A Páscoa e a Santa Ceia do Senhor - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

A Páscoa e a Santa Ceia do Senhor

TEOLOGIA DO OBREIRO > Estudos Bíblicos
_______________

INTRODUÇÃO

Assim, pois, o comereis: os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a Páscoa do SENHOR (palavra derivada do termo hebraico pessach) que significa literalmente: passagem, (pois o Senhor passou sobre as casas dos filhos de Israel poupando-os). Significa também: livramento, proteção, dar a volta por cima (Ex 12:27; 12:11).  Essa foi a primeira festa judaica,  realizada no dia 14 de Nisã, primeiro mês do calendário judeu (Nm 12:1-14). Quando cada família em Israel a celebrava em comemoração à libertação do Egito. Os elementos principais para a celebração eram três: o sacrifício de um cordeiro, erva amargosa e pães asmos.
 
AS INSTITUIÇÕES
 
Duas instituições com celebrações distintas e em datas tão distantes uma da outra, mas, que, no plano de Deus foram instituídas praticamente para o mesmo fim. Ambas sugeriram livramento, proteção, poupar, comunhão, memória, apontando também para o sacrifício vicário de Cristo Jesus na cruz do Calvário que aconteceria séculos depois, promovendo o livramento de outro povo, a Igreja.
 
SEUS ELEMENTOS INDICAVAM AS SOMBRAS DOS BENS FUTUROS
 
A primeira, com os seus elementos: apontava para o passado, fazendo com que os hebreus não se esquecessem daquela noite em que a décima praga assolou a nação egípcia, culminando com a liberdade de todos eles das maldosas garras de Faraó.  Esse foi o evento que lhes traria à memória durante toda a peregrinação até Canaã, apontando também para o Messias que viria, o Cordeiro de Deus que tiraria o pecado do mundo. Israel deveria, inclusive, perpetuar a história desses episódios para todas as gerações futuras afim de não simplesmente lembrarem, mas saberem de que, um dia, foram escravos no Egito Êx 12:24-30. E a segunda (A Santa Ceia do Senhor), por sua vez, apontava para Cristo, o libertador da Nova Aliança, que veio; como o Cordeiro de Deus, padeceu, morreu e ressuscitou, e que virá em breve para buscar a Igreja. A Santa Ceia do Senhor, como ordenança para a Igreja é o memorial que mantém viva nossa comunhão com nossos irmãos e com o nosso Libertador Jesus Cristo, nosso Senhor. Ao instituí-la Ele recomendou aos Seus santos:  
 
“E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isso em memória de mim.  Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós”  (Lucas 22:19-20).
 
A INSTITUIÇÃO DA PÁSCOA E SEUS ELEMENTOS
 
A festa da páscoa foi o mais relevante dos memoriais do Antigo Testamento. Foi o evento que marcou o início de uma série dos mais importantes acontecimentos sem precedentes, que culminaram com entrada do povo na Terra Prometida.
 
O Cordeiro Pascal:
O Cordeiro Pascal foi o ser vivo, o livramento dos primogênitos da casa dos filhos de Israel, quando cada família israelita aspergiu o sangue do cordeiro nas ombreiras e na verga da porta. Era uma lembrança e uma comemoração deste maravilhoso livramento (Êx 12). Era um sacrifício em substituição: o cordeiro morria em lugar do primogênito.
 
Os Pães Asmos:
Os Pães Asmos lembravam a saída apressada de Israel da dura escravidão no Egito. A pressa foi tanta que nem tempo para esperar a fermentação da massa eles tiveram. Também representavam a separação entre os israelitas redimidos e o Egito. Também chamado de “pão de aflição” que representava os sofrimentos dos filhos de Israel (Êx 12:15, 34,3 9; Dt 16:3).
 
Ervas Amargas:
Essas traziam à memória as amarguras da escravidão sofrida no Egito (Nm 9:11).
 
Da mesma forma, a cruz de Jesus foi o mais importante dos eventos do Novo Testamento. Foi o evento que marcou o início de uma nova vida, o estabelecimento da Nova Aliança. A cruz foi o marco para estabelecer a Dispensação da Graça. Nela Jesus abriu o novo caminho, que  propiciará nossa  entrada no céu (Hb 10:19-20; Cl 2:14).
 
A PRESSA DE DEUS

Como podemos notar no texto bíblico supracitado, de Êxodo 12, Deus tinha pressa. Era chegada a hora da libertação do povo da escravidão de Faraó. Não valeria arranjos de última hora. Eles tinham que comer às pressas. A décima praga era chegada e com ela, nem Faraó e nem seu povo queriam mais saber da presença dos israelitas no Egito. Naquela mesma noite o Faraó mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: "Saiam ime­diatamente do meio do meu povo, vocês e os israelitas! Vão prestar culto ao Senhor, co­mo vocês pediram. Levem os seus rebanhos, como tinham dito, e abençoem a mim também. "Os egípcios pressionavam o povo para que se apressasse em sair do país, dizendo: "Todos nós morreremos!"  Então o povo tomou a massa de pão ainda sem fermento e a carregou nos ombros, nas amassadeiras embrulhadas em suas roupas.

Pelo que notamos, a partir daquele momento não havia mais lugar para o povo de Deus na terra da escravidão. Do mesmo modo, mediante a corrupção generalizada da humanidade, dentro de poucos tempos não haverá mais lugar para a Igreja do Senhor neste mundo. A pressa que até então era somente de Moisés e Arão – com a chegada da décima praga, passou a ser também de Faraó de todos os egípcios.
 
Enquanto os egípcios enterravam os seus mortos, os escravos hebreus deixavam o país e finalmente tornavam-se um povo livre. Mesmo assim, insistente, Faraó empregou uma última tentativa para trazê-los de volta, mas o povo escapou quando Deus miraculosamente abriu as águas do Mar Vermelho. Era uma ida sem volta. Era Deus libertando o Seu povo de um sofrimento que já durava séculos.
 
Todo primogênito dos egípcios havia morrido, mas, as casas dos israelitas foram poupadas porque o sangue do cordeiro fora passado em seus umbrais. A partir de então começou a historia da redenção, o tema central da Bíblia Sagrada. Redenção significa "comprar de volta“ ou "salvar do cativeiro pagando um preço.”
 
A SUBSTITUIÇÃO
 
Uma forma de comprar um escravo era oferecer em troca um escravo equivalente ou superior. Este foi o modo que Deus escolheu para nos comprar, Ele ofereceu o seu Filho por nos. Nos tempos do Antigo Testamento, Deus aceitava ofertas simbólicas. Como ainda Jesus não havia sido sacrificado, Deus aceitava a vida de um animal em lugar do pecador. Ao vir a este mundo, Jesus substituiu Sua vida perfeita por nossa vida pecaminosa e pagou a pena pelo pecado que cometemos. Desse modo, Ele nos redimiu do poder do pecado e nos restabeleceu para Deus. Com o sacrifício de Jesus, tornou desnecessário o sacrifício animal. De uma vez por todas Ele resolveu o problema crônico da humanidade que por seus delitos e pecados estavam todos irremediavelmente perdidos (Hb 7:27, 9:7-12).
 
Se desejarmos ser livres das consequências mortais do nosso pecado, um enorme preço deve ser pago. Jesus Cristo faz isto por nos, sendo o nosso substituto na cruz. A nossa parte é simplesmente confiar nEle e aceitar o seu presente de vida eterna (1Co 5:7).
 
Como Jesus pagou o preço pelo nosso pecado, o caminho foi aberto para começarmos uma relação com Deus (Tt 2:14; Hb 9:13-15, 23-26).
 
A INSTITUIÇÃO DA SANTA CEIA DO SENHOR
 
Lucas 22:7-20    “Chegou, porém, o dia da Festa dos Pães Asmos, em que importava sacrificar a Páscoa. E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a Páscoa, para que a comamos. E eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos?  E ele lhes disse: Eis que, quando entrardes na cidade, encontrareis um homem levando um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar. E direis ao pai de família da casa: O mestre te diz: Onde está o aposento em que hei de comer a Páscoa com os meus discípulos?  Então, ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado; aí fazei os preparativos.  E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito; e prepararam a Páscoa.  E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e, com ele, os doze apóstolos.  E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta Páscoa, antes que padeça,  porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no Reino de Deus.  E, tomando o cálice e havendo dado graças, disse: Tomai-o e reparti-o entre vós,  porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o Reino de Deus.  E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isso em memória de mim.   Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós”
 
Esse foi o momento em que Jesus estabeleceu a Santa Ceia. Esse foi o momento de fechar com Chave de Ouro a Velha Aliança e abrir com Chave de Sangue a Porta da Graça.
 
Tanto que a partir de então os elementos para a celebração foram mudados. Doravante Ele, Jesus, seria reconhecido como o Cordeiro de Deus – “Este é o Novo Testamento no meu sangue, fazei isto em memória de mim”  Lucas 22:16-20.
 
“E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim”  (1Coríntios 11:24-25, 30).
 
A celebração da última páscoa deu início à Santa Ceia: Hoje se comemora a páscoa apenas por tradição, mas não porque Jesus ratificou. Na verdade a Santa Ceia é a celebração que todo o cristão deve celebrar, pois esta sim foi deixada por Jesus em lugar da páscoa (Mateus 26:17, 26-30).  A páscoa era celebrada com pães asmos (sem fermento), carne de cordeiro e ervas amargas. A Santa Ceia deve ser celebrada com pão e vinho – pão que simboliza o corpo de Cristo sem contaminação com o pecado; e com o vinho (suco da uva) que simboliza o sangue de Cristo.
 
CONCLUSÃO
 
Meus irmãos, não deixem de comemorar a Santa Ceia do Senhor. Ela nos faz lembrar de que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Faz-nos lembrar ainda de Ele que morreu por todos nós. O pecado nos escraviza. Jesus com Seu precioso sangue nos liberta. Pois Ele mesmo disse: E conhecereis a Verdade, e a verdade vos libertará (João 8:32). Ele é a Verdade que liberta.
 
Paulo recomendou:
 
“Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice” (1Coríntios 11:28).
 
Notemos que diferente do que muitos entendem, Paulo recomendou: Examine-se e coma. Ele não disse examine-se, avalie e coma ou não.
 
O termo examinar usado por Paulo, é para que cada crente, não necessariamente no momento da Ceia, faça um examine introspectivo e caso tenha alguma raiz de amargura ou alguma ira, que se desfaça dela e participe.
 
O diabo com sua astúcia aplaude quando por algum motivo o crente deixa de participar do cálice do Senhor. Por este motivo, ele tenta enfiar a mão no meio, despertando a consciência do crente para que este fique cobrando de si mesmo o que Jesus com Seu sangue pagou na cruz. Então, examine e participe.
 
Observe que Jesus ao institui-la, disse: “E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta Páscoa, antes que padeça porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no Reino de Deus”
(Lucas 22:15-16).  Este desejo permanece ainda vivo no coração de Jesus até que todos nós, com Ele participaremos na grande festa das Bodas do Cordeiro.
_______________
 

Pr. Jorge Albertacci
Assembleia de Deus do Retiro
 
Volta Redonda
Rio de Janeiro
 
 
 
 
 
 
 
 

Voltar para o conteúdo