A Mensagem Pentecostal - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

A Mensagem Pentecostal

LITURGIA > Pastorais
A mensagem pentecostal não é uma fábula, como também não é um emaranhado de discussões sem pé e sem cabeça sobre quem está certo, ou quem está errado em questões religiosas ou não. A mensagem pentecostal é a demonstração da essência da fé cristã, é a comprovação de que Jesus está presente na vida do pregador da verdade, bem como em todas as atividades da Igreja de Cristo na terra.  A mensagem pentecostal é a chama viva que arde no peito de cada crente em Cristo, e que está disposto a sofrer em defesa dela. Ela é o fogo que Deus acendeu na Nova Aliança, assim como àquele que Ele mesmo acendeu no passado - Levítico 6:12-13: “O fogo, pois, sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas.  O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.”

COMO NASCEU A MENSAGEM PENTECOSTAL

Na Manhã da Nova Aliança, o Sumo Sacerdote, Jesus Cristo, nosso Senhor, acendeu o fogo, a chama pentecostal que jamais se apagaria. Ele mesmo pôs a lenha em ordem, e no dia de pentecostes a chama começou a arder.  Ardeu no Cenáculo em Jerusalém, Atos 2:1-4; ardeu na casa de Cornélio, Atos 10:44-47; ardeu em Éfeso, Atos 19:1-6 – como arderá para sempre nos crentes da Dispensação da Graça, Atos 2:39.

A MENSAGEM PENTECOSTAL É SEMPRE EVIDENCIADA PELO FOGO

No decorrer da história, notamos que Deus sempre norteou o Seu povo através, ou com o fogo. Foi assim durante a peregrinação dos hebreus, a partir do Egito até à terra de Canaã: – “E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante da face do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite” (Êxodo 13:21- 22). Sempre foi assim.

NA CONSAGRAÇÃO DE ISAÍAS A PROFETA

Até então, Isaías usava com muita frequência a interjeição “ai” mas, referindo-se à vida dos outros, como por exemplo:  Ai da nação pecadora, do povo carregado da iniquidade da semente de malignos, dos filhos corruptores! Deixaram o SENHOR, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás (Is 1:4) - A aparência do seu rosto testifica contra eles; e publicam os seus pecados como Sodoma; não os dissimulam. Ai da sua alma! Porque se fazem mal a si mesmos.
 
(Is 3:9) - Ai do ímpio! Mal lhe irá, porque a recompensa das suas mãos se lhe dará. Is 3:11 - Ai dos que ajuntam casa a casa (Is 5:8) - Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice (Is 5:11) - Ai dos que ao mal chamam de bem e ao bem, mal (Is 5:20) - Ai dos sábios a seus próprios olhos (Is 5:21) - e ai dos que são poderosos para beber vinho (Is 5:22).

ISAÍAS SENDO PROVADO PELO FOGO

Nesse episódio, o homem de Deus foi pego de surpresa e deslumbrado diante de tanta glória; vendo os umbrais das portas do templo se moverem com a voz do que clamava, o séquito do Senhor enchia o templo, percebendo o fumo da glória de Deus a encher toda a casa. Isaías clama: - Ai de mim que vou perecendo, porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!  Nesse momento ele teve uma visão introspectiva, teve uma visão de si mesmo e viu a impureza dos seus próprios lábios, ao ouvir os mais puros louvores entoados pelos serafins. Ele pôde compreender sua indignidade; sua fraqueza, ao ver a glória de Deus encher o templo.

A PROVA DE FOGO

De repente Isaías viu que um dos Serafins voou até ele, tendo na sua mão uma brasa viva, tirada do atar do holocausto com uma tenaz. Tratava-se de uma brasa santa: pois o atar havia sido aceso, pela primeira vez, pelo próprio Deus, e desde então era mantido constantemente ardendo (Lv 6:13).  O Serafim tocou com a brasa os lábios do Profeta, purificando-os, para que assim pudesse anunciar a mensagem de Deus aos homens. Para que assim pudesse profetizar as verdades de Deus.

CONCLUSÃO

Na Nova Aliança, muitos cristãos, às vezes se preocupam tanto com a vida dos outros, quando deveriam orar, para ter uma visão introspectiva, e assim sentir a glória de Deus se manifestar em suas vidas e consequentemente nas dos outros. Tais cristãos precisam urgentemente, da visão do Senhor na sua glória, afim de que tenham também a visão de si mesmos como realmente são, e assim possam clamar como Isaías, clamou: Ai de mim que vou perecendo. Somente sendo portador da Mensagem Pentecostal é que o crente em Cristo estará pronto para responder a pergunta do Senhor: - A quem enviarei, e quem há de ir por nós?
Dizendo: Senhor: eis-me aqui, envia-me a mim.

Volta Redonda – Rio de Janeiro
03/01/2015

Outras referências: Jl 2:28; Mt 3:11;  Lc 12:49; At 2:3; 1 Co 3:13; Hb 1:7; 1 Pd 1:7-15.

NOTAS

Bíblia Sagrada 3.0 – Revista e Corrigida/1995 (RC) SBB 
Pastor Jorge Albertcci – Volta Redonda – Rio de Janeiro
prjorgealbertacci@yahoo.com.br
Voltar para o conteúdo