Como Receber o Batismo no Espírito Santo - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Como Receber o Batismo no Espírito Santo

Esboço II
(Isaías 44:3; Joel 2:28-29; Mateus 3:11; Lucas 24:49; Atos 1:5; Atos 2:1-4)
 
INTRODUÇÃO
 
O Batismo no Espírito Santo é uma promessa da parte de Deus que foi anunciada através do Profeta Joel. Precedida de um tempo em que o povo de Deus, Israel, padecia terrivelmente em face às pragas na lavoura, a seca e a guerra destruidora. Nesse tempo, Joel conclamou o povo a voltar-se para Deus com apelos veementes, entre esses apelos, Joel disse:  “Quem sabe se se voltará, e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de manjar e libação para o SENHOR, vosso Deus?” (Joel 2:14).
 
Deus Pai, tinha em vista, àquela que já fazia parte dos Seus projetos mesmo ainda antes da fundação do mundo (Efésios 1:4). A terra ressequida com seus habitantes extremamente sofridos, seria a seu tempo, inundada pelas águas do Rio que alegra a Cidade de Deus (Salmos 46:4) sobre as quais falou Jesus em João 7:37-39. Tendo seu real cumprimento registrado em Atos 2:1-4, 39.
 
ESBOÇO
 
É CONCEDIDO A TODOS OS QUE CRÊEM NA PROMESSA DE DEUS
 
“Há de ser que depois derramarei do meu Espírito sobre toda a carne, e vossos e vossas filhas profetizarão os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei do meu Espírito” (Joel 2:28-29).
 
Mediante o cumprimento desta promessa, Pedro, empolgado e impulsionado pelo Santo Espírito do Senhor, enfatizou em Atos 2:14-19:  “Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo esta a terceira hora do dia.  Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:  E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos;  e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão; e farei aparecer prodígios em cima no céu e sinais em baixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça.”
 
O cumprimento desta profecia além de acender no coração de cada servo do Senhor a chama da evangelização, da obra missionária, a chama da inspiração para os pregadores, a chama do fiel testemunho de que Jesus Cristo é o Senhor, ainda explicitou de forma contundente a harmonia e a fidelidade em todo o teor da Bíblia Sagrada.
 
É CONCEDIDO AOS QUE OBEDECEM A JESUS
 
“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai, ficai porém na cidade de Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder” (Lucas 24:49). E nós somos testemunhas destas palavras e também o Espírito Santo que Deus deu aos que lhe obedecem”   (Atos 5:32).
 
A obediência à ordem divina contribuiu para que eles ficassem Juntos! Juntos em Jerusalém, juntos no Cenáculo, juntos em oração - juntos, em um só pensamento, juntos em uma só fé, juntos esperando a promessa, juntos em obediência, juntos sob a unidade do Espírito. Juntos com toda  humildade e mansidão, juntos, com longanimidade, juntos, suportando uns aos outros em amor! Juntos, sem diferença, sem contenda, sem discussão – sem o maldito complexo de superioridade sobre os outros (Efésios 4:1-8). Desta forma, eles estavam todos vazios de si mesmos e prontos para serem cheios do Espírito Santo, o que não demorou para que acontecesse no Dia de Pentecostes!
 
É CONCEDIDO AOS QUE ACEITAM O CONVITE DE JESUS
 
“E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.  E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.  Então, muitos da multidão, ouvindo essa palavra, diziam: Verdadeiramente, este é o Profeta” (João 7:37-39).
Entendemos no texto acima que o Batismo no Espírito Santo é para os que creem na promessa. É para os que têm sede das coisas de Deus. É para os que têm sede de anunciar as Boas Novas do Evangelho. É para os que estiverem dispostos em abnegar-se integralmente ao Senhor Jesus.
 
 É CONCEDIDO AOS QUE BUSCAM ORANDO
 
“Estendo para ti as minhas mãos, a minha alma tem sede de ti como a terra sedenta” (Salmo 143:6).
 
Diferente do que muitos pensam, o Batismo no Espírito Santo não tem nada a ver com alguma coisa para completar a salvação do nosso Deus. A salvação em si, já veio a  nós completa, e nem tão pouco, um procedimento iniciático para nada. Mas, é para os que tenham sido salvos por Jesus, que no Calvário realizou de forma cabal a obra redentora para todos quantos o aceitarem como Salvador e Senhor de suas vidas.
Da mesma forma em que os discípulos esperaram em Jerusalém até que sobre eles se cumprisse a promessa do Pai. É bom observar que havia muitos outros crentes nesse tempo em Jerusalém – cerca de 500, mas, somente aproximadamente 120 que foram cheios do Espírito do Senhor. Nem sempre todos comungam a mesma ideia de permaneceram fiéis no mesmo propósito.
 
É CONCEDIDO AOS QUE PEDEM COM FÉ E PERSISTÊNCIA
 
“Pois se vós sendo maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo aos que lhe pedirem”  (Lucas 11:13).
 
O crente só recebe o Batismo no Espírito Santo mediante uma vida de constante oração e consagração a Deus. Esta promessa não tem a finalidade de completar salvação de ninguém, não tem a finalidade de conceder galardão, não é privilégio de ninguém, a não ser para os que incessantemente buscam a Deus em oração. O Batismo no Espírito Santo não vem a toque de caixa, como fazem os pregadores profissionais que insistem para que alguém fale em línguas estranhas, promovendo o maior barulhão, afim de que seu ministério seja exteriormente coroado de êxito para os incautos. Não! A Bíblia não nos ensina assim. Nela aprendemos que o Batismo pode até promover barulho, mas, nunca o contrário. O Batismo acontece segundo a personalidade do Espírito, segundo o caráter de Jesus: com decência, ordem, choro, amor, animação, alegria, capacitação para o ministério, coragem para resistir ao diabo, coragem para que se dedique a vida, sem reservas, à obra de Deus. Disposição para falar da salvação do Senhor a qualquer pessoa e em qualquer lugar. Destemido, assim como o apóstolo Pedro no Dia de Pentecostes (Atos 2:22-47).
 
 É CONCEDIDO AOS QUE BUSCAM EXAMINANDO A PALABRA DE DEUS
 
Com a banalização às coisas sagradas nos dias atuais (Junho de 2016), muitos crentes aprendem a imitar pregadores sensacionalistas, triunfalistas, profissionais, sem o menor senso de responsabilidade com a Palavra de Deus. A ministrarem atos, sobre os quais não têm nenhuma experiência. Aprendem a pregar, sem inspiração do Espírito Santo, aprendem a profetizar, sem conhecer a Palavra de Senhor, aprendem a cantar, sem entender a necessidade de separar o santo do profano. Pior, aprendem a falar em línguas estranhas sem serem Batizados no Espírito Santo. Aprendem a considerar que foram batizados sem a evidência das línguas.
 
OUTRAS REFERÊNCIAS
 
"Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes" (Is 44:3).
 
“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mateus 3:11).
 
“E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade vós bebereis o cálice que eu beber e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado”   (Marcos 10:39).
 
Após Sua ressurreição, Jesus reafirma: "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder"  (Lucas 24:49).
 
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós" ­ (Jo 14:16-17).
 
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra" (Atos 1:8).
 
“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (Atos 1:5).
 
"E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam.”
 
“E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo” (Atos 11:16).
 
Na casa de Cornélio: "E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus. Respondeu, então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então, rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias" ­ (Atos 10:44-48).
 
Mediante a pregação de Pedro, o Espírito Santo realizou o ministério da regeneração na vida deles e no mesmo momento foram batizados no Espírito Santo, com a evidência de falar em línguas estranhas.
 
Fato semelhante aconteceu na passagem do Apóstolo Paulo em Éfeso: Ali havia alguns crentes que nem sequer sabiam que havia Espírito Santo, veja o que nos diz a Palavra de Deus em (Atos 19:1-6):  "E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam".
 
CONCLUSÃO
 
O Batismo no Espírito Santo com a evidência de falar em línguas estranhas, é concedido aos salvos que preservam seus lábios puros. Observando a rigor a recomendação de Paulo em  1 Coríntios 15:33:  “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.”  Tendo de igual modo, os olhos ungidos com o colírio do Senhor e as vestes alvejadas no sangue de Jesus: Apocalipse 3:18  “Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas.”
 
Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição,  que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra,  não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. 1 Tessalonicenses 4:3-5.


Jorge Albertacci
Pastor Emérito da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Retiro
Rua Engenheiro Joaquim Cardozo, 448 - Retiro - Volta Redonda 
Rio de Janeiro
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal