A Palavra de Deus Viva e Escrita - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

A Palavra de Deus Viva e Escrita

Bibliologia
A Palavra de Deus
Textos Bíblicos
 
2Timóteo   3:16-17
Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,  para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.
 
Salmo 107:20
Enviou a sua palavra, e os sarou, e os livrou da sua destruição.
 
INTRODUÇÃO
 
É na Palavra de Deus  que nossa ração de cada dia. É nela que os crentes têm sua  fé renovada e fortalecida. Ao lermos João 1:1-13 entendemos que Jesus Cristo é a Palavra Viva:   “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.  Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens;  e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.  Não era ele a luz, mas veio para que testificasse da luz.  Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo, estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.  Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome,  os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.”
 
Enquanto a Bíblia é a Palavra Escrita, Ele é a Palavra Viva que veio do Céu, e em Ele ser a Palavra Viva é o que a torna eficaz, conforme lemos na carta aos Hebreus 4:12: Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”
 
CITAÇÕES SOBRE A PALAVRA (ARC) ALMEIDA, REVISTA E CORRIGIDA
 
01.  A Palavra que limpa – Jo 15:3.
02.  A Palavra que sara – Sl 107:20.
03.  A Palavra que deve ser pregada – Mc 16:5.
04.  A Palavra que deve ser lida – Ap 1:3 – 1Tm 4:13.
05.  A Palavra que deve ser amada – Mc 8:35 - Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
06.  A Palavra que é preciso ser entendida – Mt 24:15 – Mc 13:14: “Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo (quem lê, que entenda.”
07.  A Palavra onde os crentes devem buscar – Is 34:16 - Buscai no livro do SENHOR e lede; nenhuma dessas [coisas] falhará, nem uma nem outra faltará; porque a sua própria boca o ordenou, e o seu espírito mesmo as ajuntará.
08.  A Palavra que deve ser examinada – Jo 5:39.
09.  A Palavra que devemos conhecer – Mt 22:29.
10.          A Palavra que nos prepara para a boa obra – 2Tm 2:15.
11.          A Palavra que não passa e nem falha – Mc 13:31 – Lc 21:33.
12.          A Palavra  que deve ser guardada – Jo 8:51-52.
13.          A Palavra que lava – Ef 5:26.
14.          A Palavra que é viva e eficaz – Hb 4:12.
15.          A Palavra de vida eterna – Jo 6:68.
16.          A Palavra que não pode ser alterada – Ap 22:18-19.
17.          A Palavra na qual devemos crer – Mc 1:15.
18.          A Palavra que cria e do nada faz tudo – Gn 1:2.
19.          A Palavra que converte – Rm 10:17.
20.          A Palavra que é Jesus o “Logos” de Deus – 1Jo 5:7; Jo 1:1-3; Ap 19:13; Jo 1:14.
21.          A Palavra da qual não podemos ser meros ouvintes – Tg 1:23.
22.          A Palavra que deve estar escondida no nosso coração – Sl 119:11.
23.          A Palavra que está mui perto de nós, na nossa boca – Dt 30:14.
24.          A Palavra que não é vã e que prolonga nossas vidas na terra – Dt 32:47.
25.          A Palavra que nos deixar enganar com as falsas profecias – Dt 18:22.
26.          A Palavra que nunca falha – Js  21:45. 
 
NOTAS DA BÍBLIA (NVI) NOVA VERSÃO INTERNACIONAL
 
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 
2 Timóteo 3:16-17
 
A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos
e luz que clareia o meu caminho. 
Salmos 119:105
 
Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração. 
Hebreus 4:12
 
Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'". 
Mateus 4:4
 
Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.
Salmos 119:11
 
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. 
João 17:17
 
A tua palavra, Senhor, para sempre está firmada nos céus. 
Salmos 119:89
 
Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia. 
Provérbios 30:5
 
Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem'". 
Lucas 4:4
 
Não­ é a minha palavra como o fogo", pergun­ta o Senhor, "e como um martelo que despeda­ça a rocha? 
Jeremias 23:29
 
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. 
João 17:17
 
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 
2 Timóteo 3:16
 
Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos. 
Tiago 1:22
 
Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido. 
Josué 1:8
 
Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz. 
Salmos 33:4
 
Quando as tuas palavras foram encontradas, eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor Deus dos Exércitos. 
Jeremias 15:16
 
Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. 
Efésios 6:17
 
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL
 
I - NOTAS DA SBB – SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL - Muitos séculos antes de Cristo, escribas, sacerdotes, profetas, reis e poetas do povo de Israel mantiveram registros de sua história e de seu relacionamento com Deus. Igualmente fizeram o registro das mensagens e revelações que receberam do Deus de Israel. Esses registros tinham grande significado e importância na vida daquele povo e, por isso, foram copiados muitas vezes e passados de geração em geração. Com o passar do tempo, esses relatos sagrados foram reunidos em três grupos de livros, assim conhecidos, em hebraico:
–  Torah (Lei): reúne os primeiros cinco livros da Bíblia, o assim chamado Pentateuco.
–  Neviim (Profetas): seção que inclui os profetas anteriores (Josué, Juízes, Samuel e Reis) e os profetas posteriores (Isaías, Jeremias, Ezequiel, e os Doze Profetas Menores).
–  Ketubim (Escritos): reúne os demais livros, entre os quais Salmos, Provérbios, Jó, Eclesiastes, e também Esdras e Neemias, Daniel, e os livros de Crônicas, que aparecem em última posição no cânone hebraico. As letras iniciais dessas divisões formam o acrônimo TaNaK, que é o nome que os judeus dão à Bíblia.
 
II - NOTAS DA SBB – SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL - Todas as traduções da Bíblia podem ser feitas, como convém, a partir de edições dos textos nas línguas originais. Para a tradução do Antigo Testamento, as Sociedades Bíblicas e os tradutores em geral utilizam a Biblia Hebraica Stuttgartensia, publicada, em nome das Sociedades Bíblicas Unidas, pela Sociedade Bíblica Alemã, e também impressa no Brasil. A edição do texto foi feita entre 1967 e 1977.
 
A Biblia Hebraica Stuttgartensia reproduz na íntegra um único manuscrito hebraico, o Códice de Leningrado ou Codex Leningradensis, que foi produzido em 1008 d. C. Trata-se de uma edição diplomática, ou seja, uma edição que reproduz sem maiores retoques o texto tal qual se encontra no Códice de Leningrado. Este texto é chamado, também, de texto massorético.
 
Mas este não é necessariamente o texto original da Bíblia. Há momentos em que o texto massorético, reproduzido no Códice de
Leningrado, traz lacunas (como em Gn 4.8, por exemplo, onde não aparece a frase “Vamos ao campo”) e aparentes erros (como em Sl 22.16, onde o texto massorético diz “como um leão as minhas mãos e os meus pés” e as traduções dizem algo como “traspassaram-me as mãos e os pés).
 
Assim, os tradutores levam em conta o que aparece no aparato crítico ao pé da página dessa edição, particularmente os dados derivados das versões ou traduções antigas (Septuaginta, Targum e Vulgata) e dos manuscritos do mar Morto. Tanto as versões antigas como os manuscritos do mar Morto (ou documentos de Qumran) são muito mais antigos do que o texto massorético que aparece no Códice de Leningrado. (Para mais detalhes sobre a história do texto da Bíblia Hebraica, leia a obra O Texto do Antigo Testamento.

 
“No entanto, a voz do céu se espalha pelo mundo inteiro, e as suas palavras alcançam a terra toda”
Salmo 19:4.
 
 
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal