Jesus, quem foi, quem é, e quem será? - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Jesus, quem foi, quem é, e quem será?

Mensagens Bíblicas
____________

Hebreus 13:8
 
Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.

INTRODUÇÃO
 
No evangelho segundo Mateus 16:13-20 encontramos o próprio Senhor indagando dos Seus discípulos o que o povo estava falando sobre Ele. As respostas dos discípulos revelaram que havia uma grande confusão sobre a Pessoa Dele, mas, os discípulos estavam conscientes sobre quem era Ele. O que ficou comprovado quando o Senhor indagou deles:  “E vós, quem dizeis que eu sou?” Ao que Pedro prontamente respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”
 
 ____________

 
- ELE NASCERIA DE MULHER

Gênesis 3:15: - E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e A SUA SEMENTE; ESTA TE FERIRÁ A CABEÇA, e tu lhe ferirás o calcanhar.
 
 - ELE SERIA UM MENINO

Isaías 9:6: - Porque um MENINO nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
 
- ELE SERIA DESPREZADO

Isaías 53:3: Era DESPREZADO e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era DESPREZADO, e não fizemos dele caso algum.
 
- ELE SERIA SERVO

Isaías 53:11: - O trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu SERVO, o justo, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si.
 
- ELE SERIA MOÍDO

Isaías 53:10: - Todavia, ao SENHOR AGRADOU O MOÊ-LO, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os dias, e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.
 
- ELE SERIA TIRADO DENTRE OS VIVENTES

Isaías 53:8: - Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi CORTADO DA TERRA DOS VIVENTES e pela transgressão do meu povo foi ele atingido.
 
- ELE NÃO TERIA UMA SEPULTURA PRÓPRIA 

Isaías 53:9: - E PUSERAM A SUA SEPULTURA COM OS ÍMPIOS E COM O RICO, na sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca.
 
- ELE NASCERIA DE UMA MULHER VIRGEM

Isaías 7:14: - Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que UMA VIRGEM CONCEBERÁ, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. Mateus 1:23: - Eis que a VIRGEM conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de EMANUEL. (EMANUEL traduzido é: Deus conosco).
 
- ELE NASCERIA EM BELÉM

Miqueias 5:2: - E tu, BELÉM Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
 
- ELE NASCEU EM BELÉM

Mateus 2:1: - E, tendo nascido Jesus em BELÉM da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém.
 
- ELE SERIA UNGIDO PARA PREGAR

Isaías 61:1: - O Espírito do Senhor JEOVÁ está sobre mim, porque o SENHOR ME UNGIU PARA PREGAR boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos.
 
- ELE FOI UNGIDO PARA PREGAR

Lucas 4:18: - O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração.  Atos 10:38: - COMO DEUS UNGIU a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.
 
- ELE ESTAVA PRESENTE NO ATO DA CRIAÇÃO

Gênesis 1:26: - E disse Deus: FAÇAMOS o homem à NOSSA imagem, conforme a NOSSA semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
 
- ELE EXISTIA MESMO ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO

Efésios 1:4: - Como também nos elegeu nele ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade.  1 Pedro 1:20: - O qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós.
 
- ELE SERIA A OVELHA MUDA

Isaías 53:7: Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a OVELHA MUDA perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.
 
- ELE É O AUTOR DE TODAS AS COISAS

João 1:1-3: - No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. TODAS AS COISAS FORAM FEITAS POR ELE, E SEM ELE NADA DO QUE FOI FEITO SE FEZ.
 
- ELE É O CORDEIRO DE DEUS

João 1:29: - No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o CORDEIRO DE DEUS, que tira o pecado do mundo. João 1:36: - E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o CORDEIRO DE DEUS.
 
- ELE ERA O PRÓPRIO DEUS EM TEOFANIA
 
Em algumas passagens bíblicas ELE é o ANJO DO SENHOR (de Javé) são a mesma pessoa (Gn 16:7-13; 22:11-18; Êx 3:2-22; Jz 6:11-24).
 
- ELE É O FILHO DO HOMEM

João 8:28: - Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, conhecereis quem eu sou e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou.
 
- ELE É ETERNO

Hebreus 13:8: - Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.
 
-  ELE É O SEGUNDO ADÃO
 
Romanos 5:14: - No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir. 1Coríntios 5:45-49: - Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão, em espírito vivificante.
 
- ELE SE CHAMARIA MESSIAS
 
Daniel 9:25: -  Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as ruas e as tranqueiras se reedificarão, mas em tempos angustiosos. Daniel 9:26: -  E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações. João 1:41: -   Este achou primeiro a seu irmão Simão e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).  João 4:25:1 -  A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.
 
- SEU NOME SERÁ MARAVILHOSO

Mateus 9:6: -  Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será MARAVILHOSO Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
 
- SEU NOME SERIA CONSELHEIRO
 
Mateus 9:6: -  Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso CONSELHEIRO, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
 
- SEU NOME SERIA DEUS FORTE
Mateus 9:6: -  Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso conselheiro, DEUS FORTE, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
 
- SEU NOME SERIA PAI DA ETERNIDADE
 
Mateus 9:6: -  Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso conselheiro, Deus forte, PAI DA ETERNIDADE, Príncipe da Paz.
 
- SEU NOME SERIA PRÍNCIPE DA PAZ
 
Mateus 9:6: -  Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, PRÍNCIPE DA PAZ.
 
- SEU GOVERNO NÃO TERIA FIM
 
Mateus 9:7: -  Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.
 
- ELE SERIA REI
 
João 18:33-35: -  Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: TU ÉS O REI DOS JUDEUS? Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo ou disseram-to outros de mim?  Pilatos respondeu: Porventura, sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?
 
- SEU REINO NÃO SERIA DESTE MUNDO
 
João 18:36-37: -  Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fosse deste mundo, lutariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas, agora, o meu Reino não é daqui.  Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
 
- ELE SERIA SENHOR EM ISRAEL
 
Miquéias 5:2: -  E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.  Miquéias 5-3: -   Portanto, os entregará até ao tempo em que a que está de parto tiver dado à luz; então, o resto de seus irmãos voltará com os filhos de Israel.  E ele permanecerá e apascentará o povo na força do SENHOR, na excelência do nome do SENHOR, seu Deus; e eles permanecerão, porque agora será ele engrandecido até aos fins da terra. E este será a nossa paz. Quando a Assíria vier à nossa terra e quando passar sobre os nossos palácios, levantaremos contra ela sete pastores e oito príncipes dentre os homens.
 
- ELE ESMAGARIA A CABEÇA DA SERPENTE
 
Gênesis 3:15: - E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
 
- ELE É O REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES

1 Timóteo 6:15: -  A qual, a seu tempo, mostrará o bem-aventurado e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores. Apocalipse 17:14  Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, eleitos e fiéis. Apocalipse 19:16: -  E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

 ____________


DE GÊNESIS A APOCALIPSE

O que Jesus representa em cada livro da Bíblia. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. (Fil. 2: 9,10,11)

JESUS CRISTO O TEMA CENTRAL DA BÍBLIA

1. Em Gênesis Jesus é: A Semente da mulher. (3:15)
2. Em Êxodo Jesus é: O Cordeiro pascoal. (12:5,6)
3. Em Levítico Jesus é: O Sacrifício expiatório. (1:3a6)
4. Em Números Jesus é: A Rocha ferida. (20:11)
5. Em Deuteronômio Jesus é: O Grande Profeta de Deus. (18:15)
6. Em Josué Jesus é: O Príncipe do exército do Senhor. (5:14,15)
7. Em Juizes Jesus é: O Nosso Libertador. (2:16)
8. Em Rute Jesus é: O Nosso Parente. (2:1;3:2)
9. Em I Samuel Jesus é: A nossa vitória. (17:47)
10. Em II Samuel Jesus é: O descendente de Davi. (7:11,12,13)
11. Em I Reis Jesus é: O doador da Sabedoria. (3:12;4:29)
12. Em II Reis Jesus é: O Reis dos Reis. (11:9,21)
13. Em I Crônicas Jesus é: O Rei de Deus. (29:23,32)
14. Em II Crônicas Jesus é: O que faz aliança. (7:14)
15. Em Esdras Jesus é: O nosso auxilio, Senhor dos céus e da terra. (1:2)
16. Em Neemias Jesus é: O nosso ajudador (1:11)
17. Em Éster Jesus é: O nosso Mardoqueu, sofredor. (3:5,6)
18. Em Jó Jesus é: O nosso Redentor vivo. (19:25)
19. Em Salmos Jesus é: O guarda de Israel. (121:4)
20. Em Provérbios Jesus é: A sabedoria de Deus. (8:12,22,35)
21. Em Eclesiastes Jesus é: O alvo verdadeiro. (12:1)
22. Em Cantares Jesus é: O amado. (2:16)
23. Em Isaías Jesus é: O profeta sofredor. (53:2,3,4)
24. Em Jeremias Jesus é: A nossa justiça. (33:16)
25. Em Lamentações Jesus é: O varão de Deus. (1:2 ; 3:1)
26. Em Ezequiel Jesus é: O pregador mal recebido. (1:1a3,27)
27. Em Daniel Jesus é: O Rei Eterno. (2:24 ; 7:14)
28. Em Oséias Jesus é: O que liga as feridas. (14:4)
29. Em Joel Jesus é: O que habita em Sião. (3:17)
30. Em Amós Jesus é: O teu Deus ò Israel. (4:12)
31. Em Obadias Jesus é: O Senhor no seu Reino. (1:21)
32. Em Jonas Jesus é: O profeta ressuscitado. (1:17 ; 2:6)
33. Em Miquéias Jesus é: O nascido em Belém. (5:2)
34. Em Naum Jesus é: O que leva as boas novas. (1:15)
35. Em Habacuque Jesus é: O Senhor no Seu Santo Templo. (2:20)
36. Em Sofonias Jesus é: O Senhor que está no meio de ti. (3:17)
37. Em Ageu Jesus é: O Desejado de todas as Nações. (2:7)
38. Em Zacarias Jesus é: O Preço do Cordeiro. (11:12)
39. Em Malaquias Jesus é: O Sol da Justiça. (4:2)
40. Em Mateus Jesus é: O Rei Messias. (2:2)
41. Em Marcos Jesus é: O Servo de Deus. (1:11)
42. Em Lucas Jesus é: O Filho do homem. (19:10)
43. Em João Jesus é: O Filho de Deus. (19:7)
44. Em Atos Jesus é: O doador do Espírito Santo. (1:8)
45. Em Romanos Jesus é: Aquele que nos torna justo aos olhos da lei. (8:1a4)
46. Em I Corintios Jesus é: As primícias dos que dormem. (15:20)
47. Em II Corintios Jesus é: A graça de Deus. (12:9)
48. Em Gálatas Jesus é: O verdadeiro evangelho. (1:11,12)
49. Em Efésios Jesus é: Toda Armadura de Deus. (6:10,11)
50. Em Felipenses Jesus é: O que supre as necessidades. (4:13)
51. Em Colossences Jesus é: O cabeça da Igreja. (1:18 ; 2:19)
52. Em I Tessalonicenses Jesus é: O vingador de todas as coisas. (4:6)
53. Em II Tessalonicenses Jesus é: O fiel protetor. (3:3)
54. Em I Timóteo Jesus é: O único mediador Entre Deus e os homens. (2:5)
55. Em II Timóteo Jesus é: O Senhor e Justo Juiz. (4:8)
56. Em Tito Jesus é: A graça Salvadora de Todos os homens. (2:11)
57. Em Filemon Jesus é: O Senhor que intercede por nós. (1:10)
58. Em Hebreus Jesus é: O Autor e consumador da fé. (12:2)
59. Em Tiago Jesus é: O dom perfeito vindo de Deus. (1:17)
60. Em I Pedro Jesus é: A pedra principal. (2:7)
61. Em II Pedro Jesus é: O Senhor e Salvador que nos concede a entrada no seu reino. (1:11)
62. Em I João Jesus é: Aquele que se manifestou para desfazer as obras do diabo. (3:8)
63. Em II João Jesus é: A fonte da verdadeira doutrina. (1:9)
64. Em III João Jesus é: O nome que garante a vitória. (1:7)
65. Em Judas Jesus é: O único Soberano e Senhor. (1:4)
66. Em Apocalipse Jesus é: O Rei dos Reis E Senhor dos Senhores. (19:
Por Solange em 0

 ____________
 

CONCLUSÃO
 
Nosso Senhor Jesus Cristo é o Alpha e o Ômega. Ele é o princípio e o fim. Como disse o apóstolo Paulo: Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém! (Romanos 11:36).

 ____________
 

Jorge Albertacci
Pastor Emérito da Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda - Rio de Janeiro
Filiado às Convenções: CONFRADERJ  e  CGADB
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal