Vinte e cinco importantes respostas de Jesus - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Vinte e cinco importantes respostas de Jesus

Esboço II
VINTE E CINCO RESPOSTAS DE JESUS
 
1.  A RESPOSTA DE JESUS PARA UM LADRÃO ARREPENDIDO:
 
“Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43).
 
2.  A RESPOSTA DE JESUS PARA UM MOÇO QUE INCONTINENTI PROPÕE SEGUI-LO:
 
“As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mateus 8:20).
 
3.  A RESPOSTA DE JESUS PARA UM HOMEM QUE PRETENDIA SEGUI-LO:
 
 “Segue-me e deixa aos mortos sepultar os seus mortos”  - (Mateus 8:22).
 
4.  A RESPOSTA DE JESUS PARA UM JOVEM RICO:
 
“Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me” - (Lucas 19:17-21).
 
5.  A RESPOSTA DE JESUS PARA UM SERVO EXCESSIVAMENTE CUIDADOSO: 
 
“Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabes que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei;  devias, então, ter dado o meu dinheiro aos banqueiros, e, quando eu viesse, receberia o que é meu com os juros. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver, até o que tem ser-lhe-á tirado”  - (Mateus 25:26-29).
 
6.  A RESPOSTA DE JESUS PARA AS CINCO VIRGENS LOUCAS: 
 
“E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço”  - (Mateus 25:12).
 
7.  A REPOSTA DE JESUS PARA A MULHER ADÚLTERA QUE ESTAVA À MIRA DO APEDREJAMENTO: 
 
“E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais” - (João 8:11).
 
8.  A RESPOSTA DE JESUS ÀS IRMÃS DE LÁZARO QUE JÁ ESTAVA MORTO HÁ QUATRO DIAS:
 
“Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?” - (João 11:40).
 
9.  A RESPOSTA DE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS PREOCUPADOS COM ALGO QUE NÃO ESTAVA EM PAUTA:
 
“E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.  Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos”  - (Atos 1:7-9).
 
10. A RESPOSTA DE JESUS À MULHER CANANÉIA, MAS QUE ERA GREGA, E SIRO-FENÍCIA DE NAÇÃO – INDÍGNA DA CONVIVÊNCIA COM OS SANTOS:
 
“Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos, porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Então, ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demônio saiu de tua filha”  - (Marcos 7:27, 29).
 
11. A RESPOSTA DE JESUS A NICODEMOS:
 
“Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus”   - João 3:3.
 
12. A RESPOSTA DE JESUS A PEDRO:   
 
“Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu”   - (João 21:22).
 
13. A RESPOSTA DE JESUS AO HOMEM RICO DA PARÁBOLA QUE ELE FORMULOU:
 
“Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?”  - Lucas 12:20.
 
14. A RESPOSTA DE JESUS AOS DISCÍPULOS DE JOÃO:   
 
“E Jesus, respondendo, disse-lhe: Ide e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: Os cegos veem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. E bem-aventurado é aquele que se não escandalizar em mim”  - Mateus 11:4-6.
 
15. A RESPOSTA DE JESUS A TOMÉ:  
 
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.  Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e desde agora o conheceis e o tendes visto” - João 14:6-7.
 
16. A RESPOSTA DE JESUS AOS FARISEUS QUE O RECOMENDAVAM SOBRE AS AMEAÇAS DE HERODES:
 
“E lhes respondeu: Ide e dizei àquela raposa: eis que eu expulso demônios, e efetuo curas, hoje e amanhã, e, no terceiro dia, sou consumado”  - Lucas 13:32.
 
17. AS RESPOSTAS DE JESUS AO DIABO:
 
“E Jesus lhe respondeu, dizendo: Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus.  E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a ele servirás.  E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor, teu Deus”  - (Lucas 4:4, 8, 12).
 
18. RESPOSTA DE JESUS À MULHER SAMARITANA: 
 
“Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva”  - (João 4:10).
 
19. A RESPOSTA DE JESUS AOS SETENTA QUANDO VOLTARAM DA EVANGELIZAÇÃO:
 
“E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.  Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum.  Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus”  - (Lucas 10:18-20).
 
20. A RESPOSTA DE JESUS A NATANAEL: 
 
“Jesus respondeu e disse-lhe: Porque te disse: vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás” - (João 1:50).
 
21. RESPOSTA DE JESUS AOS PRINCIPAIS DOS SACERDOTES, ESCRIBAS E ANCIÃOS:
 
“Mas Jesus, respondendo, disse-lhes: Também eu vos perguntarei uma coisa, e respondei-me; e então vos direi com que autoridade faço estas coisas: O batismo de João era do céu ou dos homens? respondei-me” - (Marcos 11:29,30).
 
22. A RESPOSTA DE JESUS PARA O CENTURIÃO QUE INTERCEU PELO SEU CRIADO:
 
“E Jesus lhe disse: Eu irei e lhe darei saúde.  E maravilhou-se Jesus, ouvindo isso, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.  Mas eu vos digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no Reino dos céus;  e os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes.  Então, disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E, naquela mesma hora, o seu criado sarou”  -  (Mateus 8:7, 10-13).
 
23. RESPOSTA DE JESUS A PEDRO SOBRE LAVAR OS PÉS:
 
 “Respondeu Jesus e disse-lhe: O que eu faço, não o sabes tu, agora, mas tu o saberás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.  Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.  Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos” – (João 13:7-10)
 
24. RESPOSTA DE JESUS A PEDRO SOBRE FIGUEIRA QUE ELE AMALDIÇOU:
 
“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus,   porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.  Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis.  E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.  Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas” - (Lucas 11:22-26).
 
25. RESPOSTA DE JESUS AOS SEUS DISCÍPULO, ALERTANDO-OS SOBRE SUA VOLTA
 
"Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão. Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça. Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão" - (Mateus  24:32-35).
 
Jorge Albertacci
Pastor Emérito da Assembleia de Deus do Retiro.
Volta Redonda - RJ
27/12/2014.
 
E-mail: prjorgealbertacci@yahoo.com.br
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal