O que desqualifica o obreiro - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

O que desqualifica o obreiro

Estudos Bíblicos
O QUE DESQUALIFICA O OBREIRO PARA O EXERCÍCIO MINISTERIAL
 
Texto - Eclesiastes 9:10 - "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma"
 
1. NÃO TER COMPROMISSO COM MINISTÉRIO

2Tm 4:9-16 - Procura vir ter comigo depressa. Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica; Crescente, para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.
 
Só Lucas está comigo. Toma Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. Também enviei Tíquico a Éfeso.
 
Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras.
 
Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras.  Ninguém me assistiu na minha primeira defesa; antes, todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado.

2. NÃO TER COMPROMISSO COM A IGREJA LOCAL

Hebreus 10:25 - Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia.

3. NÃO TER COMPROMISSO COM OS VALORES QUE DEUS NOS CONFIA

2 Crônicas 28:24 - E ajuntou Acaz os utensílios da Casa de Deus, e os fez em pedaços, e fechou as portas da Casa do SENHOR, e fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém.

Mateus 25:24 - Mas, chegando também o que recebera um talento disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste.

Daniel 1:2 - E o Senhor entregou nas suas mãos a Jeoaquim, rei de Judá, e uma parte dos utensílios da Casa de Deus, e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e pôs os utensílios na casa do tesouro do seu deus.

4. NÃO TER CUIDADO DA DOUTRINA

1 Timóteo 4:16 - Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

Colossenses 2:8 - Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.

Efésios 4:14 - Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.

5. E NÃO TER COMPROMISSO COM A OBRA

Jeremias 48:10 - Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR fraudulentamente! E maldito aquele que preserva a sua espada do sangue!

6. NÃO TER CUIDADO DAS OVELHAS

João 10:13 - Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas.

7. MERCENÁRIO

Aquele que trabalha apenas por dinheiro (Jo 10:12-13).

8. É NÃO VIGIAR QUANTO AS DUAS BARRAS

· A barra de ouro;
· A barra da saia.

Davi, homem segundo o coração de Deus, nesse ponto descuidou-se, não se precaveu da Barra da Saia, cometendo um adultério, um homicídio, tornando inclusive, sua casa, em uma poça de sangue.

2 Samuel 11:2 - E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.

Ele reconheceu seu erro, todavia, a espada permaneceu na sua casa.

2 Samuel 12:10 - Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher.

Consequentemente, teve a infiltração de seu sobrinho Jonadabe em sua casa, o qual astutamente aninhando-se com seus filhos induzindo a Amnom estuprar sua irmã Tamar.

2 Samuel 13:5 - E Jonadabe lhe disse: Deita-te na tua cama, e finge-te doente; e, quando teu pai te vier visitar, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha, e me dê de comer pão, e prepare a comida diante dos meus olhos, para que eu a veja e coma da sua mão.

Absalão mata o irmão agressor

2 Samuel 13:28 - E Absalão deu ordem aos seus moços, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre do vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom! Então, o matareis; não temais; porventura, não sou eu quem vo-lo ordenou? Esforçai-vos e sede valentes.

2 Samuel 13:32 - Mas Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi, respondeu e disse: Não diga o meu senhor que mataram a todos os jovens filhos do rei, porque só morreu Amnom; porque assim o tinha resolvido fazer Absalão, desde o dia em que ele forçou a Tamar, sua irmã.

Consequentemente Absalão mata seu irmão pelo mal que fez à Tamar.

2 Samuel 16:22 - Estenderam, pois, para Absalão uma tenda no terrado, e entrou Absalão às concubinas de seu pai perante os olhos de todo o Israel.

A partir de então Absalão passa a guerrear contra seu próprio pai, Davi, e por fim acaba morrendo também, o filho que Davi tanto amava.

2 Samuel 18:15 - E o cercaram dez jovens que levavam as armas de Joabe. E feriram a Absalão e o mataram.

O clamor do rei: Salmos 55:6 - Pelo que disse: Ah! Quem me dera asas como de pomba! Voaria e estaria em descanso.

Salmos 57:1 - Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.

9. CONSEQUENCIAS PELO DESCUIDO COM BARRA DE OURO

Atos 5:1-11 - Mas um certo varão chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. E, levantando-se os jovens, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Então, Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. E logo caiu aos seus pés e expirou. E, entrando os jovens, acharam-na morta e a sepultaram junto de seu marido. E houve um grande temor em toda a igreja e em todos os que ouviram estas coisas.
 
10. NÃO FOI DIFERENTE COM ACÃ
 
Josué 7:19-25 - Então, disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao SENHOR, Deus de Israel, e faze confissão perante ele; e declara-me agora o que fizeste, não mo ocultes. E respondeu Acã a Josué e disse: Verdadeiramente pequei contra o SENHOR, Deus de Israel, e fiz assim e assim. Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata e, uma cunha de ouro do peso de cinquenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, debaixo dela. Então, Josué enviou mensageiros, que foram correndo à tenda; e eis que tudo estava escondido na sua tenda, e a prata, debaixo dela. Tomaram, pois, aquelas coisas do meio da tenda, e as trouxeram a Josué e a todos os filhos de Israel, e as deitaram perante o SENHOR. Então, Josué e todo o Israel com ele tomaram a Acã, filho de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e a seus filhos, e a suas filhas, e a seus bois, e a seus jumentos, e as suas ovelhas, e a sua tenda, e a tudo quanto tinha e levaram-nos ao vale de Acor. E disse Josué: Por que nos turbaste? O SENHOR te turbará a ti este dia. E todo o Israel o apedrejou com pedras, e os queimaram a fogo e os apedrejaram com pedras.

Tão logo os israelitas de forma milagrosa atravessáram o Jordão,  guiados por Deus, começaram a enfrentar uma tremenda série de batalhas. Primeiramente contra  a   cidade de Jericó. Jericó era uma cidade de grande porte e bem fortificada, todavia,  considerando a experiência  de Josué, nada fazia algum sentido em termos militares. Tanto que, quando o povo obedeceu a Deus e marchou ao redor da cidade, tocando as trombetas e gritando palavras de ordem, as muralhas da cidade caíram. Eles tomaram a cidade com grande facilidade, e os habitantes das outras cidades da terra ficaram aterrorizados.

Tendo vencido a potente Jericó, a partir de então eles enfretariam a cidade de Ai. Ai, seria o segundo alvo do exército israelita, o que para eles seria uma vitória fácil. A pricípio, eles espiaram  a cidade e a acharam fraca e pequena. Josué mandou apenas três mil soldados,   esperando uma vitória fácil e rápida. Ninguém acreditou quando os cidadãos de Ai se defenderam. Os soldados de Israel não tiveram outra alternativa, simplesmente viraram as costas e fugiram. Tinta e seis homens morreram na batalha, e o povo de Israel foi totalmente abalado pela derrota inesperada.

Este fato levou Josué e os anciãos de Israel a buscarem uma explicação da parte de Deus. A derrota, além de causar vergonha pela humilhação da nação eleita, contribuia ainda, para que até mesmo o nome de Deus fosse blasfemado pelos inimigos. Mas a resposta de Deus não demorou, foi rápida e incisiva. Israel pecou e, por isso, perdeu a batalha. Mais ainda, Deus prometeu que continuariam perdendo suas batalhas enquanto o pecado continuasse no meio do povo. Havia pecado escondido no meio deles que precisava ser imediatamente removido:  (Josué 7:13-26) - Deus ordenou que Josué convocasse o povo, no dia seguinte, para descobrir o  pecador no seu meio. Acã, um dos soldados da tribo de Judá, havia desrespeitado a palavra de Deus durante a batalha de Jericó (Josué 6:18-19). Em vez de destruir as coisas proibidas e entregar os metais preciosos para o tesouro de Deus, ele levou algumas coisas para a tenda dele. Acã escondeu uma capa babilônica, um pouco mais de 2 kg de prata e cerca de 500 gramas de ouro. A conseqüência era gravíssima. Além dos trinta e seis homens mortos na batalha, Acã, toda a sua família e todas as suas posses foram destruídas.


Acã foi vencido pela tentação da Barra de Ouro. Dessa derrota de Israel em Ai devemos tirar exemplos importantes para os nossos dias. O pecado  escondido de uma pessoa custou  vidas e estremeceu toda nação de  Israel. 
 
CONCLUSÃO
 
O Obreiro no desempenho de suas atribuições ministeriais pode ser tentado pela da Barra da Saia, bem como, pela Barra de Ouro. Para que ele não ceda às tentações da Barra da Saia é extremamente necessário que ele esteja vacinado contra a carnalidade.  Que ele seja convertido a Cristo, somente a Ele e não a um amaranhado de coisas que o sistema pós-moderno inseriu na sociedade, na família, e nas vidas de muitos que se dizem pastores, mas, que na verdade não são. Não são portadores dos pré-requisitos estabelecidos por Jesus e Seus apósotolos. Da mesma forma, ele pode ser tentado pela Barra de Ouro, mas, como um sujeito de bom caráter, cidadão de bem, ele jamais irá furtar os recursos da Igreja que os irmãos doam, às vezes com tanta dificuldade, mas, doam, no sentido de que a Igreja não sofra na sua consecussão. Inclusive, para as próprias congruas destinadas àqueles que empregam seu tempo integral na Igreja do Senhor.  

Essa vacina não se encontra nas farmácias, postos de saúde e nem em hospitais, mas, na vigilância, na consagração, no jejum, e em uma vida de coração oração constante.
 
Pr. Jorge Albertacci
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal