Lembrando dos Caminhos por Onde Passamos - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Lembrando dos Caminhos por Onde Passamos

Pr. José Edson
_____________

Lembrando dos Caminhos por Onde Passamos

Pastor José Edson

Texo Bíblico Introdutório

Hebreus 12.12-13

Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados. E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente, antes seja sarado. 

INTRODUÇÃO

Estamos chegando no limiar do Ano Novo. E muitas foram as lutas; daqueles que enfrentaram seriamente a vida espiritual como ela é. (2 Co 7.2-10; 2 Tm 2.3). Lutas, decepções e sofrimentos, fazem parte da experiência do cristão; donde ele deve tirar proveito, se aperfeiçoar e considerar os caminhos de Deus na sua vida. (Dt 8.2).

COMENTÁRIO

I – Devemos lembrar dos caminhos por onde passamos durante todo esse ano. E considerar, e raciocinar sobre os erros, as vergonhas, os prejuízos e as perdas que tivemos. “Os buracos que deixamos devemos tapá-los”. Devemos lembrar de onde caímos, e voltar e praticar as primeiras obras, (ou voltarmos às boas obras).

Quantas vidas ajudamos, mas quantas prejudicamos! Quantas alegramos e quantas deixamos tristezas! Quantas deveríamos ajudar e não ajudamos! No lugar de amizade fizemos inimizades! O bem que fizemos e não fomos reconhecidos não devemos deixar de continuar praticando, porque Deus os recolheu para Sua memória! (Gl 6.9; Ap 2.1-3). As almas que evangelizamos, as vidas que conduzimos à Casa do Senhor! As orações e intercessões não foram em vão, no seu tempo as respostas virão! Devemos tornar a nos fortalecer no Deus que nos renova. As almas que apascentamos, os corações que consolamos, as vidas que motivamos a seguir a Cristo, são obras aprovadas por Deus! (Mt 25.23).

II 
 A exortação do apóstolo é que devemos “tornar a levantar” (ou levantar outra vez). As mãos cansadas e os joelhos desconjuntados (ou trementes). Sabendo que o nosso descanso não é aqui. Neste próximo ano, tornemos ou continuemos fazendo a obra do evangelho.  Porque, foi para isto que fomos chamados, para darmos frutos no Reino de Deus. (Jo 15.1-3).

III – No mesmo capitulo o escritor usando estas metáforas explica o que são: Mãos cansadas, joelhos trementes, caminhos direito para os pés, quis dizer:

1- Seguir a paz com todos e a santificação. (Vers 14);

2- Ter o cuidado de não nos excluirmos da graça de Deus. Já que a graça de Deus foi derramada abundantemente sobre nós. (Vers. 15;Tt 3.6);

3- Como cristão não devemos ser devasso (ou corrompido e depravado). ( Vers. 16);

4- Porque na graça de Deus não chegamos no Monte da Lei, mas ao Monte Sião (Ou o Monte da Glória de Deus. (Vers. 18,22).5- Chegamos a universal assembleia que é a igreja, o corpo de Cristo. (Vers. 23; I Tm 3.15);

6- A Aliança mediadora no sangue de Cristo. (Vers. 24; Mt 25.23; Hb 10.4).

CONCLUSÃO

Pelo que, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade, porque o nosso Deus é um fogo consumidor. (Vers. 28-29). Paulo recomenda seguir os bons exemplos: O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. (Fl 4.9).

_____________


Em 02-01-18
José Edson  
Pastor Presidente da Assembleia de Deus no Ano Bom
Av. Presidente Kennedy, 1502
Barra Mansa - RJ
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal