Evangelismo X Evangelização à Luz da Palavra - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Evangelismo X Evangelização à Luz da Palavra

Evangelismo e Missões
__________
 

EVANGELISMO E EVANGELIZAÇÃO

Mateus 28:19-20 

Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;  ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

INTRODUÇÃO

A evangelização nasceu junto com a Igreja do Senhor Jesus, até mesmo porque, evangelização é a forma de discipular, é a forma de esnsinar para todas as pessoas que Jesus Cristo é o nosso Senhor e Salvador das nossas almas. Que Ele é o único mediador entre Deus e o homem (1 Tm 2:5) -  e que fora dele não há nenhum outro (Isaías 45:5).


1. – EVANGELISMO: Sistema ou política, moral e religiosa fundada no evangelho.

2. – EVANGELIZAÇÃO: Ação de Evangelizar. Ato, processo ou efeito de evangelizar, de difundir os ensinamentos do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
 

PORQUE DEVEMOS EVANGELIZAR?


1. – Porque é uma ordem do Senhor Jesus: Is 52:7 - Mc 16:15 - Mt 28:19 - Lc 24:47 – Rm 1:15-20.

2. – Porque a Igreja Primitiva pregava incessantemente – At 2:38 – Rm 10:18 – At 8:25 – At 8:40.

3. – Porque é uma obra iniciada por Deus – Lc 4:18 – Ef 2:17 – Is 52:10 – Is 53:1.

 
QUEM DEVE PRATICAR A EVANGELIZAÇÃO


1. – Todos os membros da Igreja Local, sob a coordenação de uma Secretaria de Evangelismo da Igreja, indicada pelo pastor da mesma – Evitar a evangelização praticada aleatoriamente, tendo como companhia, pessoas menos experientes.
 

E QUEM POR FALTA DE COMPROMISSO COM A OBRA DE DEUS DEIXAR DE EVANGELIZA?


1.  Pode ficar inserido no rol dos preguiçosos, negligentes – e ser reprovado no Tribunal de Cristo – pode não perder a salvação, mas, ser salvo como alguém que se escapou de um grande incêndio e somente com a roupa do corpo, sem galardão: 1Co 3; 1Co 9; Mt 25; Ez 33.
 
QUANDO DEVEMOS EVANGELIZAR?


1. – Em todo o tempo – 2Tm 4:2 - Hoje – Jo 9:4.
 

QUAIS OS PRINCIPAIS ELEMENTOS NECESSÁRIOS NA EVANGELIZAÇÃO?


2. – A Bíblia - Unção de Deus – Jejum e Oração – Literaturas: Bíblias, Livretos, Evangelhos, Folhetos – O próprio corpo – Oração pelos enfermos – vida condizente e socorro aos necessitados.

 
QUAIS OS CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS?


1. – Nas reuniões e orações escusas – na casa de pessoas desviadas por decepção de alguma coisa que não tenha ficado acertado corretamente; na casa de crentes, membros de outras Igrejas (evitar proselitismo).
 
2. – Nas Visitas: Irmãos/irmãos – irmãs/irmãs – casal, mas nunca de namorados. Evitar propostas de negócios: compra e venda, empréstimos. Se o visitado tem casa de aluguel, não se mostar interessado. Em horário de almoço. Sobre o diácono que com um grupo de irmãos foi visitar uma pessoa enferma e para ir ao quarto tinha que passar pela cozinha onde uma senhora fritava pastel, o diácono olhou dentro da frigideira onde estavam os pastéis e perguntou se era para vender, ao que respondeu a senhora: Não irmão, é para o nosso almoço!
 
3. – Nos cultos de oração para libertação – na escola dominical – nos cultos de avivamento – nos cultos nos lares – nos cultos familiares de crescimento.
 
4. – Ter sempre a indispensável coordenação da Secretaria de Evangelização da Igreja.

CONCLUSÃO

Quanto se deve cobrar da Igreja por um dia de evangelização? Evangelização são se cobra nada de ninguém. É necessário que a pessoa tenha o chamado da parte de Deus. A não ser, que o irmão tem o chamado da parte de Deus, e esteja necessitado. Assim, a Igreja pode propor a ele para evangelizar às proximidades da Igreja, ou em um bairro específico, oferecendo-lhe um valor em dinheiro. Inclusive, a Bíblia nos dá respaldo para isto. (Mt 10:10; 1Tm 5:18). O evangelho é  a graça de Deus, manifestada em Jesus, e nunca poder ser objeto de venda (Mt 10:8). Apesar do evangelho do Senhor ser a coisa de maior valor neste mundo, e de haver respaldo bíblico para o sustento de obreiros, isto, não se trata de barganhar ou de vender o evangelho. A evangelização deve ser feita havendo ou não recursos (Fl 4:10-13). Entretanto, o sustento do obreiro, quando este tem necessidade, a Igreja contratando-o, pode cooperar muito com a obra, e agrada a Deus (Fl 4:14-19).
  __________
 
No SENHOR

Jorge Albertacci
Atualmente Pastor Emérito da Catedral das 
Assembleias de Deus do Retiro
Presidida desde de 2008 pelo Pastor Pedro Gonçalves da Luz
Rua Engº Joaquim Cardozo, 448 - Retiro - 27281-360  
Volta Redonda - Rio de Janeiro
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal