O Processo da Santificação - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

O Processo da Santificação

Santificação
____________

QUE CADA UM SAIBA CONSERVAR O SEU VASO EM SANTIFICAÇÃO E HONRA

Texto Bíblico

(1 Tessalonicenses 4:3-8)

"Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação; Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;  Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.  Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo."

01. PAULO LOUVA OS TESSALONICENSES: 

Pelo porte de vida, mas os conclama a continuarem crescendo em novidade de vida (1Ts 3:12-13): E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros, e para com todos, como também o fazemos para convosco; Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.

02. PAULO AFIRMA QUE SUA PREGAÇÃO NÃO SE RESUMIA A MERAS PALAVRAS: 

Mas que vinham de Deus. Tendo com isto autoridade para falar, onde e quando quisesse (1Ts 2:13): Pelo que também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.

03. A VONTADE DE DEUS, A VOSSA SANTIFICAÇÃO: 

A Bíblia entende a vontade de Deus de duas maneiras: descritiva – oculta = secreta (Ef 1:11) em outras passagens, como a vontade – revelada – perceptiva (1Ts 5:18 – Dt 29:29).

04. EM SANTIFICAÇÃO E HONRA: 

Esta vontade de Deus que até as crianças sabem – o texto em apreço trata exclusivamente dos pecados sexuais: adultério; prostituição; fornicação; homossexualismo; lesbianismo; jugo desigual; promiscuidade “Porneia” de uma transliteração do grego.

Todos os crentes que cultivam amizade com o mundo quebram sua união espiritual com Cristo – são adúlteros espirituais, tendo sido unido espiritualmente com Ele como esposa ao marido, mas que, tiveram esta aliança quebrada por parte da esposa.

05. COMO OS GENTIOS: 

A sociedade pagã dos dias de Paulo, dava pouco incentivo à pureza sexual. A infidelidade conjugal era normal – Este era o costume das religiões pagãs de onde haviam saído os crentes tessalonicenses. Assim como nos dias de hoje, a Igreja de Cristo era formada de pessoas pecadoras. Somente através da conversão a Jesus é que estas pessoas aprendiam a primar pela santidade.

06. OS RELACIONAMENTOS SEXUAIS ILÍCITOS: 

Não afetam somente as pessoas direta e voluntariamente envolvidas, mas, vai muito além disto, promovendo desavênças entre familiares e amigos. Como pode também, causar consequências drásticas na vida da pessoa, como hepatite, AIDS entre muitas outras que os impuros disseminam no mundo. Impuros são pessoas que preferem viver em pecado e considerando que está tudo certo. Pessoas que não dão valor ao sacrifício vicário de Jesus por todos nós no cruento madeiro, no Gólgota! Preferem preservar uma religiosidade sem sentido, sem nenhum fundamento bíblico, condenada por Deus como pagã. Este foi o ponto de partida para a seguinte declaração de Paulo: - Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. Aquele, pois, que vos dá o Espírito e que opera maravilhas entre vós o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé? (1Co 6:19-20).

07. DEUS NÃO NOS CHAMOU PARA A IMUNDÍCIA: 

Mas para a santificação, ou seja, Deus nos escolheu exclusivamente para Ele, sem quaisquer vínculo com este mundo corrompido. Me entristeceu muitíssimo quando ouvi na tarde de 25/06/2014, enquanto minha esposa e eu evangelizávamos um casal comerciante, de famílias crentes, quando a jovem senhora nos disse: - mas pastor, hoje ninguém mais sabe quem é crente ou não – a vida dos crentes está em tudo igual a dos não crentes. Os namorados dormem juntos na casa dois pais, viajam juntos, e pior que por fim acabam não se casando! E são crentes pastor! Hoje tudo está liberado diferente dos crentes de outrora, prosseguiu a jovem senhor. Só que neste ponto eu jamais deixo de rasgar o verbo, em todo seu teor, com pleonasmos e tudo mais, somente não faltando com a verdade. Porque a Igreja do SENHOR não se corrompe nunca, ainda que no seu local de reunião esteja abarrotado de oprimidos, mundanos, dançarinos, farristas a partir do mais alto escalão clerical, de apóstolos a membros. Todos podem se corromperem com as avalanches que soterram a podridão deste mundo, mas, a IGREJA DE DEUS NÃO. Ela é o CORPO DO SENHOR JESUS, E SEU CORPO É INCORRUPTIVEL. Que corrompam crentes e não crentes, menos a IGREJA DO DEUS VIVO. Mas, Pastor, o mundo está entrando na IGREJA! Equívoco, porque o mundo jamais entrará na IGREJA, CORPO DE CRISTO. No seio da Igreja há os crentes que estão com os pés na Igreja, e cabeça no mundo – mas, do outro lado estão aqueles que preservam, espírito, alma e corpo, somente para o Senhor Jesus. Esse que você refere, Jesus os chamou de joio (Mateus 13:24-30). Ao contar a parábola do trigo e o joio Jesus ensinou que devemos aprender conviver com estas pessoas sob o risco de “colher o joio e arrancar também o trigo com ele” (Mt 13:29).

8. PAULO REIVINDICA AUTORIDADE DIVINA: 

Não só por sua proclamação oral, mas também por suas instruções escritas também (1Ts 5:27): "Pelo Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os santos irmãos." Esta recomendação do apóstolo é para que todos os irmãos que fazia parte da Igreja de Cristo na cidade de Tessalônica dtomasse  conhecimento desta sua carta. 

09. UM CAMINHO SANTO PARA UM POVO SANTO:

Temos da parte de Deus um Vivo e Novo Caminho, aberto pelo sangue de Jesus, pelo qual, diferente da Velha Aliança, podemos nos achegar a Deus quando e onde quisermos. Por este motivo, vale a pena andar pelo Caminho traçado por Deus (Hb 10:19-24). E ali haverá um alto caminho, um caminho que se chamará O Caminho Santo; o imundo não passará por ele, mas será para o povo de Deus; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão (Isaías 35:8). Se para que alguém pudesse crer em uma verdade, esta deveria partir de onde se realizam os maiores congressos de missões. Todavia, para estes agora, é somente crê, porque finamente partiu! Rasgaram-se o verbo nestes lugares também!

CONCLUSÃO

Incoerência ou não, assim afirma a Palavra de Deus em Hebreus 6:4-8 e Hebreus 10:26-31:  “Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo,  E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,  E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.  Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;  Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.”

Finalmente, ressalto, que o teor do texto acima é realmente pesado, mas, a mesma inflingência aplicada aos que blasfemarem contra o Espírito Santo, é a aplicável aqui. Entretanto, valho-me da incomensurável Graça e Misericórdia de Deus, afirmando que, essas inflingências, somente serão aplicadas aos impenitentes, de dura cerviz, irredutíveis, porque a misericórdia de Deus tem sempre uma porta aberta para os quebrantados de espírito, para os que se renunciam facimente, para os são flexíveis.
____________

Pr. Jorge Albertacci
Volta Redonda - Rio de Janeiro
Brasil
Em 30/09/2014
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal