Qual Altar de Deus é a Vida do Cidadão do Céu - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Qual Altar de Deus é a Vida do Cidadão do Céu

LITURGIA > Mensagens Bíblicas
_____________

Qual Atar de Deus é a Vida do Verdadeiro Cidadão do Céu
 
O fogo arderá continuamente sobre o altar, não se apagará, Lv 6:13. A nossa casa deve ser uma extensão da Igreja, e nossa vida um altar contínuo. Somente para Deus. Na Velha Aliança, o altar marcava a vida dos homens que andavam com Deus, todos tiveram suas vidas destacadas pela presença do altar de adoração ao Senhor a sua volta.
 
Se procurarmos ao lado da tena de Abraão jamais encontraremos uma boa piscina ou uma área de lazer, não, não encontraremos tais mordomias ou outras diversões ali, mas o altar de adoração a Deus sim, este sempre o encontraremos. E sendo Abraão o nosso pai na fé, como santos da Nova Aliança, é nosso dever, tomar sobretudo, seus atos como exemplo para nossas vidas em todos seus aspectos.
 
Quando Noé saiu da arca com sua família, seu primeiro ato foi edificar um altar e oferecer sobre ele um holocausto a Deus. O mesmo exemplo foi seguido por Abraão, seu primeiro ato na posse da terra prometida foi edificar um altar ao Senhor. Gênesis 8:20-21. Esta era uma prática  normal nas vidas dos nossos patriarcas. Foi adotada desde os dias de Abraão (Génesis 12:8), Isaque (Génesis 26:25), Jacob (Génesis 33:20). Prestar culto de adoração e louvor a Deus em todos os tempos os santos tiveram como primazia em suas vidas.
 
Antes que Israel entrasse na posse da terra santa, foi ordenado por Deus através do ministério de Moisés que passando para o outro lado do Jordão construíssem um altar, conforme diz Dt 27:4-5: Quando houveres passado para o outro lado do Jordão, levantareis estas pedras, que hoje vos ordeno, no monte Ebal, e as caiarás com cal. E ali edificareis um altar ao Senhor teu Deus, um altar de pedras, não alçarás ferro sobre elas.
 
Josué cumpriu fiel e cabalmente esta recomendação da parte de Deus - edificou o altar conforme o modelo exigido.  Para o povo eleito a maior significação do altar seria sua edificação no monte Gerizim, conforme Dt 27:12-13. E não sobre o monte Ebal onde Deus mandara, visto que, o monte Gerizim expressava a bênção, enquanto que Ebal a maldição.
 
Foi este o conceito da mulher samaritana séculos depois quando falava com Jesus junto ao posso de Jacó. Com efeito a ordem de Deus para edificação do altar nesse monte, certamente era para persuadir seu povo que Ele é o Deus do universo e não um deus geográfico, local e limitado. Ainda mais, os verdadeiros adoradores, adorarão o Pai em espirito e em verdade. Não depende de lugar, depende da circunstância a adoração de Seus filhos.
 
Tendo  edificado o altar ao Deus de Israel, Josué então aproveitou a oportunidade de quebrantamento espiritual em que eles se encontravam, para fazer uma reflexão dando-lhes instruções fazendo-os lembrar das misericórdias de Deus, não somente durante a peregrinação, mas, da entrada na Terra Prometida. Ele lembra a toda a nação de Israel que as bênçãos de Deus somente virão ao nosso encontro sob as asas da obediência e humilhação. Dt 28:1-13.
 
Josué foi um verdadeiro ministro de Deus: Nunca deixava de ensinar ao povo o que aprendia de Deus, este é o exemplo a ser seguido pelos ministros do Senhor Jesus Cristo na presente dispensação. O altar é o ponto de encontro com Deus. Observando através dos séculos, podemos detectar como as vidas dos grandes homens de Deus estavam pontilhadas de altares. Na dispensação da graça, o altar da comunhão e da oração deve estar presente na vida de cada crente, e principalmente nas vidas dos que ministram na casa de Deus. E não somente isto, mas sobretudo, o nosso corpo deve ser transformado num templo e nosso coração num altar onde um sacrifício santo e agradável a Deus seja oferecido permanentemente a Ele por meio de Jesus Cristo.
 
Os  servos de Deus da Velha aliança nunca arredaram seus pés do altar do Senhor, e nós também nunca devemos arredar os nossos. O fogo arderá continuamente sobre o altar e não se apagará, esta foi a ordem de Deus a Moisés a ser transmitida a Arão.
 
O fogo era o sinal marcante da presença de Deus nos seres e nas coisas. Concluímos então, que o fogo divino deve arder no céu, no altar, no monte, e no inferno também, conforme Dt 32:22, nos inimigos, nos corações, e sobre a Igreja a chama Pentecostal do Espírito Santo, deve permanecer acesa em cada coração, e esta chama do Espírito, somente continuará acesa, se o altar da comunhão com o Pai estiver levantado.
 
Se nosso altar estiver quebrado ela não virá, pois em altar quebrado Deus não opera 1 Reis 18: 26:35. Porém se nós nos dispusermos a reerguer o altar que deixamos cair o Senhor com infinita misericórdia, ouvirá as nossas orações, mas em altar desmantelado Deus não opera.
 
Quantos altares que foram erguidos por Deus, e hoje se encontram desmantelado, e despedaçado! Você  meu irmão que já foi usado nas mãos do Senhor, e que hoje está em busca de um evangelho sem cruz, do evangelho da facilidade, do evangelho voltado para as coisas materiais, você se esqueceu que sua alma custou preço de sangue?
 
Você  se esqueceu que você é o altar do Espírito Santo? Você que já ganhou almas para o Reino de Deus sem palavras, sem pregação, somente com o seu porte de vida santa, com o seu semblante de crente salvo. Você se esqueceu que Jesus está prestes a voltar? Na Igreja o fogo não se apaga, é operação divina, você não pode ficar de fora. Reconcilie com Deus, volte para a Igreja, olha bem para sua alma, vê se ela não está querendo mesmo é Deus, entenda amigo sua alma precisa de Deus!
 
O evangelho que aprendemos é o evangelho da Cruz, o evangelho da peleja, da luta, o evangelho que chaga a ser loucura para os incrédulos. Mas o poder de Deus para os que o aceitam.
 
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Isaías 55:6-10.
 
Assim disse o Senhor Jeová: Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos. Pela manhã destruirei todos os ímpios da terra, para desarraigar da cidade do Senhor todos os que praticam a iniquidade. Salmos 101:6-8. 
 
Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.
 
Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim. Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. Isaías 45:20-22.
_____________

Harpa Cristã
Nº 507

O Salvador te quer salvar,
Ó pecador, vem sem tardar;
Recebe no teu coração
A gloriosa salvação!


 
Jesus salva, Jesus salva,
Jesus salva o pecador.
Ele te ama, hoje te chama,
Com Sua voz de amor;
Jesus salva, Jesus salva,
Jesus salva o pecador.
Vem tu agora, vem sem demora,
Te entregar ao Senhor.
 
 

O Salvador te chama, vem,
Recebe logo o sumo bem;
A salvação, o dom de Deus,
A Jesus Cristo, o Rei dos céus.
 


O Salvador, chorando está,
Por que não te entregas já?
Vem hoje mesmo a Jesus.
Vem receber celeste luz!
 
_____________



Jorge Albertacci
Atualmente Pastor Emérito da Catedral das 
Assembleias de Deus do Retiro
Presidida desde de 2008 pelo Pastor Pedro Gonçalves da Luz
Rua Engº Joaquim Cardozo, 448 - Retiro - 27281-360  
Volta Redonda - Rio de Janeiro

 
Voltar para o conteúdo