O ministro cristão - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

O ministro cristão

Esboços
Efésios 4:1-16

É UMA PROVISÃO DIVINA PARA A IGREJA 

Ef 4:11: E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres.

DEVE SER HONRADO

1Tm 5:17: Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino (RA).

NÃO DEVE TER LIGADA A BOCA

Tm 5:18: Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E, digno é o obreiro do seu salário.

NÃO AGRADA A TODOS

Paulo andou quase que mais preso do que solto.

DE UMA MANEIRA OU DE OUTRA SERÁ RECONHECIDO COMO PROFETA DE DEUS

Ez 2:5: E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber que esteve no meio deles um profeta.

DEVE TER A PALAVRA TEMPERADA COM SAL 

Cl 4:6: A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.

É CHAMADO POR JESUS DE O SAL DA TERRA

Mt 5:13: O sal equilibra o sabor - conserva para não deteriorar - provoca sede (de ouvir a Palavra de Deus)- nem muito e nem pouco, mas, à medida certa - não pode ser insípido - é necessário ao organismo humano - pouco pode causar hipotensão -muito pode causar hipertensão.

DEVE APASCENTAR COM O CORAÇÃO 

Pv 22:23: Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre o gado.

DEVE TER AS QUALIDADES EXARADAS EM 

1Tm 3:2-10: Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.  Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo. Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância, guardando o mistério da fé em uma pura consciência. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.

DEVE SABER QUE O REBANHO É DO SENHOR E NÃO DELE 

1Pd 5:1-3: Aos presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto, nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.

SOMENTE DEVE FAZER O QUE FOR DE SUA COMPETÊNCIA E NUNCA O QUE ESTIVER ALÉM DESTA 

2Sm 6:6-7: E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e segurou-a, porque os bois a deixavam pender. Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.

CONCLUSÃO

Deixar de fazer o que está ordenado ao obreiro para que faça, não é pior do que fazer o que não é da sua competência.
2Samuel 18:18-30.

Pastor Jorge Albertacci 
Volta Redonda - Rio de Janeiro

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal