Porque Devemos Ser Santos? - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Porque Devemos Ser Santos?

LITURGIA > Santificação
_________


PORQUE DEVEMOS VIVER EM SANTIDADE


Leitura Bíblia Introdutória

Apocalipse 22:11-17


11 Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e  quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado  ainda. 12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a  cada um segundo a sua obra. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o  fim, o primeiro e o derradeiro. 14 Bem-aventurados aqueles que guardam  os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam  entrar na cidade pelas portas. 15 Mas, ficarão de fora os cães e os  feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e  qualquer que ama e comete a mentira. 16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo,  para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração  de Davi, a resplandecente estrela da manhã. 17 E o Espírito e a esposa  dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem  quiser, tome de graça da água da vida.

INTRODUÇÃO

Santificar-se é separar-se continuamente de todo pecado pela instrumentalidade do Espírito Santo, para servir ao Senhor. Salvação e santificação são as obras redentoras realizadas por Jesus no homem integral: espírito, alma, e corpo. A Bíblia afirma que fomos eleitos “desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito” (2 Ts 2:13). Esta verdade está implícita no evangelho de João 19:34, que diz que do lado ferido do corpo de Jesus fluíram, a um só tempo, sangue e água. Isto é, o sangue poderoso de Cristo nos redime de todo pecado, mas a água também nos lava de nossas impurezas pecaminosas. Cristo morreu “para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras” (Tt 2:14). Portanto, a salvação e a santificação devem andar juntas na vida do crente. O termo “Santificar” é “pôr à parte, separar, consagrar ou dedicar uma coisa ou alguém para uso estritamente pessoal.” Santo é o crente que vive separado do pecado e das práticas mundanas pecaminosas, para o domínio e uso exclusivo de Deus. É exatamente o contrário do crente que se mistura com as coisas tenebrosas do pecado. A santificação do crente tem dois lados: sua separação para a posse e uso de Deus; e a separação do pecado, do erro, de todo e qualquer mal conhecido, para obedecer e agradar a Deus. (As Doutrinas Bíblicas Pentecostais - Lições Bíblicas CPAD - 06 de Agosto de 2006).

ESBOÇO

1. Porque Ele é Santo: "Porquanto escrito está: Sedes santos, porque Eu Sou santo" 1Pd 1:16 - Ref. Lv 19:2; Lv 20:7; 21:8.

 2. Porque o povo de Deus é nação santa: "Mas vós sois a geração eleita,  o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis  as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa  luz." 1Pd 2:9.

3. Porque é necessário santidade para ver o  Senhor: "Segui a paz com todos; e a santificação sem a qual niguém verá o  Senhor." Hb 12:14.
a) Como Ele é o veremos, 1Jo 3:2-3.
b) Ao  qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas  crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso, 1Pd 1:8.

4.  Porque agora somos luz no Senhor: "Porque noutro tempo éreis trevas, mas  agora sois luz no Senhor, andai como filhos da luz." Ef 5:8.

5.  Porque somos novas criaturas: "Assim que se alguém está em Cristo, nova  criatura é, as coisas velhas já passaram; e eis que tudo se fez novo."  1Co 5:17.
a) Mentirosos – desobedientes – provocadores de escândalos – murmuradores  – língua doble.

6. Porque Deus nos chamou à santidade: "Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação." 1Ts 4:7.
a) Para servos verdadeiros adoradores, Jo 4:20-23.
b) Para sermos anunciadores das Boas Novas, Is 4:9-11.
_________

CONCLUSÃO

Mateus 24:1-14

1 E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus  discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. 2 Jesus, porém,  lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui  pedra sobre pedra que não seja derribada. 3 E, estando assentado no  monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em  particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal  haverá da tua vinda e do fim do mundo? 4 E Jesus, respondendo,  disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, 5 porque muitos virão  em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. 6 E  ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis,  porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. 7  Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e  haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. 8 Mas  todas essas coisas são o princípio das dores. 9 Então, vos hão de  entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de  todas as gentes por causa do meu nome. 10 Nesse tempo, muitos serão  escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se  aborrecerão. 11 E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.  12 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará. 13  Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. 14 E este evangelho do  Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e  então virá o fim.

(Referências: Levítico 11:44-45; 20:7,8-26; 1 Pedro 1:15:16; 1 Tessalonicenses 3:13)

Jorge Albertacci
Pastor Emérito
da Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda - Rio de Janeiro
E-mail prjorgealbertacci@yahoo.com.br

Voltar para o conteúdo