Cooperação uma prática que agrada a Deus - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Cooperação uma prática que agrada a Deus

TEOLOGIA DO OBREIRO > Teologia do Obreiro III
___________ 


Cooperação Uma Prática Que Agrada a Deus

O Paralítico de Cafarnaum 

Texto Bíblico

Marcos 2:1-12

 
E, alguns dias depois, entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa.  E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta eles cabiam; e anunciava-lhes a palavra.  E vieram ter com ele, conduzindo um paralítico, trazido por quatro.  E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.  E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.  E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seu coração, dizendo:  Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?  E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração?  Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda?  Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),  a ti te digo: Levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa.  E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos. (Marcos 2:1-12).
 
INTRODUÇÃO
 
Tudo quanto envolve a obra de Deus somente se realiza com eficiência quando há cooperação entre os irmãos. Um bom exemplo disto temos no episódio do paralítico de Cafarnaum, que foi conduzido por quatro a Jesus, citado no texto bíblico em epígrafe.
 
SINÔNIMO DO TERMO

Para enfatizar o assunto em apreço, ressalvando as redundâncias, relato aqui os sinônimos da palavra “cooperação” no afã de facilitar a compreensão dos que me leem, na forma a seguir: cooperação, ato de prestar ajuda, aporte, achega, auxílio, contribuição, incentivo, subsídio, subvenção, custeio, financiamento, apoio, concurso, assistência, participação, solidariedade, coadjuvação, sinergia, acordo, entendimento, união, associação, coesão e  colaboração.






 COOPERAÇÃO NA BÍBLIA


1.  EM PRINCÍPIO COOPERAÇÃO É:
- A alegria do amor ao próximo - Fp 2.2-5;
A assistência social aos necessitados - Rm 12.13; Tg 1.27;
A lição humanitária do Samaritano - Lc 10.33-37;
A beneficência social na igreja primitiva - At 2.42-47; 4.32-37;
- A certeza de que Deus não esquece o bem altruísta que fazemos - Hb 6.10;
A compaixão pelos necessitados é fruto do amor - 1 Jo 3.17,18.

 
2.  COOPERAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO
- Moisés elegeu 70 cooperadores - Nm 11:16, 17, 24;
- Josué foi um fiel cooperador - Dt 34:9 - Js 1:1;
- Arão e Miriã eram cooperadores de Moisés - Êx 4:14-16;
- Eliseu era cooperador de Elias - 1Rs 19:19-21;
- Neemias tinha seus cooperadores - Ne 4:16-20.
 
 
3.  OS INIMIGOS DA COOPERAÇÃO
- São os murmuradores - Nm 12:1-2, 10;
- São os que rebelam contra a Obra - Nm 16:1-3;
- São os que põem obstáculo contra a obra - Nm 14:1-3;
- São os que causam danos à obra - Nee 4:8
- São os que desamparam seus companheiros na obra - 2Tm 4:10.

 
4.  A IMPORTÂNCIA DA COOPERAÇÃO
- A cooperação trás progresso - At 2:47;
- Cooperar é um ensino das Escrituras - Ec 4:9-10;
- A cooperação estimula a comunhão na Igreja - At 2:42;
- A cooperação fortalece os laços de amizade na Igreja - At 18:1-3; Rm 16:3;
- A cooperação fortalece os laços de amor na Igreja - At 2:46.

 
5.  QUE SIGNIFICA A COOPERAÇÃO
- Significa obediência;
- Significa assistir o necessitado;
- Significa ser bem aventurado - (Sl 41:1)
- Significa estar unido na luta - Êx 17:12b;
- Significa levar as cargas uns dos outros - Gl 6:2-4;
- Significa desenvolver o ministério para o qual foi chamado pelo Senhor;
- Significa discernir que o crente sempre está onde Deus precisa dele;
- Paulo e Silas, presos, entenderam que era ali na cadeia que eles tinham que fazer a obra;
- Significa fazer o que encontrar por fazer; não tem esta de ser presbítero, pastor, ou quem quer que seja.

 
6.  O VALOR DA COOPERAÇÃO NA OBRA DO SENHOR
- Jesus não a dispensou - Mc 3:13-15;
- João Batista fez uso dela - Mt 9:14;
- A Igreja Primitiva tinha seus cooperadores - At 6:3-6;
- Paulo tinha o seu grupo de cooperadores - Rm 16:1-23;
- A Igreja de hoje não dispensa os seus cooperadores - 1Co 3:9.
 
COOPERAÇÃO EM CASA E NA EMPRESA
 
A cooperação deve começar em casa, entre o marido e a mulher, pais e filhos e entres os irmãos. A família que aprende a viver o espírito de cooperação consequentemente agradará a Deus e viverá em paz a vida toda. Da mesma forma nas empresas. O empresário que não se reunir periodicamente com seus funcionários para motivá-los a trabalhar em equipe, corre o risco de ter sua empresa minguada. Mas, quando o empresário reune com os seus funcionários periódicamente, motivando-os a trabalharem em equipe, com metas pré-estabelecida, premiando-os em conformidade com a produção de cada um, com certeza a mão de obra ficará mais barata diante da produção aumentada pelo incentivo. Uma palavra só, mal colocada, desanimadora, corretiva de forma áspera, é capaz derrotar com um mês de trabalho do funcionário, ainda mais quando este trabalha por produção, ou por comissão. O empresário que não coopera com os seus empregados, não terá cooperação da parte destes.

COOPERAÇÃO NA IGREJA
 
Na Igreja o que mais atrapalha a cooperação é aquela história: __sou crente há 30 anos e ainda não sei o ministério que Deus tem na minha vida – eu quero fazer muitas coisas, mas o pastor não me escala, o pastor não me vê – Deus tem um ministério contigo, mas não é nesta Igreja – Deus quer te usar, mas é em terras distantes, do outro lado do mar. Acaba o tempo passando, o indivíduo ficando velho ou doente, ou até mesmo morrendo e não fazendo nada! Deus precisa do homem ou da mulher onde ele ou ela estiver - aqui e agora. Onde você estiver: em casa, viajando, no trabalho, na escola, na Igreja, às vezes até internado ou na prisão, conforme Paulo e Silas,  é ali que Deus precisa de você. A não ser, a não ser, que você não tenha compromisso com Ele, não aceitou assumir, não aceitou abnegar-se a Ele, aí sim, aí, você pode ficar à vontade. Pode comprar um bom automóvel e uma boa casa de praia, porque você não está a trabalho do Reino. Seu instinto pode ser o de mandar, e com este instinto, o da COOPERAÇÃO não encontra lugar.

EM CRISTO TUDO SE FAZ NOVO

O Reino de Deus, anunciado pelo Senhor Jesus Cristo, era inclusivo. Ele amou e curou os paralíticos e os cegos. Nos tempos antes de Jesus, as pessoas com deficiência não eram valorizadas; elas viviam à margem da sociedade. Existia a crença errônea de que as deficiências físicas eram resultado de algum pecado: "E os discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? (Jo 9:2). No Antigo Testamento, o coxo e o cego não poderiam exercer o oficio de sacerdote (Lv 21:18). Mas Jesus não os rejeitou, mostrando que estes também poderiam fazer parte do Reino de Deus. Que possamos preparar nossas Igrejas para receber e integrar as pessoas com deficiência. 

"As águas de Betesda eram, de vez em quando, agitadas por um anjo de Deus. Quando isso acontecia, o primeiro enfermo a descer ao poço era imediatamente curado. Nessa expectativa, havia, ali, uma multidão de coxos, mudos, surdos e cegos. Cada uma daquelas pessoas com deficiência tinha alguém para baixá-la às águas. Mas o enfermo, com quem Cristo falou não tinha ninguém para ajudá-lo. Então, o próprio Senhor tratou de incluí-lo em seu Reino; salvou-lhe a alma e curou-lhe o corpo. Existem muitos que não podem ver, não podem falar, ouvir, andar e, às vezes, não conseguem atinar com a razão. Por isso, como Igreja do Senhor, precisamos alcançar aqueles com deficiência. O desafio da evangelização — Obedecendo o ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura" - Claudionor de Andrade - Lições Bíblicas EBD CPAD - 11 de Setembro de 2016.

CONCLUSÃO

O texto bíblico introdutório deste estudo, esclarece, ilustra e ensina o efeito da cooperação na obra de Deus. A evangelização é a forma mais rica de cooperação, porque é através dela que os pregadores conduzem o pecador a Cristo. O cooperador não é egoista e nem miserável. O cooperador se sente bem quando está prestando ajuda a alguma pessoa. Se todos os crentes tivessem o instinto de cooperação, seria menos o sofrimento entre os santos do Senhor. Nesse episódio, Jesus havia chegado em Sua casa em Cafarnaum - praticamente toda cidade tomou conhecimento que o Mestre estava em casa, tanto que a casa estava lotada, não cabia mais ninguém. O paralítico a que refere o texto também estava em casa ou onde ele costumava ficar. Numa extremidade estava Jesus, e na outra o homem que tanto precisava dele, mas, como ir até onde estava Jesus? Onde não havia lugar, nem mesmo junto à porta cabia mais pessoas - Marcos 2:2. Todos sabiam e criam no poder curador do Senhor Jesus. De um lado o nessecitado que não conseguia andar, dou outro lado Jesus Cristo com todo poder em Suas mãos, o que Ele mesmo disse: "E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém."  (Mateus 28:18-20). Para o paralítico faltava-lhe somente alguém disposto a lhe ajudar, o que não demorou aparecer: quatro homens resolutos compareceram à sua casa, colocou-o sobre uma cama e o levaram até à casa do Senhor Jesus, chegando lá, como não dava para entrar devido a multidão que interrompia a entrada, a boa vontade, o desejo em ajudar, a presença do espírito de cooperação os impulsionou a destelhar a casa do Senhor para sobre aquela brecha passarem com o paralíco sobre a cama, simultaneamente, Jesus  vendo a fé que eles tinham, disse ao paralítico: "Filho, os seus pecados estão perdoados - Levante-se, pegue a sua cama e vá para casa".  Ele se levantou, pegou a cama e saiu à vista de todos. Estes ficaram atônitos e glorificaram a Deus, dizendo: "Nunca vimos nada igual" Os cooperadores  entendem que a evangelização que não inclui as pessoas com deficiência é incompleta e não expressa plenamente o amor de Deus. 

___________ 

 
 
Pr. Jorge Albertacci
Volta Redonda – Rio Janeiro
Assembleia de Deus
 
 
 
Voltar para o conteúdo