O Poder Eficaz do Sangue de Jesus - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

O Poder Eficaz do Sangue de Jesus

ESBOÇOS > Esboço III
Lucas 4:14-21
____________________________________________________________________________________

INTRODUÇÃO

Embora a cruz tenha sido um madeiro, ela transmitiu uma mensagem a este mundo que já ressoa por mais de dois mil anos. Uma mensagem eficaz, cujo efeito não terá fim, e por ela milhões e milhões de pessoas já foram alcançadas pelo poder do sangue de Deus. Sua mensagem é tão poderosa e abrangente, que o apóstolo do Senhor, Paulo, não se conteve quando escrivia sua primeira carta aos Coríntios 2:1-8, e assim declarou:  E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.  Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.  A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder,  para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. Todavia, falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;  mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;  a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.

____________________________________________________________________________________

ESBOÇO

1. Limpou-nos das impurezas do pecado – Jo 15:3 – Tt 3:5 – Ef 5:26 – Ap 1:5.
 
2. Trouxe-nos salvação, da qual estávamos todos destituídos e distanciados de Deus – Tt 2:11 – Hb 2:3 – Lc 19:10 – Rm 13:11-12.
 
3. Quebrou todas as nossas maldições de qualquer procedência – Dt 23:25 – Nee 13:2 – Pv 3:33 – Pv 26:2 – Gl 3:13-14 – Ap 22:3 – Cl 2:14 – Cl 2:12 - Jo 1:29 – Rm 8:1 – Sl 105:8 – 1Pe 2:9 – 2Co 5:17.
 
4. Agregou-nos – pelos Laços do Calvário restituiu-nos ao nosso instinto gregário como ovelhas Suas – Is 55:6, 10 – Is 54-17 – Ef 2:12-16.
 
5. A Palavra da Cruz teria sido vã? Teria sido algo sem importância, sem eco, vazia,  a Palavra da Cruz? 1Co 1:17, 18, 21, 22, 23.
 
6. O perigo dos Rudimentos do Mundo – "Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo" (Cl 2:8). Gl 4:3 – Cl 2:8, 20, 21 – Gl 4:9 – Hb 5:12. RUDIMENTOS DO MUNDO, literalmente é: "elementos do universo", ou "rudimentos do mundo", em nossas versões. A palavra stoicheion"fun­damento, elemento", aparece na fi­losofia grega para os quatro ele­mentos da natureza: terra, água, ar e fogo que, segundo ensinavam os físicos gregos, compõem a totalida­de do mundo (2 Pe 3:10, 12). No parecer de outra escola filosófica da Grécia Antiga, significava "elementos espirituais", ou "espírito vivo", que se difundia por toda a natureza como força vivificante.

____________________________________________________________________________________

RESSALTANDO 
OS RUDIMENTOS DO MUNDO
 
Todavia é mister frisar que o termo em tela nos dizeres do apóstolo Paulo, é usado com o sentido de "princípio básico" (Hb 5:12) e de "elementos judaicos" ou "adoração cósmica" do sincretismo helênico (Gl 4:3, 9). O termo deve ser anali­sado à luz do contexto e, aqui, mos­tra que são uma referência aos poderes demoníacos que se opunham a Cristo. Veja que o apóstolo con­trapõe esses rudimentos a Cristo: "segundo os rudimentos do mun­do e não segundo Cristo".

 ____________________________________________________________________________________

CONCLUSÃO
 
“Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.” (1 Coríntios 1:18). Para os salvos, lavados no sangue de Jesus ela é lâmpada para os seus pés e luz para o seu caminho. O poder do sangue de Jesus é eficaz, porque em todas as dispensações ele aparece protegendo a casa dos redimidos do Senhor. O sangue de Jesus é o resultado do Seu sacrifício vicário na cruz, onde Ele, como ovelha muda, foi moído, pelas nossas transgressões – segurando nossas vidas até o dia do arrebatamento dos santos às Mansões Celestiais.

____________________________________________________________________________________

NOTAS BIBLIOGRÁFICAS

Bíblia Sagrada ARC 1995 SBB - Rio de Janeiro
Manual de Apologética Cris­tã - Rio de Janeiro: CPAD, Ezequias Soares
Pr. Jorge Albertacci – 30 de Março de 1993 - Reformulado em: 03 de Setembro de 2016
Voltar para o conteúdo