Isaías 53:8).
 
02 - Cumpriu cabalmente Seu Ministério e finalizando voltou para o Seu Lugar no Céu:“E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.  E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” (Atos 1:9-11).
 
03 - Deixou os discípulos incumbidos de, com equilíbrio, manter a boa ordem, e para isso delegou-lhes poder e autoridade para levarem à frente o Santo Ministério. Que privilégio! (Lc 10 - Mt 28 - At 1:8).
 
 - Para desempenhar com eficiência Ele os qualificou: “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo”.  Equilíbrio, equilíbrio no sabor, preservação para não deteriorar e iluminar os que estão em trevas. (Mt 5:13-15).
 
 - A ilustração dos policiais que lidam com o mal. Com autoridade, armados, mas, com grande possibilidade de involuntariamente  cometer erro. Muito mais do que um cidadão comum. Se o policial não tiver equilíbrio, ele vai parar na cadeia. E pode também morrer assassinado. Proporcionalmente. Diante disto a vigilância não pode ser desprezada. Jesus trabalhou exastivamente, mas, não se envolveu com nada que o impedisse de subir ao Céu.


O EQUILÍBRIO QUE O OBREIRO PRECISA TER:
 
Eis que Eu vos mando como cordeiros no meio de lobos Lc 10:3. Isto é diferente de sermos enviados com lobos no meio das ovelhas. Ele chamou servos e não mercenários. Portanto sede prudentes como a serpente (gentios) e símplices como a pomba (Israel). Mt 10:16. Ele chamou homens e mulheres complacentes. Pessoas que devotavam suas vidas por inteiro a Ele. Pedro para se tornar apto para apascentar Suas ovelhas teve que declarar três vezes: Eu Te amo Senhor, Eu Te amo Senhor, Eu Te amo Senhor! (João 21:15-18).
 
A oração de Salomão, e a imediata resposta de Deus. 1Rs 3:5-13.  A perícia de Salomão diante de um problema delicado: A causa das duas mulheres e a criança viva. (1Rs 3:25-28. Salomão era perito nesses assunto. Ele tinha sabedoria conforme ele mesmo pediu a Deus: 2Crônicas 1:8-12: " Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar. Agora, pois, ó Senhor Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra. Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo?  Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá."
 
 CONCLUSÃO

Nós como obreiros da última hora que somos, precisamos estar dentro dos moldes das recomendações que recebemos no dia em que fomos separados para o ministério, exemplo: (1 Tm 3:1-13 e Tt 1:5-16). Nosso dever é imitar o nosso Senhor e os Seus apóstolos, menos Judas Iscariotes, é claro, mas, aos santos homens que assim como Seu Mestre, dera suas vidas pela Obra!
___________

Jorge Albertacci
E-mail - prjorgealbertacci@yahoo.com.br
Atualmente Pastor Emérito da Catedral das 
Assembleias de Deus do Retiro
Presidida desde de 2008 pelo Pastor Pedro Gonçalves da Luz
Rua Engº Joaquim Cardozo, 448 - Retiro - 27281-360  
Volta Redonda - Rio de Janeiro

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal