Lugar de Candeia é no Velador - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Lugar de Candeia é no Velador

Evangelismo e Missões II
Lugar de Candeia é no Velador
 
Mateus 5:13-16

Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. Não se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus."

INTRODUÇÃO

O salvo por Cristo Jesus, como sal da terra e luz do mundo, tem como obrigação, demonstrar, em todo o lugar e para todos, que tem uma nova vida, um novo proceder, como crente. Como sal da terra devemos ficar atentos para não ficarmos insípidos, sem sabor agradável, sem nada que desperte o interesse a alguém que esteja à nossa volta. Os súditos do Reino Deus devem realçar o sabor cristão, caso contrário, para nada mais presta senão para serem pisados pelos incrédulos. Do outro lado, a luz tem a função de espantar as trevas e brilhar no meio delas. Os crentes devem estar sempre em evidência no seio da sociedade, à semelhança da candeia colocada no velador e num lugar alto, de modo que eles não podem fugir ao dever de brilhar. Por isso Jesus exorta: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”. Entretanto, é necessário a presença do Fruto do Espírito na vida de cada um, somente o Fruto do Espírito é capaz de realçar o caráter do indivíduo.
 
MANTER A DIFERENÇA
 
 
Fomos chamados para fora, para conquistar as almas para o Reino de Deus: com a nossa pregação - com o nosso cântico - com a nossa oração – com a nossa misericórdia – com o nosso amor – com a nossa compaixão – com o nosso  sentar – com o nosso levantar – com o nosso sorriso – com o nosso choro – com o nosso modo de chegar – com o nosso modo de estar – com o nosso modo de sair – com a nossa roupa – com as nossas atitudes – com o nosso caráter – com o nosso zelo – com o nosso apego à palavra do Senhor – com a nossa abnegação – com nossa humildade – com o nosso desprendimento para com as coisas efêmeras deste mundo.
 
 
O DEVER DE CADA CRENTE
 
 
Como Igreja de Cristo, nosso dever é estar voltado para fora. Cada crente é uma extensão da Igreja. Muitos fios energizados juntos podem fechar curto-circuito. Ainda mais se estes não tiverem sido revestidos.
 
 
É lá fora que está o povo que carece da presença da Igreja. É lá fora que estão as pessoas carentes de uma visita. É lá fora que existe muitos e muitas que precisam da oração da Igreja, mas que, nunca a receberão, porque estes jamais entrarão na Casa de Deus. No quantitativo, a Igreja só cresce se os crentes saírem às cidades, bairros, ruas, alamedas e vielas, enquanto, no qualitativo, ela só cresce se os crentes viverem em consagração, oração, santificação, jejuns específicos, humildade e que sintam o fardo dos outros como que se fossem dele. E como poderão sentir o peso do fardo dos outros se não estiverem no meio dele?
 
 
A IGREJA, SUA ABRANGÊNCIA E A CHAMA PENTECOSTAL
 
 
A Igreja não é uma comunidade fechada, não, nunca - seus membros a representa em todos os bairros das cidades. Levando a Palavra e observando a necessidade das pessoas. Em Lucas 24:49, Jesus ordenou que seus discípulos ficassem na cidade – porque Ele tinha em vista o Dia de Pentecostes no qual eles seriam revestidos de poder, para depois, saírem a proclamar as Boas Novas de Salvação e não ficarem lá dentro do cenáculo depois de serem revestidos. O Movimento Pentecostal teve sua origem no Dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo foi derramado sobre a Igreja (At 2:2). Desde então a chama do Espírito Santo tem se mantido acesa nos corações de muitos crentes ao longo dos anos. Ela chegou ao Brasil com os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren. Não podemos deixar que esta chama se apague! Nunca!
 
 
O ESPÍRITO SANTO DE DEUS
 
 
A Bíblia nos revela que o Espírito Santo é um Ser pessoal que busca relacionar-se com o homem. No desenvolvimento deste relacionamento, o Espírito Santo protagoniza o papel de condutor da Igreja. Sob Sua direção, a Igreja caminha na “estrada” da Graça de Deus buscando ser a principal testemunha de Jesus Cristo de Nazaré. CHAMADOS PARA FORA.
 
 
A OBRA DO ESPÍRITO NA VIDA DO CRENTE FIEL
 
 
Ele convence, faz nascer de novo e habita em cada um (João 16:7-11; 3:3-6; 14:16-17). Ele influencia, purifica e liberta (Rm 8:8-11: 2 Ts 2:13-17: Rm 8:1-4). Ele capacita para o testemunho (At 1:8; João 1:12-33). Ele edifica, inspira para adoração e envia (Ef 2:20-22; Fp 3:3; At 13:2-4). Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! (Mateus 28:19-20). Sabemos que todas estas coisas somente acontecem se os crentes se desapegarem de ficar rodeando púlpitos e saírem em campo. Diante da preocupação dos discípulos por falta do que comer, Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra. Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. (João 4:34-35).


CONCLUSÃO
 
 
Não se acende a candeia e a coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:15-16.
 
 
Pr. Jorge Albertacci
Jubilado da Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda - RJ
E-mail - prjorgealbertacci@yahoo.com.br

 
Voltar para o conteúdo