Guardados na Depressão - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Guardados na Depressão

Artigos II
__________


1 Reis 19:2-8
 
TEXTO 

"Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.  O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço. E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse:
 
Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.  E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro; e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se."  
 
E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho.  Levantou-se, pois, e comeu, e bebeu, e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus."

INTRODUÇÃO
 
Assim como fez com Elias, o senhor me guardou “nos” momentos de depressão! Por quê? Não, não sei! Só sei que aprouve Deus me ajudar. Aprender? Aprendi! Sofrer? Muito! Mas compreendi um pouco mais o quanto sou dependente da presença do Espírito Santo em minha vida. Sem ela, eu seria um monte de ossos secos. Com isto aprendi que:   “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados;  perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;  trazendo sempre por toda parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos.”
 
COM JESUS
 
Na horrenda Gath-Shemen, nosso Mestre amado chegou  à hematidrose! Seu suor transformou-se em gotas de sangue! Eloí, Eloí, lemá sabactâni? Esse foi um clamor do fundo da Sua alma, que traduzido significa: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Tamanha era a dor, que nosso Mestre apelou: "E, indo um pouco adiante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres."
 
Estas passagens do Novo Testamento descrevem a situação emocional de Jesus nos momentos que antecederam a sua prisão, julgamento, tortura e crucificação. Jesus sabia do sofrimento atroz que teria que enfrentar. Seu stress teria sido tão grande que ele teria chegado a suar sangue.
 
Muitos duvidam da possibilidade de uma pessoa Suar Sangue quando submetido a stress intenso. O mais interessante é que poucos duvidam que uma pessoa pode morrer em consequência de um stress intenso. Isto acontece porque a morte causado por stress é bem mais comum do que o ato de suar sangue. Porém, nesta situação extrema, pequenos vasos sanguíneos que estão sob as glândulas sudoríparas podem se romper e o sangue sair pelos poros do corpo junto com o suor. O Dr. Kelly Hollowell, J.D., Ph.D que é também psicólogo de profissão, afirma que já presenciou em duas oportunidade tais fatos acontecerem. E nas duas oportunidades o paciente estava sob stress intenso e a região onde houve este Suou Sangue foi o couro cabeludo.
 
AFINAL DE CONTAS
 
Sobre os ombros de Jesus estava o fardo pesado da humanidade toda. Ele sofreu as dores que eram nossas, mas, nem por isto reclamou de nada! Ele mesmo disse: O Bom Pastor dá a vida pelas Suas ovelhas, e Ele deu! Ele submeteu Sua própria vida à maldição, fazendo-se  maldito por todos os oprimidos da terra, para nos livrar da condenação eterna. Ele riscou a cédula que nos era contrária, cravando-a na cruz!
 
CAUSAS DA DEPRESSÃO
 
Observemos alguns elementos que podem levar-nos à depressão:

1. Oposição. Quando Elias chegou a Jezreel e soube que Jezabel intentava matá-lo (1 Rs 19.1,2), tomou atitudes que revelaram seu estado depressivo. Sempre que realizamos ou estamos prestes a realizar algo importante para Deus, enfrentamos o ataque do Inimigo. Essas investidas inesperadas ou oposição sistemática visam enfraquecer nossa confiança na proteção divina, levando-nos a desistir de lutar e assim impedir o progresso da obra de Deus (Jo 16.33; 1 Pe 5.8).

2. Frustração. O sentimento de incapacidade ou fracasso, diante da realização de um trabalho aparentemente inútil, pode levar-nos à depressão. A idéia que se tem é que a vida não faz o menor sentido. Elias perdera o ânimo e o interesse de viver: "toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais" (1 Rs 19.4). Humanamente falando, não somos diferentes do profeta; compartilhamos a mesma natureza (Tg 5.17).

3. Medo. O pavor incontido do que nos possam fazer os adversários, e a possibilidade de sermos perseguidos, ridicularizados, caluniados, ou até mortos podem levar-nos à depressão. Foi o que aconteceu com o profeta Elias (1 Rs 19.1,2,10).

4. Angústia. Quando enfrentamos um problema de difícil solução e não vislumbramos uma saída, tendemos à tristeza e a angústia. E justamente nesse momento que a crise depressiva se instala (Jó 3.11; 6.11; 17.1; Sl 13.1-3; 56; 57.6,7). - (Lições EBD CPAD 27 de Julho de 2008).

REAÇÕES NATURAIS DIANTE DA DEPRESSÃO
 
1. Fugir. Moisés, incompreendido pelos filhos de Israel e procurado por Faraó, fugiu para Midiã (Êx 2.15). Fugir é a primeira reação quando nos sentimos incapazes diante do inimigo (1 Rs 19.3). Davi tomou a mesma atitude. Durante prolongada crise, fugiu para Aquis, rei de Gate, fazendo-se de louco. Ler 1 Sm 21.10-15; 27.1-7; 29.1-11; Sl 34; 56. Muitos, por não confiarem plenamente em Deus, usam o sono, o isolamento, o entretenimento, e tantas outras coisas para fugir da realidade. Caso o leitor esteja enfrentando um problema difícil, a ponto de desejar esconder-se em uma cisterna (1 Sm 13.6), saiba que o Senhor tem um escape para você (Sl 91; Hb 13.5).

2. Esconder-se. Elias realizou grandes feitos perante o Senhor: extirpou a idolatria de Israel (1 Rs 18.19-40) e fez chover sobre a terra, após um longo período de seca (1 Rs 18.41,42; 17.1; Lc 4.25; Tg 5.17,18). Todavia, isso não impediu que o profeta ficasse apavorado diante das desprezíveis ameaças de Jezabel (1 Rs 19.4,9).

3. Desistir. Muitos, quando deprimidos, ficam alienados, ou fechados dentro de si mesmos, como num casulo. O abandono da comunhão com os irmãos pode ser um sintoma de depressão: "... deixou ali o seu moço" (1 Rs 19.3). Elias não devia ter dispensado seu auxiliar, nem deveria ter ido para o deserto (1 Rs 19.3.4). A solidão agrava a depressão. Um bom confidente e santo irmão e amigo é uma boa linha de defesa, pelo fato de ter alguém para dialogar e orar juntos. A depressão priva a pessoa do relacionamento com os irmãos e amigos. Ela reprime o desejo de viver (1 Rs 19.4). - (Lições EBD CPAD 27 de Julho de 2008).

CONCLUSÃO
 
Se é mais fácil a pessoa morrer diante de um sofrimentos deste, do que Suar Sangue, conforme afirma o Dr. Kelly Hollowell: -  “Muitos duvidam da possibilidade de uma pessoa Suar Sangue quando submetido a stress intenso. O mais interessante é que poucos duvidam que uma pessoa pode morrer em consequência de um stress intenso. Isto acontece porque a morte causado por stress é bem mais comum do que o ato de suar sangue. Porém, nesta situação extrema, pequenos vasos sanguíneos que estão sob as glândulas sudoríparas podem se romper e o sangue sair pelos poros do corpo junto com o suor” – Imaginemos o quanto sofreu nosso Mestre.  Todavia, é bom que o mundo todo saiba que o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Sua pisaduras fomos sarados. E Ele disse mais: No mundo tereis aflições, tende bom ânimo, eu venci o mundo.
__________


Pastor Jorge Albertacci
Assembleia de Deus em Volta Redonda
Rio de Janeiro
E-mail  prjorgealbertacci.com.br
17/01/2014
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal