João, o Apóstolo do SENHOR - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

João, o Apóstolo do SENHOR

LITURGIA > Pastorais
 _______________


João, o Apóstolo do SENHOR
1 João 2:1-2

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo"

INTRODUÇÃO

Entre os doze discípulos de Jesus, João ficou destacado como “o discípulo do amor.” E nas suas palavras no versículo acima epigrafado, esse amor está patente. O leitor dos escritos de João podem notar e sentir como que o amor permeia os seus textos, dando ênfase aos seus comentários sobre o amor fraternal.

O TEOR DO VERSÍCULO EM APREÇO

Nesta passagem, notamos sua forma de tratar os crentes, chamando-os de “filhinhos” – seguido da recomendação para que os mesmos se preservassem do pecado, e, com sua forma tão amorosa, indicava simultaneamente o recurso dos transgressores sobre como se livrarem da culpa do pecado, apresentando-lhes o Advogado por excelência, Jesus Cristo, nosso Senhor.

João usa a expressão “filhinhos" de uma maneira terna e paternal. Ele não está calando seus leitores, e sim demonstrando afeto por eles. Na época em que escreveu esta carta, João era um homem muito idoso. Ele dedicou quase toda a sua vida ao ministério, e muitos de seus leitores eram realmente seus filhos espirituais. Eram crentes que haviam crido, mediante seus ensinamentos e muito mais ainda, pelo seu porte de vida!

COMO SE LIVRAR DO PESO DA CULPA JÁ PERDOADA

Para as pessoas que estivessem se sentindo culpadas e se autocondenando, João oferecia-lhes a forma de como se restabelecerem da certeza de estarem livres por Cristo. Elas sabiam que haviam pecado, e Satanás (chamado de “acusador" em Ap 12.10) se punha a exigir a pena de morte para os pecadores.

Quando você se sentir assim, não desista da esperança — o melhor advogado de defesa do universo está pleiteando ao seu favor. Jesus Cristo, seu Advogado, seu defensor, é o Filho do Justo Juiz. Ele já sofreu a penalidade em seu lugar. Você não pode ser julgado por um processo que está terminado. Unido a Cristo, você está tão seguro quanto Ele. Não tenha medo de pedir a Cristo para pleitear - a sua causa Ele já a venceu (ver Rm 8.33-34; Hb 7.24-25).
 
REFERÊNCIAS ATINENTES
 
“Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama e calai-vos.” (Selá) (Salmos 4:4). Este cuidado de Deus no que diz respeito ao pecado, deve ser cuidadosamente observado. Visto que, o pecado interpõe entre Deus é o homem. Daí o cuidado a ser observado. A melhor forma de se livrar desta interposição é achegar-se a Deus, e de cuja presença nunca mais sair.
 
“Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nós amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeita a sua caridade.  Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito,  e vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.  Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele e ele em Deus. E nós conhecemos e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é caridade e quem está em caridade está em Deus, e Deus, nele.  Nisto é perfeita a caridade para conosco, para que no Dia do Juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo.  Na caridade, não há temor; antes, a perfeita caridade lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em caridade.  Nós o amamos porque ele nos amou primeiro.  Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?  E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também seu irmão.” (1João 4:11-21).
  
_______________

 
CONCLUSÃO

Jesus Cristo é a propiciação por nossos pecados  (1 João 4:10). Ele pode estar na presença de Deus como nosso Mediador porque sua morte satisfez a ira de Deus contra o pecado e pagou a pena de morte pelos nossos pecados. Deste modo. Cristo satisfaz os requisitos de Deus e também remove os nossos pecados. Nele somos perdoados e purificados.

Às vezes é difícil perdoar àqueles que nos enganaram. Imagine como seria difícil perdoar a todo o mundo, não importando o que os pecadores tivessem feito! Isto é o que Deus fez em Jesus. Ninguém, não importa o que tenha feito, está fora do alcance do perdão do Senhor, tudo o que a pessoa tem a fazer é se afastar de todo o pecado, receber o perdão de Cristo e comprometer sua vida com Ele.
 
Como você pode estar certo de que pertence a Cristo? Na passagem de 1João 2.3-6 temos a indicação de dois caminhos para sabê-lo: se você faz do que Cristo diz e se vive de acordo com a vontade dele. O que Cristo diz que devemos fazer? João responde em 1 João 3.23: “Que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros.” A verdadeira fé cristã resulta no comportamento amoroso; é por isso que João diz que o modo como agimos pode nos dar a garantia de que pertencemos a Cristo.
 _______________

BIBLIOGRAFIA

Bíblia Aplicação Pessoal
CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus 
Jorge Albertacci 
Pastor Emérito da Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda - Rio de Janeiro
 
Voltar para o conteúdo