O homem que põe no Senhor sua confiança - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

O homem que põe no Senhor sua confiança

Esboço III
___________


INTRODUÇÃO

Um varão sábio é forte, e o varão de conhecimento consolida a força – Provérbios 24:5. Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé – Salmo 20:7-8.

1. ELE TEM SEGURANÇA

- O Anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra - Salmo 34:7;
- Os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam misericórdia – Salmo 33:18.

2. NÃO SE ABALAM

- Os que confiam no SENHOR serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre – Salmo 125:1;
- Lança o teu cuidado sobre o Senhor e Ele te sustentará, nunca permitirá que o justo seja abalado – Salmo 55:22.

3. TEM SUAS DECISÕES NORTEADAS PELO SENHOR

- Guia-me pelas veredas da justiça – Salmo 23:3;

- Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará – Salmo  37:5;

- Eia, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos.  Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece.  Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.  Mas, agora, vos gloriais em vossas presunções; toda glória tal como esta é maligna. Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado – Tiago 4:13-17;
 
- Quem me conduzirá à cidade forte? Quem me guiará até Edom? – Salmos  60:9. 
 
- Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor – Salmo  40:1. 
 
- O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? – Salmo  27:1; 
 
- Assim diz o Senhor, o teu redentor, o santo de Israel: Eu Sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho que deves andar – Is 48:17 – Êx 13:22-22.

CONCLUSÃO

O servo fiel nunca está isento de lutas, de perseguições, tribulações e aflições, mas, em tudo sendo sempre mais do que vencedor, sempre em posse da vitória em Cristo Jesus nosso Senhor. Do mesmo modo que o Senhor guardou Daniel na cova dos leões e seus três companheiros: Sadraque Mesaque e Abed-Nego na fornalha de fogo ardente de Nabucodonosor – e nos guardará nas perseguições, nas tribulações, nas aflições.

ENTENDENDO MELHOR

Deus nos guarda “na” e não da “da” – Ele nos guarda “no” e não “do” – embora esta não seja via de regra, mas, normalmente é assim.
DIFERENTE: O Senhor nos guardará “da” Grande Tribulação e não “na” – porque no primeiro dia da Grande Tribulação a Igreja do Senhor terá sido arrebatada e consequentemente estará com Ele nas Bodas do Cordeiro.  

___________


Jorge Albertacci
Volta Redonda – Rio de Janeiro
Pastor Emérito da Assembleia de Deus do Retiro

 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal