O ministro cristão - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

O ministro cristão

ESBOÇOS > Esboços
Efésios 4:1-16

É UMA PROVISÃO DIVINA PARA A IGREJA 

Ef 4:11: E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres.

DEVE SER HONRADO

1Tm 5:17: Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino (RA).

NÃO DEVE TER LIGADA A BOCA

Tm 5:18: Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E, digno é o obreiro do seu salário.

NÃO AGRADA A TODOS

Paulo andou quase que mais preso do que solto.

DE UMA MANEIRA OU DE OUTRA SERÁ RECONHECIDO COMO PROFETA DE DEUS

Ez 2:5: E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber que esteve no meio deles um profeta.

DEVE TER A PALAVRA TEMPERADA COM SAL 

Cl 4:6: A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.

É CHAMADO POR JESUS DE O SAL DA TERRA

Mt 5:13: O sal equilibra o sabor - conserva para não deteriorar - provoca sede (de ouvir a Palavra de Deus)- nem muito e nem pouco, mas, à medida certa - não pode ser insípido - é necessário ao organismo humano - pouco pode causar hipotensão -muito pode causar hipertensão.

DEVE APASCENTAR COM O CORAÇÃO 

Pv 22:23: Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre o gado.

DEVE TER AS QUALIDADES EXARADAS EM 

1Tm 3:2-10: Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.  Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo. Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância, guardando o mistério da fé em uma pura consciência. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.

DEVE SABER QUE O REBANHO É DO SENHOR E NÃO DELE 

1Pd 5:1-3: Aos presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto, nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.

SOMENTE DEVE FAZER O QUE FOR DE SUA COMPETÊNCIA E NUNCA O QUE ESTIVER ALÉM DESTA 

2Sm 6:6-7: E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e segurou-a, porque os bois a deixavam pender. Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.

CONCLUSÃO

Deixar de fazer o que está ordenado ao obreiro para que faça, não é pior do que fazer o que não é da sua competência.
2Samuel 18:18-30.

Pastor Jorge Albertacci 
Volta Redonda - Rio de Janeiro

Voltar para o conteúdo