O Cuidado de Paulo Com a Palavra de Deus - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

O Cuidado de Paulo Com a Palavra de Deus

Esboço III > Esboço IV
________

O Cuidado de Paulo Com a Palavra
2Timóteo 4:1-5

 
01. - CONJURO-TE: 
2Tm 4:1 – esta  solene incumbência pode ser comparada com 1Tm 5:21 – 1Tm 6:13-16 – e termina com o desafio final  2Tm 4:6-8).
 
02. - QUE PREGUES A PALAVRA: 
2Tm 4:1 – pregar a Palavra é diferente do que simplesmente pregar = observar o seu teor – sem “eixegese” – sem acrecentar e nem diminuir – sem alterar – comparar o texto com contextos – não usar conjecturas descabidas – não usar ilustrações mentirosas.
 
03. - INSTAR: 
I2Tm 4:2 – O Ministério cristão sempre se conserva em prontidão para pregar a sã doutrina da Bíblia. O Obreiro do Senhor deve estar sempre preparado = pedir com instância com insistência ­ solicitar reiteradamente – apelar – insistir.
 
04. - EXORTAR: 
grego "PARAKALEÕ" = Consolar – encorajar – animar  – exortar.
 
05. - LONGANIMIDADE E DOUTRINA: 
ensinar com grandeza de ânimo  ensinar com coragem – ensinar enfrentando as adversidades a favor de alguém ensinar com espírito bondoso –  ensinar com  generosidade – ensinar segundo o Fruto do Espírito
 
06. - CONCUPISCÊNCIAS:  
forte desejo carnal ­ um forte anseio de fazer algo que aborrece a Deus ­obsessão por ter algo de forma desonesta cobiça – apetite carnal desregrado – loucura por sexualidade promíscua concupiscência da carne – concupiscência dos olhos.
 
07. - FÁBULAS: 
Voltar às conversas e ideias antigas – lendas.  
 
Conjugação dos três verbos da Paracletologia:
a. Corrige, apela pela razão;
b. Repreende apela pela consciência;
c Exorta, apela pela vontade;
 
08. - UMA PROFECIA QUE SE CUMPRE DESDE O ANO 315 a.D:
  Intensificando muito com o decorrer do tempo – 2Tm 4:3.
  Porque virá tempo em que não sofrerão – receberão  – aceitarão  ­–  sentirão  ­–  acatarão – apoiarão a sã doutrina.
 
09. - DESVIARÃO OS OUVIDOS: 
2Tm 4:4 – a fé é pelo ouvir  – Rm 10:17 – Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hb 11:6 – desviando os ouvidos da pregação, jamais ouvirão as Boas Novas do evangelho.
 
10. - SÓBRIO: 
Significa lucidez moral – vigilante – contrário de adormecido  nunca embriagado  nem insensível  atento  firme na Igreja.
 
CONCLUSÃO
 
Ser pregador da Palavra de Deus além de ser um privilégio, é uma honra. É através da pregação de se adquire conhecimento, que se adquire fé, é através da pregação que se entende as coisas de Deus, atinetes ao Seu Reino Celestial. O único sinal de que Deus está aprovando o pregador é quando há conversão de almas do mundo para o Reino de Deus. Havendo coversão de almas, há batismo nas águas, há Santa Ceia do Senhor, há batismo no Espírito Santo, há motivação para a evangelização, há motivação para o trabalho, há desprendimento das coisas mundanas, há interesse por visita aos presos, aos enfermos, aos nessecitados e aos novos convertidos.
________

BIBLIOGRAFIA

Comentário Bíblico Beacon - CPAD
Comentário Bíblico Matthew Henry - CPAD

Jorge Albertacci
Pastor Emérito
Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda - RJ

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal