Reflexo do nosso rosto para este mundo? - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Reflexo do nosso rosto para este mundo?

ESBOÇOS > Esboços
Atos dos Apótolos 6:8-15
 
2Co 3:18 - Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
 
O escritor aos hebreus fala da ousadia que  temos para sem véu falar com Deus, quando e onde quisermos (Hb 10:19-22) refletindo a glória de Jesus; transmitindo a semelhança de Deus (Gn 1:26)
 
Gn 33:10 - Então, disse Jacó: Não! Se, agora, tenho achado graça a teus olhos, peço-te que tomes o meu presente da minha mão, porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus; e tomaste contentamento em mim.
 
O encontro de Esaú, com seu irmão gêmeo, Jacó, para o qual, havia vendido seu direito de primogenitura (Gn 25:30-34) tendo depois perseguido para matá-lo (Gn 27) finalmente reconciliam-se e em um encontro maravilhoso, Jacó faz a seguinte declaração: porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus – Gn 33:10). Que testemunho maravilhoso!
 
Êx 3:6 - Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.
 
Deus lembrou-se das promessas aos patriarcas segundo a aliança e identificou-se como o Deus deles (Gn 26:24; 28:13; 31:42; 32:9, Moisés escondeu o rosto, em respeito ao Senhor.
 
Êx 10:28 - E disse-lhe Faraó: Vai-te de mim e guarda-te que não mais vejas o meu rosto; porque, no dia em que vires o meu rosto, morrerás.
 
“Moisés respondeu: bem dissesse, eu nunca mais verei o teu rosto” Êxodo 10:29, o adversário, também tenta com o seu rosto impor o respeito que nunca fez jus, assim como Moisés devemos rebate-lo.” 

Êx 34:29 - E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai (e Moisés trazia as duas tábuas do Testemunho em sua mão, quando desceu do monte), Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que o SENHOR falara com ele.
 
Quando temos contato com Deus, nosso rosto testifica, nossa face externa o que vai dentro de nós. Assim como Pedro tentou se disfarçar, quando os homens que prenderam Jesus e o levaram até a casa do Grande Sacerdote Caifás, onde estavam reunidos alguns mestres da Lei e alguns líderes judeus, onde começaram a agredir Jesus, física e emocionalmente. Pedro que estava à parte, no lado de fora, mesmo querendo, não conseguia provar que não era da linhagem de Jesus (Mt 26:72-74; Mc 14:71).
 
Êx 34:30 - Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; pelo que temeram de chegar-se a ele.
 
A liderança de Moisés foi confirmada pela luz da glória de Deus refletida no seu rosto. Em temerem achegar-se a ele, não significa que estavam com medo, mas o respeito imposto pela manifestação da glória de Deus em seu rosto.
 
2Cr 9:23 - E todos os reis da terra procuravam ver o rosto de Salomão, para ouvirem a sua sabedoria que Deus lhe dera no seu coração.
 
“Salomão escolheu sabedoria – Ex 1:7-10, exemplo.:  Rainha de Sabá 
procurou ver o rosto de Salomão e entusiasmada disse ao rei: Foi verdadeira a palavra que ouvi na minha terra acerca dos teus feitos e da tua sabedoria. Porém não cria nas suas palavras, até que vim, e meus olhos o viram; e eis que me não disseram a metade da grandeza da tua sabedoria – (2 Cr 9:5-6. O rosto do homem refletia a glória pela escolha que fez quando Deus lhe disse pede-me o que queres que Eu te darei.”
 
Nee 2:2 - E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isso senão tristeza de coração. Então, temi muito em grande maneira.
 
O tema principal de Esdras e Neemias é que Deus opera soberanamente por meio de agentes humanos responsáveis, afim de realizar o seu propósito redentor. Desenvolvemos este tema em Neemias com a atenção especial à reconstrução e dedicação das muralhas defensivas de Jerusalém. E isto é despertado através do rosto de Neemias, Deus mostra a Artaxerxes a necessidade de Jerusalém no rosto desse homem responsável.  Como estaria alegre?
 
Pv 15:13 - O coração alegre aformoseia o rosto, mas, pela dor do coração, o espírito se abate.
 
O coração para estar alegre, é preciso que nele esteja habitando o Espírito Santo, e isto pode ser entendido pelo rosto do crente. O rosto do indivíduo externa o que vai dentro do seu coração.
 
Pv 17:24 - No rosto do sábio se vê a sabedoria, mas os olhos do louco estão nas extremidades da terra.
 
“Assim como o de Salomão, o rosto de um servo cheio do Espírito Santo, é desejado em todo o momento, por promover a sabedoria que vem de Deus. Os olhos dos loucos (ímpios) em nada edifica a ninguém, estão cheio de lascívia, prostituição, adultério, fornicação,  roubo, corrupção e tudo mais que desagrada a Deus.”
 
Is 3:9 - A aparência do seu rosto testifica contra eles; e publicam os seus pecados como Sodoma; não os dissimulam. Ai da sua alma! Porque se fazem mal a si mesmos.
 
Deus determinando juízo contra Israel, e isto se via na cara, o pecado de um povo obstinado. A  aparência do seu rosto fazia-se notório sua condição pecaminosa, assim como era patente o pecado dos sodomitas. Que reflete nosso rosto para este mundo deteriorado, atolado no pecado, a glória de Deus? Ou o mesmo que o mundo manifesta? Dá para se notar em nosso rosto que estamos realmente livres da condenação eterna? Ou deixa transparecer que estamos sub judice?
 
Dn 9:8  Ó SENHOR, a nós pertence a confusão do rosto, aos nossos reis, aos nossos príncipes e a nossos pais, porque pecamos contra ti.
 
Confusão,  rosto de santo manchado, mascarado pelo pecado. Diante de tal situação, Daniel faz uma oração que pode ser dividida em quatro partes, a saber: a) adoração (V. 4); b) confissão de pecados (Vs 5-11; c) reconhecimento da justiça de Deus em seu julgamento contra o pecado (Vs 11-14); e d) um apelo pela misericórdia de Deus.
 
At 6:15 - Então, todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo.
 
O primeiro mártir, mesmo diante de seus algozes, era cheio de fé e de poder, fazia grandes prodígios e sinais, era poderoso em palavras (as más conversações corrompem os bons costumes 1Co 15:33). Com toda a razão resistia as falsas testemunhas e diante de todos, seu rosto foi visto como o rosto de um anjo, manifestando a glória de Deus. Suportaríamos tais acusações sem deixar de manifestar em nosso rosto a glória de Deus? Os crentes de hoje são cheios de razão e por esta pleiteia até deixar o outro nu, se puder.
 
Tg 1:23  Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural.
 
Para o mero ouvinte, a Palavra de Deus não tem valor algum, mas, quando cumpridor, a Palavra promove vida abundante. O mero ouvinte, contempla seu rosto no espelho, como se contempla um rosto qualquer, natural; não vê em seu rosto a manifestação da glória de Deus.
 
Mt 26:57-63 – Prenderam Jesus, e Pedro seguiu de longe, mas em tudo ele parecia com Jesus. Tentou disfarçar-se diante do povo, mas, nele havia as marcas de Jesus, seu rosto mostrava Jesus, suas palavras, seu jeito de ser mostrava que ele pertencia a Jesus, o Senhor.
 
Gn 24:7  O SENHOR, Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua semente darei esta terra, ele enviará o seu Anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho.
 
O amor que ainda paira sobre a humanidade a partir deste episódio tem sido uma inesgotável fonte de inspiração para os celebrantes de cerimônias de casamento. A ordem de Abraão, o pai, para Eliezer, o servo maior, para buscar a esposa para Isaque, o filho. Tudo deu certo, porque adiante da sua face (rosto) ia o Anjo do Senhor, esse Anjo foi que inspirou a Eliezer, junto à fonte a fazer a oração: "dá-me hoje bom encontro”. Antes de qualquer coisa, tenhamos o Anjo do Senhor diante da nossa face!”
 
At 3:4  E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. “Pedro e João subiam “juntos!” ao Templo na hora da oração, o coxo os aborda pedindo, eles nada tinham a não ser o poder de Deus em suas vidas; responde para o coxo: - olha para nós (nossa face, nosso rosto!!!)  E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus.
 
Não precisou de muita coisa; não precisou de estardalhaço; não precisou de gritaria; não precisou de pula-pula; não precisou do pejorativo reteté; não precisou de frequentar culto de libertação; não precisou de nenhum objeto; não precisou de qualquer utensílio; não precisou de jejuar três dias;  não precisou de subir a monte; não precisou de ultrajar o coxo, por alguma maldição hereditária ou não; não precisou de exorcismo; não precisou de quebra de maldição; não precisou de auto gabolice; não precisou de dar dinheiro; não precisou de romaria. Precisou somente do brilho do Santo Espírito na face deles!
 
Pastor Jorge Albertacci
13 de outubro de 2004
Voltar para o conteúdo