Renúncia, uma declaração incisiva de Jesus - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Renúncia, uma declaração incisiva de Jesus

TEOLOGIA DO OBREIRO > Teologia do Obreiro
RENÚNCIA, UMA DECLARAÇÃO INCISIVA DE JESUS
Mateus 16:24-27

______________________________________________________________________________________________

 
ENTÃO, DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras.”
 
COMENTÁRIO
 
Partindo deste princípio, eu particularmente entendo que neste mundo, em nada e sobre nada, tenho razão alguma. Toda razão pertence a Jesus Cristo e a ninguém mais. Jesus disse mais: - “Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a vestimenta, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas” (Mt 5:38-41).
 
E DISSE MAIS O SENHOR
 
"Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?" - (Mt 5:43-47).
 
FORASTEIROS
 
Em terra dos outros a pessoa tem que se adequar: à língua, aos costumes, a tudo, ou então, embarcar de volta para sua terra natal. Nós vivemos em um mundo que não é nosso. Paulo disse que o Deus deste século, deste sistema atual, deste mundo, cegou as pessoas para que elas não possam ver a luz do evangelho da glória de Cristo. Para que elas estejam cegas no que diz respeito ao Reino de Deus - (2Co:4-4).
 
CONSIDERAÇÕES DO APÓSTOLO PEDRO
 
Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma,   tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a  Deus no Dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem – (1Pe 2:11-12). Nesse texto, Pedro inicia mais uma série de exortações. Anteriormente (1Pe 1:13; 2:10), ele havia revelado preocupação quanto ao relacionamento dos crentes com Cristo e uns para com os outros. Nessa série (1Pe 2:11—4:6), ele está preocupado com as relações com o mundo lá fora. Essa exortação preliminarmente adverte que existem concupiscências carnais, que combatem vorazmente contra a alma (1 Pe 2:11; 1Pe 5:8). Wesley, fala da sua moradia em uma casa (o corpo) estrangeira e de serem peregrinos em um país  estrangeiro (este mundo). Portanto, eles devem abster-se de tudo que seja natural nessa casa estrangeira onde habitam temporariamente ou nesse país pelo qual estão passando. Não devemos concluir que o corpo (ou a vida humana) na terra é essencialmente mau. Eles se tornam maus à medida em que entram em conflito com a vontade de Deus pela alma.

Os cristãos foram difamados e maltratados porque recusaram-se a adorar os deuses pagãos e a participar de festas carnais a ídolos. Pedro diz que eles deveriam evitar cuidadosamente tudo que prejudicasse o corpo, atrapalhasse o desenvolvimento da alma, destruísse o amor mutuo ou enfraquecesse seu testemunho cristão. O seu viver (vida inteira) deve ser honesto entre os gentios (12), sendo aprovados pelas suas virtudes do julgamento moral mesmo por parte dos não-cristãos. Muito antes da era cristã, Platão escreveu acerca “da batalha imortal entre o certo e o errado.” Apesar das calúnias e difamações acusando os cristãos de malfeitores, uma investigação cuidadosa da sua vida e caráter convenceria seus detratores da coerência cristã e poderia levar os gentios (pagãos) a crer em Cristo. Em todo caso, a honestidade os obrigaria a glorificar e engrandecer o Deus dos cristãos, segundo quem eles moldavam a sua conduta.
 
A RECOMPENSA
 
Embora os cristãos sejam peregrinos e forasteiros neste mundo - abnegados, seguem no caminho que os leva aos céus. Os autóctones que radicados nessa pátria (terra), e que, não se submetem a Jesus, renunciando este mundo com todos os prazeres que aqui são oferecidos pelo deus deste século, jamais terá o vislumbre de um lugar melhor e mais feliz (no céu). Preparado por Jesus, com tanto sacrifício, para todos quantos o aceitarem como Salvador das suas almas. Vale a pena abandonar este mundo (século) e abraçar o direito que temos de entrar na cidade santa pelas portas. Toda nossa razão e nosso direito se conclui plenamente quando com a Igreja formos arrebatados ao Céu.
 
CONCLUSÃO
 
Entre todas as coisas que temos que vencer para confirmar nossa renúncia a Jesus - a mais difícil somos nós mesmos - com nosso ego, nossa razão, nosso raciocínio, nosso ponto de vista radical. O homem justo, não quer dizer que seja durão, irredutível, inflexível e odiento. Que condena o seu pastor por tratar com carinho o irmão mais fraco que arrependido tenha confessado seu pecado.
 
Indivíduo que, quando encontra uma brecha na lei contra seu semelhante vai às últimas instâncias, e celebra com alegria quando o deixa sem camisa. Pior é que muitos destes conseguem regularizar seus status como ministros, e sai por aí exercendo a função de pastor, fazendo do seu gabinete um confessionário. Brigando para ser aclamado por todos, mas, sem renúncia a favor dos seus semelhantes e consequentemente a Cristo e às vezes até mesmo à sua esposa com a qual não comunga.

 
______________________________________________________________________________________________


Jorge Albertacci
Pr. Emérito da Catedral das Assembleias de Deus do Retiro.
Vinculado às Convenções:
CONFRADERJ e CGADB
 
 
 
 
 
 
 
 

Voltar para o conteúdo