O Brilho no Rosto do Crente em Cristo Jesus - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

O Brilho no Rosto do Crente em Cristo Jesus

TEOLOGIA DO OBREIRO > Teologia do Obreiro III
 
_____________


O QUE REFLETE O NOSSO ROSTO PARA ESTE MUNDO?

Atos dos Apóstolos 6:8-15
 
“Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” - (2Co 3:18).

Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus" (Mateus 5:14-16).
 
Paulo fala da ousadia que  temos para, sem véu, falar com Deus, quando e onde quisermos através do caminho Novo que Jesus nos abriu  - (Hb 10:19-22).

Como sal da terra e luz neste mundo deteriorado pelo pecado nas mais densas trevas. Está sob nossa responsabilidade preservá-lo do apodrecimento total, causado pelo pecado da secularização, da corrupção, da sexualidade promíscua, da violência e de toda sorte de maldade promovida por satanás. O crente não está neste mundo simplesmente por estar, e desfrutar dos manjares que satanás oferece de acordo com o gosto de cada um.  Como luz fomos chamados para iluminar as trevas e apontar o caminho que pode levar ao céu. Fomos salvos e chamados pelo Senhor Jesus não apenas para usufruir dos benefícios da salvação, mas para testemunhar. Coloquemo-nos como luz em meio às trevas, como astros a refletir a luz de Cristo. 

"Não fomos chamados apenas para usufruir dos benefícios da salvação, mas também para testemunhar do Salvador a um mundo que jaz no maligno"

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus” (Mt 5:16).
 
 
O BRILHO NO ROSTO PROMOVE RECONCILIAÇÃO
 
Refletindo a glória de Jesus; transmitindo a semelhança de Deus! - (Gn 1:26)
 
Então, disse Jacó: Não! Se, agora, tenho achado graça a teus olhos, peço-te que tomes o meu presente da minha mão, porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus; e tomaste contentamento em mim” (Gn 33:10).
 
O encontro de Esaú, com seu irmão gêmeo, Jacó, para o qual, havia vendido seu direito de primogenitura – (Gn 25:30-34). Tendo depois perseguido para matá-lo (Gn 27). Finalmente reconciliam-se e em um encontro maravilhoso, Jacó faz a seguinte declaração: porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus – Gn 33:10). Que testemunho maravilhoso! Como é bom quando uma pessoa sente a presença de Deus com a nossa presença. Para o servo de Deus isto não deveria ser novidade, pois, para isto foi que Ele nos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz. A glória da Antiga Aliança desvaneceu ante a glória superior da Aliança revelada em Cristo Jesus.
 
MOISÉS NÃO SUPORTOU FIXAR OS OLHOS NO SENHOR
 
Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus - (Êxodo 3:6).
 
Deus  lembrou-se das promessas feitas aos patriarcas, segundo a aliança existente, e identificou-se como o Deus deles - (Gn 26:24; 28:13; 31:42; 32:9. Moisés escondeu o rosto, em respeito ao Senhor.
 
AO SERVO DE DEUS NÃO SE DESAFIA
 
E disse-lhe Faraó: Vai-te de mim e guarda-te que não mais vejas o meu rosto; porque, no dia em que vires o meu rosto, morrerás - (Êx 10:28).
 
Moisés respondeu: bem dissestes, eu nunca mais verei o teu rosto” Êxodo 10:29, o adversário, também tenta com o seu rosto impor o respeito que nunca fez jus - assim como Moisés devemos rebate-lo e resistílo no nome de Jesus.
 
QUANDO VIVEMOS NA PRESENÇA DE DEUS
 
E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele - Êxodo 34:29
 
Quando temos contato com Deus, nosso rosto testifica, nossa face externa o que vai dentro de nós. Nossa face reflete a glória de Deus! Nossa face reflete o brilho do Espírito Santo. 
 
Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; pelo que temeram de chegar-se a ele - (Êx 34:30).
 
A liderança de Moisés foi confirmada pela luz da glória de Deus que refletia na sua pele. Em temerem a chegar-se a Moisés não significa medo, mas o respeito produzido pela manifestação da glória de Deus em seu nele. A liderança do ministro de Deus para os liderados não é reconhecida por imposição, mas, é adquirida pelo respeito do qual faz jus! Deus honra os Seus filhos e faz deles labaredas de fogo (Salmo 104:4; Hebreus 1:7. 

O Sermão do Monte evidencia a importância que os discípulos de Cristo tinham em relação ao mundo. Eles estavam incumbidos de influenciar o mundo da época com suas ações e ensino. Por isso, o Mestre usou os exemplos do sal e da luz, que têm as funções de conservar, dar sabor e iluminar. Dentre outras coisas, a vida cristã objetiva o testemunho diante da sociedade, demonstrando o nível de compromisso que o crente possui em relação a Deus e, sobretudo, a promoção de sua glória através das nossas boas atitudes. Ter vida cristã relevante não é uma simples opção para os crentes; é um imperativo: “Assim, resplandeça a vossa luz”. Através do Sermão do Monte compreendemos que a genuína fé só pode ser demonstrada na prática dos ensinamentos e no amor de Cristo. (Lições Bíblicas EBD/CPAD 2º Trimestre de 2001).
 
A ESCOLHA DO SÁBIO SALOMÃO
 
E todos os reis da terra procuravam ver o rosto de Salomão, para ouvirem a sua sabedoria que Deus lhe dera no seu coração - (2 Cr 9:23).
 
Salomão escolheu sabedoria – Ex 1:7-10, a exemplo disto, temos o testemunho da rainha de Sabá quando procurou ver os feitos de Salomão e entusiasmada disse ao rei: Foi verdadeira a palavra que ouvi na minha terra acerca dos teus feitos e da tua sabedoria. Porém não cria nas suas palavras, até que vim, e meus olhos o viram; e eis que me não disseram a metade da grandeza da tua sabedoria – (2 Cr 9:5-6) O rosto do homem refletia a glória pela escolha que fez quando Deus lhe disse pede-me o que queres que Eu te darei.
 
A EXPRESSÃO DO ROSTO DE NEEMIAS PERANTE O REI ARTAXERXES
 
Sucedeu, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele. E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira. (Nee 2:1-2).
 
O tema principal de Esdras e Neemias é que Deus opera soberanamente por meio de agentes humanos responsáveis afim de realizar o seu propósito redentor. O autor desenvolve este tema em Neemias com a atenção especial à reconstrução e dedicação das muralhas defensivas de Jerusalém
 
E isto é despertado através do rosto de Neemias! Deus mostra a Artaxerxes a necessidade de Jerusalém no rosto deste homem responsável. O rei leu na face do seu copeiro a necessidade da reconstrução de Jerusalém!
 
E Neemias disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo?” (Nee 2:). Como poderia não estar triste o meu rosto?
 
O ROSTO DO CRENTE REVELA O QUE VAI NO SEU CORAÇÃO
 
O coração alegre aformoseia o rosto, mas, pela dor do coração, o espírito se abate - (Pv 15:13).
 
O coração para estar alegre, é preciso que nele esteja habitando o Espírito Santo, e isto pode ser entendido pelo rosto do crente.
 
No rosto do sábio se vê a sabedoria, mas os olhos do louco estão nas extremidades da terra - (Pv 17:24).
 
Assim como o de Salomão, o rosto de um servo cheio do Espírito Santo, é desejado em todo o momento, por promover a sabedoria que vem de Deus. Os olhos dos loucos (ímpios) em nada edifica a ninguém, estão cheio de violência, lascívia, prostituição, adultério, fornicação,  roubo e tudo o que desagrada a Deus.
 
O aspecto do seu rosto testifica contra eles; e publicam os seus pecados, como Sodoma; não os dissimulam. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos - Isaías 3:9).
 
“Deus determinando juízo contra Israel, e isto se via na cara, o pecado de um povo obstinado. A  aparência do seu rosto fazia-se notório sua condição pecaminosa, assim como era patente o pecado dos sodomitas. Que reflete nosso rosto para este mundo deteriorado, atolado no pecado, a glória de Deus? Ou o mesmo que o mundo manifesta? Dá para se notar em nosso rosto que estamos realmente livres da condenação eterna? Ou deixa transparecer que estamos sub júdice?”
 
Ó SENHOR, a nós pertence a confusão do rosto, aos nossos reis, aos nossos príncipes e a nossos pais, porque pecamos contra ti - (Dn 9:8).
 
Confusão, rosto de santo manchado, mascarado pelo pecado. Diante de tal situação, Daniel faz uma oração que pode ser dividida em quatro partes, a saber: a) adoração (V. 4); b) confissão de pecados (Vs 5-11; c) reconhecimento da justiça de Deus em seu julgamento contra o pecado (Vs 11-14); e d) um apelo pela misericórdia de Deus.
 
ESTEVÃO, O PRIMEIRO MARTIR
 
Então, todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo - (At 6:15).
 
O primeiro mártir, mesmo diante de seus algozes, era cheio de fé e de poder, fazia grandes prodígios e sinais, era poderoso em palavras (as más conversações corrompem os bons costumes 1Co 15:33). Com toda a razão resistia as falsas testemunhas e diante de todos, seu rosto foi visto como o rosto de um anjo, manifestando a glória de Deus. Suportaríamos tais acusações sem deixar de manifestar em nosso rosto a glória de Deus?
 
DO CULTO SE PARTICIPA, NÃO SE ASSISTE
 
Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural - (Tg 1:23).
 
Para o mero ouvinte, a Palavra de Deus não tem valor algum, mas, quando cumpridor, a Palavra promove vida abundante. O mero ouvinte, contempla seu rosto no espelho, como se contempla um rosto qualquer, natural; não vê em seu rosto a manifestação da glória de Deus.

PEDRO NÃO CONSEGUIU DISFARFAR
 
Prenderam Jesus, e Pedro o seguiu de longe, mas em tudo ele parecia com Jesus. Tentou disfarçar-se diante do povo, mas, nele havia as marcas de Jesus, seu rosto mostrava Jesus, suas palavras, seu jeito de ser mostrava que ele pertencia a Jesus, o Senhor - (Mt 26:57-63).
 
O SENHOR, Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua semente darei esta terra, ele enviará o seu Anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho - (Gênesis 24:7).
 
O amor que ainda paira sobre a humanidade a partir deste episódio tem sido uma inesgotável fonte de inspiração para os celebrantes de cerimônias de casamento, a ordem de Abraão, o pai, para Eliezer, o servo maior, para buscar a esposa para Isaque, o filho. Tudo deu certo, porque adiante da sua face (rosto) ia o Anjo do Senhor, esse Anjo foi que inspirou a Eliezer, junto à fonte a fazer a oração: dá-me hoje bom encontro.  Antes de qualquer coisa, tenhamos o Anjo do Senhor diante da nossa face!
 
E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. “Pedro e João subiam “juntos!” Ao Templo na hora da oração, o cocho os aborda pedindo, eles nada tinham a não o poder de Deus em suas vidas; responde para o cocho: - olha para nós (nossa face, nosso rosto),   E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus (Atos 3:4).

CONCLUSÃO

A ação da luz tanto realça o que é bonito, bem feito, bem acabado, como não deixa encoberto os defeitos, o mau acabamento, a fealdade que na escuridão não seria revelada. Neste ponto, a luz é como a espada de dois gumes, com isto aprendemos a responsabilidade, de como luz, temos diante da sociedade - (Lucas 12:47-48).

_____________

Pastor Jorge Albertacci
Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda - RJ
13 de outubro de 2004

 
 
 
Voltar para o conteúdo