A Trombeta do Arrebatamento - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

A Trombeta do Arrebatamento

Escatologia Bíblica
1 Coríntios 15:51-52

INTRODUÇÃO

   Por meio deste texto sagrado, o apóstolo Paulo nos traz muitos detalhes importantes acerca do arrebatamento da Igreja. O ressoar da trombeta do arrebatamento é o próximo grande evento escatológico que a Igreja do Senhor aguarda na terra. O apóstolo Paulo define o arrebatamento da Igreja como um mistério. Esse evento só será plenamente compreendido quando a última trombeta ressoar.
 
I. A IMPORTÂNCIA DA TROMBETA NA BÍBLIA

1. A trombeta nas Escrituras é símbolo de alerta, preparação e convocação (Nm 10:1-10). Em Êx 19:16 houve um forte clangor de trombeta por ocasião  da descida do Senhor Deus sobre o Monte Sinai.

2. Em Lv 25:9 uma trombeta vibrante deveria ser tocada por toda a terra no Dia da Expiação. Em Js 6:4 o toque das sete trombetas pelos sete sacerdotes teve grande importância na conquista de Jericó pelos filhos de Israel.
  
3. Em Is 27:13 o profeta Isaías previu: “E será, naquele dia, que se tocará uma grande trombeta...” O profeta Amós ainda escreveu, dizendo: “Tocar-se-á a buzina da cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá qualquer mal à cidade, e o Senhor não o terá feito?”

4. Em Jl 2:1 o profeta vaticinou, dizendo: “Tocai a buzina em Sião e clamai em alta voz no monte da minha santidade; perturbem-se todos os moradores da terra porque o dia do Senhor vem, ele está perto...”

5. Em Ap 8:1-2 o apóstolo João contemplou sete anjos em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas. Vemos no Apocalipse a importância das trombetas no cumprimento do programa profético de Deus para os últimos dias.

II. EVENTOS PROFÉTICOS QUE A TROMBETA DO ARREBATAMENTO IRÁ PROVOCAR

1. De acordo com Paulo, o ressoar da última trombeta irá provocar dois grandes acontecimentos proféticos: a ressurreição dos mortos em corpos incorruptíveis e transformação dos corpos dos que estiverem vivos por ocasião do arrebatamento do Igreja (1Co 15:51-52).

2. Em 1Ts 4:16-17 o apóstolo Paulo explica como será isso, dizendo: “Porque o mesmo Senhor descerá do do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e  assim estaremos sempre com o Senhor.”

3. Em Fp 3:21 Paulo ainda explica que o Senhor Jesus Cristo “transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o Seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.”

4. Em Cl 3:4 Paulo afirma que, quando Cristo, que é a nossa vida se manifestar, também seremos manifestados com ele, em glória.

5. Em 1Co 15:42-44 Paulo afirma que assim é a ressurreição dos mortos: “Semeia-se o corpo em corrupção, ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignominia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.”
 
CONCLUSÃO

    O toque da trombeta do arrebatamento é o evento escatológico mais aguardado no universo! E também será o evento escatológico mais rápido da história. Será num piscar de olhos!


NOTAS BIBLIOGRÁFICAS
Transcrito integralmente da Bíblia do Pregador Pentecostal
Comentarista: Erivaldo Pinheiro de Jesus
Sermão 866 - Página 1749
Almeida Revista e Corrigida
Sociedade Bíblica do Brasil - SBB
Rio de Janeiro

Jorge Albertacci
Pastor Emérito da Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda - RJ


 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal