Levanta-te - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Levanta-te

Esboço IV
____________

LEVANTA-TE
Esboço
1Crônicas 22:14-16
 
Eis que na minha opressão preparei para a Casa do Senhor cem mil talentos de ouro, e um milhão de talentos de prata, e de cobre e de ferro que nem foi pesado, porque em abundância é; também madeira e pedras preparei, e tu, supre o que faltar. Também tens contigo oficiais mecânicos em multidão, e cortadores, e artífices em obra de pedra e madeira, e toda sorte de sábios em toda sorte de obra.  Do ouro, e da prata, e do cobre, e do ferro não há número; levanta-te, pois, e faze a obra, e o Senhor seja contigo.
 
INTRODUÇÃO
 
Quando o assunto é construção, normalmente a mão de obra além de ser mais cara, é mais difícil de conseguir do que os materiais. No texto acima, Davi já estava com tudo preparado para a construção, inclusive os profissionais, dependendo tão somente dos artífices se levantarem. Levanta-te, pois, e faze a obra, e o Senhor seja contigo. A esperança da presença de Deus não deve diminuir os nossos esforços. 

Embora o Senhor esteja conosco, devemos nos levantar e fazer a obra. E, se fizermos isso, teremos motivos para crer que Ele está e estará conosco. Exercitai a vossa salvação, e Deus operará em vós. Davi aqui exorta os príncipes de Israel a ajudarem Salomão na grande obra que ele tinha a fazer, e a cada um a auxiliarem-no na sua execução. 

Aqueles que estão no trono não poderão fazer o bem que quiserem, a menos que aqueles que estiverem ao redor do trono se dediquem juntamente com eles. Davi, portanto, queria que os príncipes aconselhassem Salomão e o incentivassem, e tornassem a obra tão fácil quanto pudessem para ele, estimulando cada um em seu lugar.  

Davi lhes mostra as obrigações a que estavam sujeitos de serem zelosos neste assunto, em gratidão a Deus pelas grandes coisas que Ele, com tanta bondade, havia feito por eles. O precioso e bendito Senhor lhes havia dado vitória, repouso, e uma terra boa como herança. À medida que investirmos na obra de Deus, Ele nos retribui com as mais ricas bênção celestiais. (Mateus 6:33). Matthew Henry – Tomo Josué a Ester – CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus.
 
ESBOÇO

DENTRE OS MORTOS
 
Pelo que Diz: desperta tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá – Ef 5:14.
 
DO SONO
 
E isto digo, conhecendo o tempo, que é já a hora de despertarmos do sono, porque nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé – Rm 13:11.
 
DO ENTORPECIMENTO 
 
Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem – 1Co 11:30: – INDOLÊNCIA  APATIA – INSENSIBILIDADE – INÉRCIA  MORNIDÃO.
 
DOS LUGARES PERIGOSOS
 
Então saiu Ló e falou a seus genros, aos quais haviam de tomar às suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o Senhor há de destruir a cidade. Foi tido porém por zombador aos olhos dos seus genros  Gn 19:14.
 
DA INUTILIDADE
 
Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda?  Mc 2:9.
 
DA POCILGA
 
E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. E, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! – Lucas 15:16-17.
 
PARA IRMOS AO PAI
 
Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante Ti  Lc 15:18 – DESPOTISMO – PREPOTÊNCIA – EGOISMO.
 
"O pródigo que ficou em casa" - Mas ele se indignou e não queria entrar. E saindo o pai instava com ele  Lc 15:28.
 
PARA OBEDECERMOS
 
E o Anjo do Senhor falou há Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para, Gaza que está diserta  Atos 8:26.
 
PARA TERMOS SAÚDE
 
E disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou – Atos 9:34.
 
PARA ANDARMOS RUMO AO DESCANSO
 
Levantai-vos e andai, porque não será aqui o vosso descanso; por causa da corrupção que destrói, sim, que destrói grandemente – Miquéias 2:10.
 
PARA TOMARMOS POSSE DA BÊNÇÃO
 
Porém o SENHOR me disse: Levanta -te, põe-te a caminho diante do povo, para que entre e possua a terra que jurei a seus pais dar-lhes - Dt 10:11.
 
PARA DESCERMOS
 
E sucedeu que, naquela mesma noite, o SENHOR lhe disse: Levanta -te e desce ao arraial, porque o tenho dado na tua mão – Juízes 7:9.
 
PARA RESSUCITAR ALGUÉM
 
Levanta -te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente – 1 Reis 17:9.
 
PARA FAZERMOS A OBRA
 
Do ouro, e da prata, e do cobre, e do ferro não há número; levanta-te, pois, e faze a obra, e o SENHOR seja contigo – 1Cr 22:16.

DO LIXO
 
Levanta-te, SENHOR, no teu repouso, tu e a arca da tua força  Sl 132:8.
 
PARA IRMOS ONDE ESTÃO OS PECADORES
 
Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim  – Jonas 1:2.
 
E o mestre do navio chegou-se a ele e disse-lhe: Que tens, dormente? Levanta-te, invoca o teu Deus; talvez assim Deus se lembre de nós para que não pereçamos – Jonas 1:6.
 
Levanta -te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a pregação que eu te disse – Jonas 3:2.
 
Levanta -te e trilha, ó filha de Sião; porque eu farei de ferro a tua ponta e de cobre, as tuas unhas, e esmiuçarás a muitos povos, e o seu ganho será consagrado ao SENHOR, e a sua fazenda, ao Senhor de toda a terra Miquéias 4:13.
 
PARA SAIRMOS DAS CADEIAS
 
E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro no lado, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! E caíram-lhe das mãos as cadeias – At  12:7.

PARA A RESSURREIÇÃO
 
Mas Pedro, fazendo-as sair a todas, pôs-se de joelhos e orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta -te. E ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, assentou-se – At 9:40.

PARA LIVRARMOS DO INFERNO

Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes a estar de fora e a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois, então, começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas.  E ele vos responderá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade – Lucas 13:25-27.

RENDER AÇÃO DE GRAÇAS E FUGIR DO INIMIGO

Depois, disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugiste diante da face de Esaú, teu irmão – Gênesis 35.  
 ____________


Pr. Jorge Albertacci
Igreja Evangélica Assembleia de Deus
 Volta Redonda - Rio de Janeiro
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal