O Templo do Senhor Lugar de Adoração - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

O Templo do Senhor Lugar de Adoração

Mensagens Bíblicas
__________


“Eu amo SENHOR, a habitação da Tua casa
e o lugar onde a Tua glória assiste”
Salmos 26:8

 

 
INTRODUÇÃO
 
Os salvos da atual dispensação tem o privilégio de ser habitação do Senhor, pela bendita Pessoa do Seu Santo Espírito conforme afirmou o apóstolo Paulo em sua carta aos Efésios 2:19-22:  "Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus;  edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;  no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor,  no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito."
 
Seria malhar em ferro frio, ficar tentando explicar o óbvio: Todos os crentes que estudam a Palavra de Deus no sentido de nela aprender para a salvação e não para confusão, entendem que: A casa de Deus hoje somos nós como “santuário do Espírito Santo” (1Coríntios 3:16). Contudo, o lugar de adoração chamado de templo também deve ser respeitado como um lugar especial para a presença de Deus. Onde aprendemos e passamos pelas maiores experiências de nossas vidas não pode ser considerado um lugar comum, senão a Casa de Deus, ou o Templo do Senhor.
 
Sendo assim, onde estiver um salvo por Jesus, ali está Sua morada, ressaltando, todavia, que, jamais terei a intenção de tentar descaracterizar o local onde o povo de Deus se reúne como Casa de Deus, ou Igreja, por ser o local onde os irmãos se reúnem para juntos, prestarem culto a Ele, bem como, para confraternizarem na Sua santa presença, assim como procedia os santos da Igreja Primitiva (Atos 2:37-47).
 
Não era diferente na Antiga Aliança, pois a Palavra de Deus nos mostra que a presença de um santo do Senhor podia determinar esse lugar como Casa de Deus (Gênesis 28:17).
 
ESBOÇO
 
ISAQUE MANDA JACÓ IR À CASA DE SUA TIA
 
“E temeu e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a Casa de Deus; e esta é a porta dos céus”
– Gênesis 28:17.
 
OS FILHOS DE CORÉ – COMO O CERVO
 
“Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão; fui com eles à Casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava”
- Salmos 42:4.
 
UMA COISA PEDI – DAVI
 
“Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei: que possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu templo”
– Salmos 27:4.
 
A FELICIDADE DOS QUE HABITAM NA CASA DE DEUS – CORÉ
 
“Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!   A minha alma está anelante e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.  Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.  Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente” (Selá)
– Salmo 84:1-4.
 
O VALOR DA CASA DE DEUS – ATÉ EM ESTAR À PORTA
 
“Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da Casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade”
– Salmos 84:10.
 
O SALMISTA APONTA PARA A ENTRADA DOS JUSTOS
 
“Esta é a porta do SENHOR, pela qual os justos entrarão”
– Salmos 118:20.
 
DAVI JÁ SE SENTIA ALEGRE ATÉ EM RECEBER O CONVITE
 
“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR!” – Salmos 122:1.
 
A EMPOLGAÇÃO DE PEDRO NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO
 
“E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés e um para Elias”
– Mateus 17:4.
 
JESUS PROMETE IR À CASA DO PAI PREPARAR-NOS LUGAR
 
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.  Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar.  E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também”
– João 14:1-3.
 
PEDRO PREFERIU FICAR COM JESUS
 
“Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna”
– João 6:68.
 
A CASA DE DEUS - CASA DE ORAÇÃO
 
“E os ensinava, dizendo: Não está escrito: A minha casa será chamada por todas as nações casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões
– Marcos 11:17.
 
A ENTRADA DOS SALVOS
 
“Entrarei na Tua casa e me prostrarei diante do Teu santo templo no Teu temor” (RC/1995).
“Quanto a mim, graças à tua grande misericórdia, poderei entrar em tua casa; e me prostrarei em direção ao teu sagrado templo, com reverência e adoração” (KJA) (Salmo 5:7).
 
Conforme já afirmei acima, na atual dispensação, a casa de Deus somos nós mesmos, como a Palavra afirma: “santuário do Espírito Santo” - (1Coríntios 3.16). Contudo, o local onde nossa Igreja congrega, nosso lugar de adoração, pode ser chamado de Templo também e deve ser respeitado por todos os santos como um lugar especial para Igreja sentir a presença de Deus. Onde nos reunimos com nossos irmãos e onde aprendemos e passamos pelas maiores experiências de nossas vidas, não podendo, todavia, ser considerado o Templo do Senhor como qualquer outro lugar, senão a Casa de Deus.
 
Meu principal objetivo neste estudo é incentivar o povo de Deus a devotar todo respeito à Casa do Senhor. Onde os santos se reúnem para buscar a Deus em oração. Para prestar louvores ao Seu santo nome. Para celebrar a Santa Ceia, enfim, para prestar a honra que lhe é devida.
 
Entendo perfeitamente que “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens” (Atos  17:24).
 
É obvio que neste versículo, Paulo estava exortando os atenienses pela pluralidade de altares erigidos por toda cidade. Sendo que cada um desses altares era para prestar culto a um deus. Duas coisas impulsionavam os atenienses em manterem esses altares na cidade: a – Uma coisa é que eles esperavam ser abençoados por esses deuses; b – Outra coisa é que eles tinham medo de serem amaldiçoados pelos mesmos. Daí, a pluralidade de altares, bem como de deuses. Todavia, entre tantos altares, Paulo encontrou um, ao Deus desconhecido – ao Deus Eterno – ao Deus do Céu.
 
Em face a essas discrepâncias foi que Paulo passou a lhes orientar que o Deus que fez todas as coisas não habita nesses lugares, assim como, eles pensavam.  A alusão do apóstolo do Senhor neste versículo, sugere-nos a meditar também em Isaías 61:1-2:
 
“Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra, o escabelo dos meus pés. Que casa me edificaríeis vós? E que lugar seria o do meu descanso? Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas estas coisas foram feitas, diz o SENHOR; mas eis para quem olharei: para o pobre e abatido de espírito e que treme diante da minha palavra”
 
 
Que o Espírito Santo de Deus, possa encontrar corações vazios, para fazer destes, Sua habitação e que cada santo, assim como na Igreja Primitiva não despreze a Casa de Deus:
 
“E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração”  (Atos  2:46).
 
“E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo”  (Atos  5:42).
 
“E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém!”  (Lucas  24:53).
 
“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia” (Hebreus  10:25).
 
“E aconteceu que, tornando eu para Jerusalém, quando orava no templo, fui arrebatado para fora de mim”  (Atos  22:17).
 
 “E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam” (Atos 3:2).
 
CONCLUSÃO
 
Com as recomendações do grande sábio Salomão, no texto abaixo - homem, que enquanto viveu, teve como objetivo principal exaltar a Deus com a construção do Templo, inclusive, seu nome ficou na história, ligado ao Templo – Templo de Salomão.
 
“Guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.  Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; pelo que sejam poucas as tuas palavras.  Porque da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo, da multidão das palavras.  Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o.  Melhor é que não votes do que votes e não pagues” (Eclesiastes 5:1-5; ref. 2Crônicas 7:1-22).
 
Encerro o presente artigo, exortando aos irmãos a nunca desprezarem a Casa de Deus. Considerando esse lugar como um lugar santo. Santo porque esse é o lugar onde os santos se reúnem, sem nenhum outro objetivo a não ser o de adorar a Deus em espírito e em verdade. É no templo que a Igreja do Senhor congrega.
__________


“Eu amo, SENHOR, a habitação da tua casa
e o lugar onde a tua glória assiste”
Salmos 26:8
 
 
 
Jorge Albertacci
Pastor Emérito da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Retiro.
Volta Redonda – Rio de Janeiro.
 
 
 
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal