O Ministério de Cristo na Sua Comunidade - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

O Ministério de Cristo na Sua Comunidade

Evangelismo e Missões II
_____________


O Ministério de Cristo na Sua Comunidade

Lucas 10:1-42


O ministério de Cristo na sua comunidade está limitado tão somente a VOCÊ! Ele anseia para falar às almas sobre a salvação, afim de persuadi-las dos seus pecados e convencê-las sobre o Evangelho — esta é a obra do Espírito Santo — mas Ele somente a fará através de  VOCÊ. A ordem é d'Ele: Ide e Pregai e Ide e Ensinai.
 
Ele trabalha através dos SEUS lábios, do SEU corpo. Se VOCÊ não for e testemunhar ou transmitir a mensagem, a SUA comunidade não terá conhecimento da verdade e consequentemente, será perdida.
 
Cristo ordenou viver EM VOCÊ e Ele não pode visitar os perdidos independentemente de VOCÊ, como Ele não pode ficar de pé numa praça pública e pregar o Evangelho sem ter VOCÊ como pregador. A distribuição de Bíblias, Livretos e Folhetos Evangelístico, depende unicamente de VOCÊ - então VOCÊ tem o dever de fazer jus à qualificação de Sal da Terra (Mateus 5:13-15). O sal além das suas principais finalidades: conservar, equilirar, teperar, manter vivo o ser humano, ele provoca SEDE! Amós 8:11-14: "11Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. 12 E irão errantes de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda a parte, buscando a palavra do Senhor, mas não a acharão. 13 Naquele dia as virgens formosas e os jovens desmaiarão de sede. 14 Os que juram pela culpa de Samaria, dizendo: Vive o teu deus, ó Dã; e vive o caminho de Berseba; esses mesmos cairão, e não se levantarão jamais."  Como bom mordomo, VOCÊ tem este dever de se manter como o Sal da Terra! 
 
É muito normal e notório que nós priorizamos egoisticamente e com muito prazer; ficar sozinhos, no quarto, na Congregação, nas casas dos irmãos e até mesmo nos montes, orando e enviando uma torrente de pequenas ordens e bonitos recados os quais o maravilhoso Espírito Santo poderá executar para nós. Isso nos poupa muito trabalho. Oh, como gostamos de orar sossegados na espectativa de que Jesus fará tudo por nós!
 
Além disso muitos estão ocupados — com as novelas da TV, com os programas indecorosos onde homens e mulheres se desnudam rebolando nos telões da sua sala na frente de crianças e adolescentes - com os seus  clubes prediletos, suas atividades recreativas, e com os seus próprios afazeres.

Aos 20 anos de idade eu já dirigia reuniões nas casas dos irmãos (por ordem do meu pastor) com 20, já dirigia congregação (1961), mas os pecadores que vieram a JESUS “eu os busquei” lá na roça, derrubando matas, plantado, a pé ou de bicicleta nas arenosas estradas do noroeste paranaense. Hoje, uma boa parte destes são pastores, evangelistas, presbíteros, outros já estão na eternidade; alguns destes se concentram em Foz do Iguaçu, (PR). Em outro extremo (sudeste) sul capixaba, não foi diferente. Finalmente aqui em Volta Redonda, onde estou circunstancialmente há 55 anos (1963-2018), antes de assumir a presidência da Igreja, meu ministério não foi diferente – buscar os pecadores lá fora onde eles se encontram. Eu aprendi do Senhor que quam manda é Ele e não EU!

CONCEITO ERRADO E ANTIBÍBLICO

Apelar para que o pecador compareça no Edifício da Igreja para assistir a um show, ouvir um eloquente pregador, uma pessoa que ora e profetiza muito, um congresso de missões ou outro, uma vigília, uma concentração de conscientização missionária, um Escola Bíblica, um programa de 12 horas de oração, uma peça teatral, apresentação de ministérios de dança, entre, outros eventos. De nada adianta se o pecador não tiver ainda conhecido a CRISTO. Participar desses eventos até que é bom, mas, conhecer a JESUS, somente da forma que ELE ensinou! É muito comum ouvirmos: realizamos um congresso e 100 pessoas  aceitaram a CRISTO, 20 se reconciliaram e 150 foram batizados com o Espírito Santo. Incorrem em uma tremenda mentira quem afirmar isto de forma categórica - minha estimativa é que dos 100, é bem normal que se ficarem muitos não passarão de 5 até dez, mas é normal também que nenhum chegue ao batismo. Quanto ao que se reconciliam ou se unem à Igreja, a princípio 20 por cento pode até ficar, mas depois de um ano, não se sabe mais onde estão. Agora, o pior, são os que foram batizados com o Espírito Santo. Isto eu declaro de cadeira porque já desintoxiquei vários aqui em Volta Redonda, de algumas Igrejas onde os pastores não dispõem de tempo para doutrina-los neste sentido. E a toque de caixa em um grande congresso ele pode sim se equivocar.

UM PERGO IMINENTE E SEMPRE PRESENTE

Para este conceito de evangelismo, ainda existe um agravante a destacar: nestes grandes congressos, o neófito, incauto, ainda, antes de conhecer a JESUS CRISTO e terem aprendido os preceitos da SUA SANTA PALAVA, aprendem equivocadamente a profetizar, e como aprendem, aprendem muitos outros trejeitos esquisitos, aprendem a repreender o pastor da Igreja Local, aprendem a ser pregador sem ter experiência de nada, aprendem sobre a atual teologia prosperidade, aprendem a serem triunfalistas, aprendem a decretar! Aprendem a ser insubmissos, inclusive a Deus
.
 
SÓ NÃO APRENDEM UMA COISA:
 BUSCAR OS PERDIDOS LÁ FORA OND ELES ESTÃO
 
O Evangelista Terense Osborn, nos informa no seu Livro: Conquistando Almas que um grupo de senhoras cristãs estava realizando a sua costumeira reunião de oração. Certo evangelista — um ardente conquistador de almas — era o convidado para pregar. Ele ouvia algumas delas falarem a respeito de uma mulher imoral que vivia perto. O evangelista perguntou: "E o que vocês estão fazendo para conseguir a salvação dessa mulher?" A dirigente tomou a palavra: "Estamos orando fielmente pela sua salvação cada vez que nos reunimos." "Ótimo!" disse o evangelista. "Mas ela irá para o inferno enquanto vocês oram. Ainda não foram visitá-la? Ainda não falaram a ela sobre a sua alma? Alguém já levou o Evangelho para a sua casa?" Mas, aquele grupo entendeu a palavra do Evangelista e seguida foram buscá-la na sua casa, com sucesso (Terense Osborn em seu Livro: Conquistando Almas).
_____________


Pr. Jorge Albertacci 
Em 10 de março de 2013
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal