Homem de Deus para tempos especiais - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Homem de Deus para tempos especiais

Esboços
                                                                                                                                                                                                                                                    Neemias 6:1-19
Pr. Jorge Albertacci
 
INTRODUÇÃO
 
     Deus sempre utilizou dos trabalhos de homens e mulheres corajosos para o ministério em tempos especiais. Cada um para uma obra específica. Quando Ele chama, Ele mesmo capacita, assim como, provê todos os recursos necessários. Desde que este, não se envereda pelas sendas de Judas Iscariotes, conforme consta no evangelho segundo escreveu João 6:70:  “Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? E um de vós é um diabo.”  Neemias foi o homem especial para a reconstrução dos muros da cidade santa, Jerusalém.
 
1.  HOMEM DE AÇÃO:
- souberam que eu tinha edificado o muro” – (v 1) – evidentemente, Neemias sozinho não construiu o muro, mas, foi sua ação, sua liderança ativa e ousada, que motivou, estimulou e desafiou o povo à obra. Deus precisa de homem assim hoje – Hb 13:7 – Hb 13:17.
 
2.  HOMEM DE VISÃO:
- “Estou fazendo uma grande obra” (v 3) Neemias tinha visão da obra realizada. Ela deveria ocupar-lhe todo o tempo. Quando não damos o devido valor à obra de Deus, dedicamo-lhe pouco tempo e atenção.
 
3.  HOMEM QUE NÃO CEDE:
- “mandaram dizer-me quatro vezes e do mesmo modo lhe respondi  quatro vezes. Sambalate era insistente, mas Neemias era resistente, ele não cedia ante as propostas do mal – resisti ao diabo e ele fugirá de vós.
 
4.  HOMEM QUE NÃO FOGE:
- “Um homem como eu fugiria?” (v 11) um homem de Deus para servi-lo em tempos especiais, tem de ser corajoso, ousado, homem que não corre diante das ameaças, mesmo que elas se concretizem.
 
5.  HOMEM QUE TEME A DEUS:
- “Quem há, que, sendo tal como eu, possa entrar no templo e viver?” – (v 11) – a lei não permitia a entrada nos lugares mais escondidos do templo, Neemias não era sacerdote, ele não entraria. O homem de Deus não vai contra a lei do Senhor, mesmo que seja para salvar a sua vida.
 
6.  HOMEM DE DISCERNIMENTO:
- “Percebi que não era Deus que enviara” (v 12) – Um homem de Deus para tempos especiais precisa de discernimento para ver o que não se descobre naturalmente.
 
7.  HOMEM HUMILDE:
- “Fizemos a obra com o auxilio de Deus” (v 16)     -   Zc 13:7.
 
CONCLUSÃO
 
     O maior sucesso na vida de um obreiro do Senhor, é cumprir com eficiência o ministério para o qual foi chamado. Neemias, além de corajoso, soube administrar o trabalho em equipe. Quando obreiro que foi chamado para o ministério sabe valorizar o trabalho dos seus companheiros, logo, ele adquire sem qualquer imposição, o respeito. Quando se valoriza o trabalho dos companheiros, os Tobias, Sambates e os Latoeiros são todos vencidos em nome de Jesus. Nada pode atrapalhar o trabalho de um obreiro corajoso e saiba humildemente administrar. Deus o honra sempre.
 
Volta Redonda – Rio de Janeiro
11 de abril de 2015
Pastor Jorge Albertacci
Jubilado da Assembleia de Deus em Volta Redonda
Rua Engenheiro Joaquim Cardozo, 448 – Bairro Retiro.
 
NOTAS: Pontos Salientes – JUERP – Rio de janeiro
Bíblia Sagrada 3.0/RC1995 – SBB – Rio de jan
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal