A evangelização no livro de Atos dos Apóstolos - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

A evangelização no livro de Atos dos Apóstolos

Evangelismo e Missões
___________


NO LIVRO DE ATOS HAVIA APENAS DOIS TIPOS DE EVANGELISMO,  a saber: evangelismo pessoal, e evangelismo em massa.    Mas, dentro de pouco tempo depois da morte dos apóstolos, a controvérsia teológica usurpou o lugar da conquista agressiva de almas para o Reino de Deus,  e em consequência disso o resultado foi a apostasia, o desleixo. Ao chegar o IV século, a Idade das Trevas já havia começado, sendo implantado a partir daí a inversão  dos valores,  os líderes inescrupulosos da igreja passaram a valorizar as propriedades de muitas terras, ao poder humano de  indivíduos sem  conversão a Cristo que vinham para a igreja somente com a  finalidade de lavar não as suas almas, mas, suas riquezas de procedência escusas. E esses indivíduos eram inseridos sem se converterem, sem passarem pelo batismo, no rol dos clérigos.


SOMENTE A PARTIR DO SÉCULO DEZOITO QUE O EVANGELISMO EM MASSA  começou a reaparecer comandado por Wesley, mas, o evangelismo pessoal, conforme era praticado pela Igreja Primitiva, não foi ainda redescoberto com a paixão central propulsora da Igreja Cristã Esta geração evangeliza a Igreja, as salas de aulas teológicas, os púlpitos, as congregações, as casas dos crentes, uma reunião e outra da Igreja, mas, não o mundo. Isto é simplesmente incrível! O edifício da Igreja tornou-se a área mais segregada na terra - o local onde grupos denominacionais se reúnem e ministram a si mesmos em isolamento.

OS CRENTES SE ENCONTRAM ENCLAUSURADOS E TRADICIONALMENTE FIXOS DENTRO  de um grupo de frases cuidadosamente elaboradas que chamamos de nossa Declaração Doutrinária. Fora desse conceito humano tudo é anátema, e com isso a evangelização sofre detrimento, visto que, o ponto de vista humano deve ser observado minuciosamente, respeitando os paradigmas, e partindo desse princípio a evangelização na forma da Igreja Primitiva não dá para ser levada a efeito, porque são tantos esses princípios formais que não há lugar para a genuína evangelização.

COMO SE JÁ NÃO BASTASSE AS FORMALIDADES LEGAIS A SEREM OBSERVADAS  pelos pastores presidentes de Igrejas, no sentido de "Dar a César o que é de César, e a Deus o que é dele" - ainda há outras impeditórias, sob o pretexto de tem que ser tudo certinho que são formadas na cabeça dos que poderiam estar desimpedidos para buscar os pecadores para o edifício da Igreja.

NUNCA TIVE DIFICULDADES PARA DESEMPENHAR  o ministério de evangelizador, também nunca me faltou recurso para adquirir as literaturas necessárias, Deus sempre me supriu delas.

OUTRO MINISTÉRIO QUE DEUS ME CONFIOU, FOI O DA MÚSICA
Tive o privilégio de aprender música junto com o Pastor José Israel do Nascimento. Assim como, as coisas são realçadas com um enfeite, a música não veio como um substitutivo, mas veio para complementar o evangelismo pessoal que fazíamos. As músicas que executávamos com os metais na banda, nos quartetos e corais impeliam os pecadores para o edifício da Igreja, facilmente eles vinham atraídos pelos hinos de Deus e se convertiam. Eram novos músicos e novos coristas se ingressando para conquistarem outros para Cristo. Nessa época havia nas Igrejas muitos crentes que haviam entrado pela primeira vez na Igreja pelo ouvir a execução de um hino para o Senhor. As músicas eram suáveis e atrativas, o Espírito Santo operava e o pecador não resistia.

UMA EXPERIÊNCIA INUSITADA EXPERIMENTADA POR MIM: - os crentes que vem ao Senhor através da música, normalmente são afáveis, mansos e facilmente choram na presença do Senhor.

NOSSA INSISTÊNCIA TEM SIDO ACIRRADA PARA ALISTAR HOMENS E MULHERES  para o edifício da Igreja na expectativa de que lá eles se decidirão aos pés de Cristo, e isso é estimulante para os poucos que já frequentam a Igreja. Mas temos esquecido do mais importante, é que, aproximadamente 90% dos pecadores jamais entrarão numa Igreja, portanto eles nunca poderão ser ganhos para Cristo.

FICAMOS ENTUSIASMADOS  com a presença de uma pessoa importante, da alta sociedade, quando essa adentra os átrios do Senhor, e as vezes até lhe oferecemos um bonita Bíblia de Estudo, mas, os outros milhões se virem terão essa deferência.

É COMUM NÓS INVERTERMOS AS COISAS, não é a classe, as diferentes sociedades, a Igreja, DEPOIS Cristo. Em tudo, Cristo deve estar em primeiro lugar, depois a Igreja. Essa falha predomina na Igreja de hoje, a falta de incentivar e ensinar os crentes a ganhar almas para Cristo - mas, ganhá-las lá onde elas estão, na fábrica, no comércio, no parque, nas ruas, nos lares, nas escolas, nas faculdades.

A CONQUISTA PESSOAL DE ALMAS desenclausura o leigo e leva-o para fora da Igreja, o qual deixa de ser um mero "ouvinte da Palavra". De repente ele entra na arena e torna-se um "pregador da Palavra".  Um reavivamento de evangelismo pessoal será uma redescoberta do Espírito do cristianismo do Novo Testamento.

___________


NOTAS BIBLIOGRÁFICAS

Bíblia Sagrada 3.0 – RC/1995/ARA – SBB
Conquistando Almas – Dr. Terense Osborn 
Jorge Albertacci
30/12/2014
Voltar para o conteúdo