Lição Para os Obreiros do Senhor Jesus - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Lição Para os Obreiros do Senhor Jesus

Teologia do Obreiro
____________________

Classificando os Diferentes Aspectos da Chamada Divina

Lucas 5:10

INTRODUÇÃO
 
Abrindo a Bíblia, no Novo Testamento, vamos encontrar duas chamadas e três ordens do Divino Mestre, as quais constituem a base da vocação e chamada para o santo ministério.

DISCRIMINAÇÃO 

1. VINDE A MIM
 Mt 11:28

Solene convite aos cansados e oprimidos, acompanhado da promessa: e eu vos aliviarei. Todos os apóstolos de Cristo sob a assistência celestial levaram a efeito esta mensagem e através deles muitos conheceram o Senhor Jesus.
 
2. VINDE APÓS MIM
Mt 4:19

Em atender este segundo convite de Cristo reside a chave do segredo do nosso sucesso na conquista das almas. Ganhar almas não é uma profissão, mas, uma arte divina que só será levada a bom termo por aqueles que tenham passado pela escola do Supremo Mestre da Galileia.

3. APRENDEI DE MIM
Mt 11:29

A Bíblia refere a Cristo mais vezes como Mestre, do que como Salvador, sendo 67 (sessenta e sete) vezes do que como Mestre, e 36 (trinta e seis) como Salvador, o que Ele mesmo ratifica: “Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem porque Eu o Sou.” (Jo 13:13). Paulo disse: "Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento" - Cl (2:3).

4. FICAI NA CIDADE
Lc 24:49

Entre a preparação do discípulo e o seu envio com obreiro, Cristo exige de cada um: "Ficai na Cidade." Compromisso com a Igreja Local: Luz - Água - Congregações – Os Necessitados - as atividades normais da Igreja – Assistência Contábil e Jurídica. Sempre à disposição do Pastor, manter a Igreja aberta o maior tempo possível.
 
Ir quando se deveria ficar, em nada é pior do que ficar, quando se devia ir.

Davi ficou quando devia estar na guerra – resultado: cometeu dois pecados 2Sm 11:1-4. Descuidado, cometeu um adultério e um homicídio. Ato contínuo, aconteceram consequências drásticas entre seus familiares, e por fim, ter que conviver com a espada do Senhor em sua casa.
 
Aimaás partiu quando devia ter ficado - 2Sm 18:29. De mais de 500 (quinhentas)  pessoas, apenas aproximadamente 120 (cento e vinte) ficaram e foram cheias do Espírito no cenáculo.

5. IDE POR TODO O MUNDO
Mc 16:15

Havendo os discípulos ficado na cidade, agora eles podiam ir por terem recebido a promessa do derramamento do Espírito Santo. Em seguida, com o sermão do apóstolo Pedro – cerca de 3.000 (três mil) almas se rederam aos pés do Senhor Jesus.
 
IDE E PREGAI E IDE E ENSINAI
 
Sobre quais dois aspectos cresceu a Igreja Primitiva ao obedecer ao duplo imperativo de Cristo? Resposta Ide e Pregai e Ide e Ensinai.
 
1. Pregação, ato de proclamar em público, não necessariamente a um grupo fechado.
 
2. Ide e Ensinai ou, ide e fazei discípulos. Os professores das escolas seculares podem ensinar, somente por dominar a matéria, muitos não vivem o que ensinam – muito embora não haja necessidade.
 
3. Os que ensinam do Evangelho, além de ser necessário dominar a matéria que se propõe a ensinar (as quais eles sabem muito bem pois tiveram e têm os Espírito Santo com professor) precisam também de vive-la em sua plenitude.

____________________

NOTAS
Bíblia/RC 1995 – SBB
EETAD/Teologia do Obreiro
Jorge Albertacci
Pastor Emérito da Assembleia de Deus do Retiro
Rua Engenheiro Joaquim Cardozo, 448 - Retiro
Volta Redonda - Rio de Janeiro
 


 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal