A Cooperação - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

A Cooperação

Teologia do Obreiro
______________

Marcos 2:1-12
Texto Bíblico

O Paralítico de Cafarnaum

"E, alguns dias depois, entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa.  E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta eles cabiam; e anunciava-lhes a palavra.  E vieram ter com ele, conduzindo um paralítico, trazido por quatro.  E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.  E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.  E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seu coração, dizendo:  Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?  E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração?  Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda?  Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),  a ti te digo: Levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa.  E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos."

INTRODUÇÃO
 
Tudo quanto envolve a Obra de Deus, somente é realizado com eficiência se houver cooperação; um bom exemplo disto temos no episódio do paralítico de Cafarnaum, conduzido por quatro a Jesus.
 
1.  COOPERAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO
- Moisés elegeu 70 cooperadores - Nm 11:16, 17, 24;
- Josué foi um fiel cooperador - Dt 34:9 - Js 1:1;
- Arão e Miriã eram cooperadores de Moisés - Êx 4:14-16;
- Eliseu era cooperador de Elias - 1Rs 19:19-21;
- Neemias tinha seus cooperadores - Ne 4:16-20.
 
2.  OS INIMIGOS DA COOPERAÇÃO
- São os murmuradores - Nm 12:1-2, 10;
- São os que rebelam contra a Obra - Nm 16:1-3;
- São os que põem obstáculo contra a obra - Nm 14:1-3;
- São os que causam danos à obra - Nee 4:8
- São os desamparam seus companheiros na obra - 2Tm 4:10.
 
3.  A IMPORTÂNCIA DA COOPERAÇÃO
- A cooperação trás progresso - At 2:47;
- Cooperar é um ensino das Escrituras - Ec 4:9-10;
- A cooperação estimula a comunhão na Igreja - At 2:42;
- A cooperação fortalece os laços de amizade na Igreja - At 18:1-3; Rm 16:3;
- A cooperação fortalece os laços de amor na Igreja - At 2:46.
 
4.  QUE SIGNIFICA A COOPERAÇÃO
- Significa obediência;
- Significa assistir o necessitado;
- Significa estar unido na luta - Êx 17:12b;
- Significa levar as cargas uns dos outros - Gl 6:2-4;
- Significa desenvolver o ministério para o qual foi chamado pelo Senhor;
- Significa discernir que o crente sempre está onde Deus precisa dele;
- Paulo e Silas, presos, entenderam que era ali que eles tinham que fazer a obra;
- Significa fazer o que encontrar por fazer; não tem esta de ser presbítero, pastor, ou quem quer que seja.
 
5.  O VALOR DA COOPERAÇÃO NA OBRA DO SENHOR
- Jesus não a dispensou - Mc 3:13-15;
- João Batista fez uso dela - Mt 9:14;
- A Igreja Primitiva tinha seus cooperadores - At 6:3-6;
- Paulo tinha o seu grupo de cooperadores - Rm 16:1-23;
- A Igreja hoje não dispensa os seus cooperadores - 1Co 3:9.
 
CONCLUSÃO

A cooperação deve começar em casa, entre marido e mulher, pais e filhos, entres os irmãos. A família que aprende viver o espírito da cooperação consequentemente agradará a Deus e viverá em paz a vida toda. Da mesma forma nas empresas. O empresário que não se reunir periodicamente com seus funcionários para motivá-los a trabalhar em equipe, corre o risco de ter sua empresa minguada. Mas, quando o empresário reune com os seus funcionários periódicamente, motivando-os a trabalharem em equipe, com metas pré-estabelecida, premiando-os em conformidade com a produção de cada um, com certeza a mão de obra ficará mais barata diante da produção aumentada pelo incentivo. Uma palavra só, mal colocada, desanimadora, corretiva de forma áspera, é capaz derrotar com um mês de trabalho do funcionário, ainda mais quando este trabalha por produção, ou por comissão.
 
Na Igreja o que mais atrapalha a cooperação é aquela história: “sou crente há 30 anos e ainda não sei o ministério que Deus tem na minha vida” – “eu quero fazer muitas coisas, mas o pastor não me escala” – “Deus tem um mistério contigo, mas não é nesta Igreja” – “Deus quer te usar, mas é em terras distantes, do outro lado do mar”. Acaba o tempo passando, o indivíduo ficando velho ou doente, ou até mesmo morrendo e não fazendo NADA! Deus precisa do homem ou da mulher onde ele ou ela estiver. Onde você estiver: em casa, viajando, no trabalho, na escola, na Igreja, às vezes até internado ou na prisão, conforme Paulo e Silas,  é ali que Deus precisa de você. A não ser, a não ser, que você não tenha compromisso com Ele, não aceitou assumir, aí sim, aí, você pode ficar à vontade. Pode comprar um bom automóvel e uma boa casa de praia, porque você não está a trabalho do Reino. Seu instinto pode ser o de mandar, e com este instinto, o da COOPERAÇÃO não encontra lugar.

______________

 
Pr. Jorge Albertacci
Volta Redonda – Rio Janeiro
Assembleia de Deus
E-mail: prjorgealbertacci@yahoo.com.br
 
 
 

 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal