Sensibilidade ao Espírito Santo - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Sensibilidade ao Espírito Santo

ESBOÇOS > Esboços
_________


DEVEMOS SER SENSÍVEIS À VOZ DO ESPÍRITO DE DEUS

ESBOÇO

Gênesis 6:3a Salmos 95:7-9 - Hebreus 3:15


“Então, disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem.  Porque ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração, como em Meribá e como no dia da tentação no deserto, quando vossos pais me tentaram; provaram-me e viram a minha obra.  Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como na provocação.

INTRODUÇÃO

Atender a voz do Espírito de Deus é estar isento de ser submerso sob as águas do pecado.  "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção." (Efésios 4:30).  O Espírito Santo, que vive dentro de nós, é a garantia de que pertencemos a Deus. Para mais informaçoes recorramos ao capítulo 1:13-14 da mesma Missiva: - O Espírito Santo é a garantia divina de que pertencemos a Deus e de que Ele cumprirá o que prometeu. O Espírito Santo é como um pagamento inicial, um depósito ou penhor, uma assinatura que valida um contrato. Sua presença em nós demonstra a veracidade de nossa fé. Prova que somos filhos de Deus e nos garante a vida eterna. Seu poder opera em nós para nos transformar e o que estamos experimentando agora é apenas uma amostra da mudança total que experimentaremos na eternidade. (Notas da Bíblia Aplicação Pessoal - CPAD). Aquilo que está selado não pode se violado. Se está selado é para manter intacta a marca de alguém. O selo autentica a veracidade da orígem e do fim para o qual o objeto selado está destinado. Sob o selo está a verdade, sob o selo, está a protenção. Se nós fomos selados pelo Santo Espírito do Senhor, logo, somos dele. Como propriedade sua, ele tem ciúmes de nós:  "Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?" (Tiago 4:5). Ele intercede por nós:  "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." (Romanos 8:26).

O ESPÍRITO DE DEUS É A RAZÃO DE SE TER VIDA

“O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida” - Jó 33:4.

Do lado material, em um corpo sem espírito com certeza não há vida nele e do lado espiritual não é diferente, sem a presença do Espírito de Deus em nossas vidas estamos mortos.

O HOMEM SEM O ESPÍRITO DE DEUS DEIXA DE SER PROPRIEDADE SUA

Romanos 8:9

Se é que o Espírito de Deus habita em vós. Com um exame introspectivo podemos saber se temos ou não o Espírito de Deus.

EM TUDO NA VIDA HÁ SEMPRE UM GUIA

“Porque, com alegria, saireis e, em paz, sereis guiados; os montes e os outeiros exclamarão de prazer perante a vossa face, e todas as árvores do campo baterão palmas” - Isaías 55:12.

Um guia para induzir a pessoa à senda do crime, um guia para encaminhar a pessoa à Igreja, um guia para ensiná-la a Palavra de Deus. Até os animais, principalmente os equídeos de carga seguem a um guia com um cincerro a tilintar. Assim o homem, quando guiado pelo Espírito Santo, entende todas as coisas de Deus:
 
“Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir” - (João 16:13).
 
"Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” - Romanos 8:14.

“Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei” - Gálatas 5:18.

SE HOJE OUVIRDES

“Porque ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz” - Salmo 95:7.

"Determina, outra vez, um certo dia. Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração” - Hebreus 4:7.

O PERIGO DA BLASFÊMIA

“Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo” - Marcos 3:29.

UM APELO DE UM HOMEM SENSÍVEL AO ESPÍRITO DE DEUS

“Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo” - Salmo 51:11.  Davi com sua experiência de vida e experiência com Deus, estava convicto de que, sem a presença do Espírito de Deus ele seria presa fácil do pecado e da condenação e até mesmo morto espiritualmente.

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO
 
 “Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”  – Lucas 11:13.

É somente pedir, pedir e esperar com paciência e não sair da presença de Deus, como os discípulos ficaram em Jerusalém em atenção à ordem de Jesus:

“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” Lucas 24:49.
 
CONSAGRAÇÃO, ORAÇÃO E COMUNHÃO
 
Com a presença do Espírito Santo de Deus em nossas vidas podemos ter, receber e/ou ser:
 
Seremos batizados no Espírito Santo:
 
“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” - (Mateus 3:11). 
 
“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” - (Atos 1:5).
 
“Então, lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo” – (Atos 8:17).
 
E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios” – (Atos 10:45).
 
“Respondeu, então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo?” - (Atos 10:47).
 
“E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo” – (Atos 11:16).
 
“Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo” (Atos 19:2).
 
“E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam” -  (Atos 19:6).
 
Teremos memória boa referente as coisas de Deus:
 
“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” -  (João 14:26).
 
Seremos bons evangelistas e bons missionários:
 
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” – (Atos 1:8).
 
Receberemos dons:
 
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” – (Atos 2:38).
 
“Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;  e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;  e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas” - (1Coríntios 12:8-10).
 
Seremos ajudados nas horas de apertos:
 
“Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar” – (Lucas 12:12).
 
“Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hb 4:16).
 
Teremos paz:
 
“E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé” – (Atos 6:7).
 
“A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número” – (Atos 9:31).
 
Aprendemos a orar:
 
“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” - (Rm 8:26).
 
“Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,  conservai a vós mesmos na caridade de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna” - (Judas 20-21).
 
Somos guiados:
 
“Guiar-me-ás com o teu conselho e, depois, me receberás em glória” - (Salmo 73:24).
 
“Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir - (João 16:13).
 
Temos revelação da parte de Deus:
 
“Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.  Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.  Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus” – (1Co 2:11-12).
 
Tornarmo-nos filhos:
 
“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.  Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.  O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” – (Romanos 8:14).
 
Somos selados:
 
“Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória” -  (Efésios 1:13-14).
 
Seremos ressuscitados:
 
“E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita”
– (Romanos 8:11).
 
Somos criaturas do Espírito do Senhor:
 
“O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida” (Jó 33:4).
 
Temos o Fruto de Espírito:
 
“Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito” (Efésios 5:22-25).
 
Não morderemos nossos irmãos:
 
“Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros” - (Gálatas 5:15,26).
 
“Nisto, porém, que vou dizer-vos, não vos louvo, porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.  Porque, antes de tudo, ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio” -  (1Coríntios 11:17-18).
 
Não sofreremos com falta d’água:
 
“Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes” – (Is 44:3).
 
“Até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto; então, o deserto se tornará em campo fértil, e o campo fértil será reputado por um bosque.  E o juízo habitará no deserto, e a justiça morará no campo fértil.  E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança, para sempre.  E o meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso,  ainda que caia saraiva, e caia o bosque, e a cidade seja inteiramente abatida.  Bem-aventurados vós, que semeais sobre todas as águas e que dais liberdade ao pé do boi e do jumento” – (Isías 32:15-20).
 
Seremos bons obreiros:
 
“E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.  Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre” – (Atos 13: 2-4).
 
“Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra” – Atos 6:3-4.
 
Aprendemos que não podemos ofender o Espírito Santo de Deus:
 
Isaías 63:10; Atos 7:27-60; Marcos 3:22; Mateus 12:24; Efésios 4:30-31; Tiago 4-5; Hebreus 3:7-8; Jó 33:14-22; Provérbios 1:23-33; 1Samuel 4:17-22; 15; 16:13-14; Juízes 16:7, 20.
 
CONCLUSÃO

Ressalto entretanto que, a princípio, o Espírito Santo não nos abandona quando falhamos. Ele não nos rejeita quando pecamos. Ele não foge de nós quando desobedecemos a Deus. Todos nós somos vulneráveis a pecar em todos momentos das nossas vidas – pecamos por atos que praticamos – podemos pecar por palavras que pronunciamos – às vezes pecamos até mesmo por pensamentos que involuntariamente vêm às nossas mentes. O Espírito Santo é quem nos acorda, quem nos toca, nos alerta - daí, a necessidade de estarmos sempre sensíveis a Ele. O perigo está na falta de sensibilidade. O Espírito Santo do Senhor somente deixa de tratar com o crente quando este o abandona. Tornando-se contumaz, irreverente e sem  temor a Deus. Quando o indivíduo não aceita mais conselho e de forma peremptória prefere viver murmurando, escarnecendo das coisas de Deus. Ou seja, o Espírito Santo não rejeita ninguém, o crente é que pode o rejeitar. E com o livre arbítrio, o homem é quem escolhe o que melhor lhe convier.

_________


Pr. Jorge Albertacci
Assembleia de Deus em Volta Redonda
Rua Engenheiro Joaquim Cardozo, nº 448 – Retiro – CEP  27281-360
Volta Redonda - RJ
 
 
 
 
 
 



 
Voltar para o conteúdo