Porque Devemos Ser Santos? - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Porque Devemos Ser Santos?

Santificação
_________


PORQUE DEVEMOS VIVER EM SANTIDADE


Leitura Bíblia Introdutória

Apocalipse 22:11-17


11 Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. 12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. 14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. 15 Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. 16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. 17 E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.

INTRODUÇÃO

Santificar-se é separar-se continuamente de todo pecado pela instrumentalidade do Espírito Santo, para servir ao Senhor. Salvação e santificação são as obras redentoras realizadas por Jesus no homem integral: espírito, alma, e corpo. A Bíblia afirma que fomos eleitos “desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito” (2 Ts 2:13). Esta verdade está implícita no evangelho de João 19:34, que diz que do lado ferido do corpo de Jesus fluíram, a um só tempo, sangue e água. Isto é, o sangue poderoso de Cristo nos redime de todo pecado, mas a água também nos lava de nossas impurezas pecaminosas. Cristo morreu “para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras” (Tt 2:14). Portanto, a salvação e a santificação devem andar juntas na vida do crente. O termo “Santificar” é “pôr à parte, separar, consagrar ou dedicar uma coisa ou alguém para uso estritamente pessoal.” Santo é o crente que vive separado do pecado e das práticas mundanas pecaminosas, para o domínio e uso exclusivo de Deus. É exatamente o contrário do crente que se mistura com as coisas tenebrosas do pecado. A santificação do crente tem dois lados: sua separação para a posse e uso de Deus; e a separação do pecado, do erro, de todo e qualquer mal conhecido, para obedecer e agradar a Deus. (As Doutrinas Bíblicas Pentecostais - Lições Bíblicas CPAD - 06 de Agosto de 2006).

ESBOÇO

1. Porque Ele é Santo: "Porquanto escrito está: Sedes santos, porque Eu Sou santo" 1Pd 1:16 - Ref. Lv 19:2; Lv 20:7; 21:8.

2. Porque o povo de Deus é nação santa: "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz." 1Pd 2:9.

3. Porque é necessário santidade para ver o Senhor: "Segui a paz com todos; e a santificação sem a qual niguém verá o Senhor." Hb 12:14.
a) Como Ele é o veremos, 1Jo 3:2-3.
b) Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso, 1Pd 1:8.

4. Porque agora somos luz no Senhor: "Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor, andai como filhos da luz." Ef 5:8.

5. Porque somos novas criaturas: "Assim que se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram; e eis que tudo se fez novo." 1Co 5:17.
a) Mentirosos – desobedientes – provocadores de escândalos – murmuradores – língua doble.

6. Porque Deus nos chamou à santidade: "Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação." 1Ts 4:7.
a) Para servos verdadeiros adoradores, Jo 4:20-23.
b) Para sermos anunciadores das Boas Novas, Is 4:9-11.
_________

CONCLUSÃO

Mateus 24:1-14

E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. 2 Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. 3 E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? 4 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, 5 porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. 6 E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. 7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares8 Mas todas essas coisas são o princípio das dores. 9 Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome. 10 Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. 11 E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. 12 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará. 13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. 14 E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.

(Referências: Levítico 11:44-45; 20:7,8-26; 1 Pedro 1:15:16; 1 Tessalonicenses 3:13)
 

Jorge Albertacci
Pastor Emérito
da Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda - Rio de Janeiro
E-mail  prjorgealbertacci@yahoo.com.br
 

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal