Os três tribunais - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Os três tribunais

ESBOÇOS > Esboços
Se não Fosse o Tribunal da Graça
O que seria dos pecadores?
João 8:1-11

INTRODUÇÃO

É interessante observar que ivoluntariamente aqueles homens levaram a mulher condenável a Jesus! Em busca do caminho da morte - enveredaram-se pelo caminho da vida! Isto é graça! A pena de morte (naquele caso era ilegal (Lv 20:10; Dt 17:2-5). Levou a mulher pecadora ao Homem, através do qual, Deus manifestou Sua incomensurável graça a este mundo na forma mais expressiva de todas as dispensações. Em Jesus, o Pai formou um elo ligando o pecador a Ele (Tito 2:11-14) - "Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras."

ESBOÇO

1. - O TRIBUNAL DA OPINIÃO PÚBLICA:  

E pondo-a no meio, disseram: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu pois que dizes? (Jo. 8:4-5).

2. - O TRIBUNAL DA CONSCIÊNCIA:

E como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.

3. - O TRIBUNAL DA GRAÇA:

E endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.

CONCLUSÃO


 
Uma posição enfática em relação ao pecado na carta aos Romanos, encontra-se no capítulo 6.23 – O salário do pecado é a morte! Podemos sair de uma situação pecaminosa com uma determinada experiência emocional (adâmica) em torno do fato vivenciado, mas a falta do arrependimento e a insistência não traz graça e sim destruição afinal  “Que diremos então? Continuarmos pecando para que a graça aumente? (Rm 6:1)." Claro que não! Esta falsa ideia de que “Deus conhece a nossa ‘carne fraca’ e sujeita ao pecado” e compactua com ela quando Jesus morreu e ressuscitou mostrando ser possível passar pelas tentações sem ser tomado por elas e que, isto sim, é um fator gerador de autoridade e bênçãos. Até a vinda de Jesus Cristo entre nós, o pecado tinha valores: Uma rolinha, um pombo, um cordeiro ou até mesmo um boi, eram oferecidos conforme a intensidade do pecado (transgressão, rejeição e abominação). Ao homem era lícito encontrar-se com o sacerdote e livrar-se dos seus pecados por intermédio do derramamento de um sangue inocente.  Após a vinda de Jesus Cristo saímos da experiência emocional-adâmica “onde aumentou (abundou) o pecado” concebido por meio do primeiro Adão, que representa a humanidade com todas as suas falhas, e entramos no padrão neotestamentário, do segundo Adão – Jesus Cristo, onde transbordou (superabundou) a graça por intermédio do derramamento do sangue de Cristo, sujeito aos pecados, mas vencedor em todos eles conforme lemos em 1Coríntios 15:45 – “Assim está escrito: “O primeiro Adão, tornou-se um ser vivente, o último Adão, Espírito vivificante”. (Pr. Altamir de Souza Na Visão de Multidões! Blog da Família Cristã - Em Palavra e Vida).

NOTAS


Pr. Marcos Antonio
Gravetos Para Estudos e Sermões

POSTAGEM

Pastor Jorge Albertacci
Jubilado da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda - Rio de Janeiro
Volta Redonda - Rio de Janeiro
Voltar para o conteúdo