As Diferentes Chamadas - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

As Diferentes Chamadas

Evangelismo e Missões
AS DIFERENTES CHAMADAS DIVINAS
 
 Isaías  62:12 
  
__________________________________________________________________________________


INTRODUÇÃO

E chamar-lhes-ão povo santo, os remidos do SENHOR; e tu serás chamada Procurada, Cidade não desamparada. E todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado.  Porque és povo santo ao SENHOR, teu Deus, e o SENHOR te escolheu de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu povo próprioO SENHOR te confirmará para si por povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR, teu Deus, e andares nos seus caminhos. Os caminhos do SENHOR são os nossos caminhos! Foi Ele mesmo quem nos abriu o santo caminho e nos chamou às veredas da justiça. Há uma necessidade imperativa para que voltemos nossas atenções para as recomendações do SENHOR, pois Ele mesmo disse:  Assim, os derradeiros serão primeiros, e os primeiros, derradeiros, porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos - Mateus 20:16. Mesmo assim Ele continua insistido:  Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo - Apocalipse 3:20.


DISCRIMINAÇÃO
__________________________________________________________________________________


I – A CHAMADA DO SALVADOR
- Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não outro - (Isaías 45:22).
 
- Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um concerto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências de Davi – (Isaías 55:3).
 
- Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei – (Mateus 11:28).
 
II -  A CHAMADA DO AMADO
- Vem comigo do Líbano, minha esposa, vem comigo do Líbano; olha desde o cume de Amana, desde o cume de Senir e de Hermom, desde as moradas dos leões, desde os montes dos leopardos – (Cantares 4:8).
 
III – A CHAMADA DO PROVEDOR
- Ó vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite – (Isaías 55:1).
 
IV – A CHAMADA DO AMIGO
- Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão - (Provérbios 17:17).
 
- Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor; mas Eu vos tenho chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai Eu compartilhei convosco – (João 15:15).
 
V – A CHAMADA À NOIVA
- Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus! - (Apocalipse 22:20).
 
- E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida – (Apocalipse 22:17).

- Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus! - (Apocalipse 22:20).

- E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida – (Apocalipse 22:17).

- Vem, ó meu amado, saiamos ao campo, passemos as noites nas aldeias - Cantares 7:11.
 
- Vem depressa, amado meu, e faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos corços sobre os montes dos aromas – Cantares 8:14.

- Diga, meu amor: Aonde é que você leva as suas ovelhas para pastar? Onde é que elas descansam ao meio-dia? Diga, e assim não terei de andar procurando você entre as ovelhas dos outros pastores - Cantares 1:7 NTLH.

Na Palavra de Deus, a figura do casamento é usada frequentemente  para representar a íntima relação entre Deus e o Seu povo. No Antigo Testamento, Deus é o marido e o povo de Israel, a mulher. No Novo Testamento, Cristo é o noivo e a igreja, a noiva. Ao compreender a riqueza desse símbolo, daremos mais importância à obediência no dia a dia.

VI – A CHAMADA DO ESPÍRITO
- E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida – (Apocalipse 22:17).
 
VII – A CHAMADA AO SEDENTO
- E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba  João 7:37.

- E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida – (Apocalipse 22:17).
 
VIII – A CHAMADA DE UM DOS ANJOS DO APOCALÍPSE
- E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro - (Apocalipse 21:9).
 
- E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde e ajuntai-vos à ceia do grande Deus – (Apocalipse 19:17).
 
IX - A CHAMADA DAS MULHERES PARA O MAIOR MILAGRE JÁ VISTO NA TERRA
- Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como tinha dito. Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia - (Mateus 28:6).
 
X – A CHAMADA DO MÉDICO
- E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados e não no dia de sábado - (Lucas 13:14).
 
XI – A CHAMADA PARA UM LUGAR À PARTE
- E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam, e vinham, e não tinham tempo para comer - (Marcos 6:31).
 
XII – A CHAMADA DA MULHER SAMARITANA
- Vinde e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito; porventura, não é este o Cristo? - (João 4:29).
 
XIII – A CHAMADA PARA A EVANGELIZAÇÃO
- E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens - (Mateus 4:19).
 
XIV – A CHAMA AOS INCRÉDULOS
- E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei eu convosco e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui - Mateus 17:17.
 
XV – A CHAMADA PARA AS OFERTAS
- Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança - (Malaquias 3:10).
 
XVI – A CHAMADA DO OFTALMOLOGISTA
- Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas -Apocalipse  3:18 
 
- E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque as primeiras coisas são passadas - Apocalipse 21:4.
 
- E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque as primeiras coisas são passadas - Apocalipse 21:4.
 
- E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista - Marcos 10:51.
 
XVII - A CHAMADA AO QUE ESTAVA MORTO
- Então, Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto - João 11:14.

- Mas Pedro, fazendo-as sair a todas, pôs-se de joelhos e orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, assentou-se. E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva - Atos 9:40-41.
 
XVIII – A CHAMADA À MULHER SAMARITANA
- Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá - João 4:16. Essa mulher se encontrava destituída até mesmo do convívio com a socieade do seu tempo. Além dela ser Samaritana ela ainda tinha sérios problemas matrimôniais - visto que, ela já havia sido casada cinco vezes, e estava nesse encontro com Jesus morando com um homem que não era seu marido - João 4:18.
 
XIX – A CHAMADA PARA O INVESTIMENTO
- E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas e disse-lhes: Negociai até que eu venha - Lucas 19:13.
 
XX – A CHAMADA PARA A CEIFA 
- Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: levantai os vossos olhos e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa - João 4:35.
 
XXI – A CHAMADA PARA A EVANGELIZAÇÃO
- E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens - Mateus 4:19.
 
- Mas ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel; e, indo, pregai, dizendo: É chegado o Reino dos céus.  Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai – Mateus 10:6-8.
 
XXII – A CHAMADA PARA A CEIA
- E, à hora da ceia, mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado - Lucas 14:17.
 
XXIII – A CHAMADA PARA O JANTAR
- Disse-lhes Jesus: Vinde, jantai. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? Porque sabiam que era o Senhor - João 21:12.
 
XXIV – A CHAMADA PARA O SANTO MINISTÉRIO PASTORAL
- E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.  Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.  Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas – João 21:15-17.
 
XXV – A CHAMADA PARA O ACERTO DE CONTAS
- E veio outro, dizendo: Senhor, aqui está a tua mina, que guardei num lenço,  porque tive medo de ti, que és homem rigoroso, que tomas o que não puseste e segas o que não semeaste. Porém ele lhe disse: Mau servo, pela tua boca te julgarei; sabias que eu sou homem rigoroso, que tomo o que não pus e sego o que não semeei. Por que não puseste, pois, o meu dinheiro no banco, para que eu, vindo, o exigisse com os juros?  E disse aos que estavam com ele: Tirai-lhe a mina e dai-a ao que tem dez minas.  E disseram-lhe eles: Senhor, ele tem dez minas.  Pois eu vos digo que a qualquer que tiver ser-lhe-á dado, mas ao que não tiver até o que tem lhe será tirado – Lucas 19:20-26.

 __________________________________________________________________________________

CONCLUSÃO

Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.  E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus - Apocalípse 19:7-9.  Jesus está às portas! Ainda hoje Ele chama a todos os perdidos à salvação, chama os oprimidos por Satanás à libertação e os já salvos para a militância em defesa do Seu Reino! Como sempre, Ele ainda conta com todos nós. É tempo de respondermos o apelo feito a partir de Isaías 6:8-9: Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.
Que assim como o fogo do Altar que não se apaga nunca confome lemos em Levítico 6:13, seja a chama do Espírito no coração de todos os santos do SENHOR!

__________________________________________________________________________________


Jorge Albertacci
Pastor Emérito da Assembleia de Deus do Retiro
Rua Engenheiro Joaquim Cardozo, 448 - Retiro
Volta Redonda - Rio de Janeiro





 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal