A importância da Bíblia em nossas vidas - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

A importância da Bíblia em nossas vidas

Bibliologia
INTRODUÇÃO
 
Para falar sobre a importância da Bíblia em nossas vidas, passo a ler o versículo 105 do Salmo 119, onde consta a seguinte mensagem:  “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.”
 
A importância da Bíblia em nossas, consiste tão somente por ela ser a bússola e guia divino para o homem que busca cumprir com a vontade de Deus em todos os aspectos da sua vida. Inclusive, na vida futura quando partirmos deste mundo para estarmos com o Senhor para sempre na eternidade.
 
SUA REVELAÇÃO À HUMANIDADE
 
Por milênios Deus se revelou ao homem através de suas obras, isto é, através da criação. Porém, segundo o seu propósito, chegou o tempo em que Ele desejou alcançar o homem com uma revelação maior, mais ampla e de forma mais clara - o que fez em forma dupla: 1º) - através da Bíblia,  a Palavra Escrita, e 2º) -  através de Jesus Cristo - a Palavra Viva.
 
Esta dupla revelação é muito especial, e tornou-se necessária devido a queda do homem. Deste modo, o estudo das Escrituras se impõem, como o principal meio do homem natural vir a conhecer a Deus e a sua vontade para com a sua vida.
 
A EXCELÊNCIA DA BÍBLIA COMO PALAVRA DE DEUS
 
A diferença básica entre a Bíblia e outros livros que lemos ao longo da vida, é que, não temos nenhuma obrigação moral de obedecer ao que estes ensinam, enquanto que a Bíblia, é um livro escrito não apenas para ser lido, mais, principalmente para ser obedecido e aplicado às nossas vidas.
 
Você sabia que é de nenhum valor conhecer a letra das Escrituras, contudo não se dispor a obedece-la? Aplicando a Bíblia à nossa vida, sem dúvida poderemos dizer como disse o salmista Davi: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” - (Salmo 119:10).
 
O conhecimento acadêmico tem ajudado os estudiosos do comportamento humano, a detectar os problemas que afligem a nossa sociedade. No entanto, tem fracassado na análise das causas e na aplicação de soluções a estes problemas. Por exemplo: É impressionante, ver como os homens que ignoram a Bíblia, atribuírem à violência e outras anomalias, que afligem a sociedade contemporânea, à causas, como a pobreza e o analfabetismo. Eles não conseguem olhar o mundo e ver as pessoas como Deus as vê: caídas, e espiritualmente pobres e carentes do conhecimento da vontade de Deus.
 
No contexto de toda esta confusão, a pessoa estudiosa da Bíblia tem grande vantagem sobre as demais pessoas.  Com o jornal da cidade numa das mãos, e a Bíblia na outra, ele é capaz de detectar tanto  os problemas quanto como aplicar eventuais soluções a eles.
 
COMO DEUS VÊ A NECESSIDADE QUE TEM O HOMEM  DE CONHECER A BÍBLIA

Ele vê o mundo moribundo, espiritualmente enfermo. Toda a cabeça está doente e todo o corpo fraco, desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã. Tudo isto porque, como disse São João: Todo o mundo está no maligno. No Livro de Oseias, 4:6 está escrito assim: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento. Não é isto muito triste?
 
CONCLUSÃO
 
Se a Bíblia é realmente o que dizemos ser ela para a nossa vida, guardemo-nos da atitude farisaica de lê-la, e inclusive, proferi-la sem que ela seja parte inseparável do nosso caráter.  Sem o conhecimento da Palavra de Deus, os homens, as autoridades, os governantes, os legisladores não têm nada seguro que possa nortear suas decisões. Daí a confusão generalizada como vemos hoje, o que nos mostra o real cumprimento do que escreveu Paulo em sua 2ª Carta aos Coríntios 4:4:  “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.”   Neste ponto afirmou Jesus:  “Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo; andai enquanto tendes luz, para que as trevas vos não apanhem, pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai” - (João 12:35).
 
Jorge Albertacci

Pastro Emérito da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Retiro
Rua Engº Joaquim Cardozo, 448 - Bairro Retiro
CEP  27275-130 - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO

 
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal