A Organização do Culto que Prestamos ao Senhor - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

A Organização do Culto que Prestamos ao Senhor

Esboço III
________


A Organização do Culto
Êxodo 25:1-9
 
INTRODUÇÃO

Todas as instituições reconhecidas como pessoa jurídica de direito privado, tais como: as associações; as sociedades; as fundações; as organizações religiosas; os partidos políticos e as empresas individuais de responsabilidade limitada, para funcionar como legitimidade, é necessário que seja organizada.
 
1.  Local para O Culto: "E me farão um santuário e habitarei no meio deles" – (25:8) - Deus está presente em todo o lugar. Paulo disse que Ele não está preso à templos  (Atos 17:24). Mas Ele quer que separemos, consagremos e santifiquemos um lugar especial para a adoração. Daí a necessidade de templos. Um local devidamente reconhecido pelo poder público em todas as instâncias.
 
2.  Ofertas para O Culto: "Que me tragam uma oferta alçada" – (25:1). A organização do culto tem despesas, exige elementos materiais, cabe aos adoradores sustentar essa despesa. A entrega de ofertas é mostra de gratidão. Como Davi, não devemos prestar culto que não nos custe nada. ( 2 Sm 24:24). A Igreja do Senhor é isenta de quaisquer tributos, desde que, ela faça jus, como pessoa jurídica sem fins lucrativos.
 
3.  Líder para O Culto: "Farás chegar a ti teu irmão Arão e seus filhos" – (28:1)Toda comunidade precisa de líderes. Assim também com aqueles que reúnem para o culto. Por isso Deus chama e separa pessoas para a liderança do culto em seus vários aspectos.
 
4.  Cooperadores para O Culto: "Eis que Eu tenho chamado por nome a Besaleel... e com ele Aoliabe."  (31:1-6) - Os líderes não podem conduzir sozinhos o culto. Eles precisam de colaboradores. E esses colaboradores devem Ter também as qualidades espirituais dos homens mencionados neste texto e dos mencionados em (At 6:3 e 1 Tm 2:2).
 
5.  O azeite da Santa Unção: "Tu pois toma para ti das principais especiarias" (23,25, 31-33). Jesus para pregar foi ungido com o Espírito Santo, e nós também -agora com o azeite nós ungimos os doentes - (Tg. 5:14).
 
6.  O Véu do Tabernáculo: "E este véu vos fará separação" (27:33) – Esse véu foi rasgado pela morte de Jesus para que todos possam entrar.  (Mt 27:51). O sacrifício vicário do Senhor Jesus na cruz, rasgou o véu de alto abaixo, abrindo-nos um caminho novo. A Carta aos Hebreus nos revela isto de forma compreensível: Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus,  pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,  e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,  cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa,  retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu.” – (Hb 10:19-23).
 
7. Ordem na celebração do Culto“Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. – (1Co 14:39-40). E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz” (1 Co 14:29-33).
 
8.  Dia para O Culto: "Guardareis o Sábado porque santo é para vós." – (31:14-15). Toda nossa vida deve ser um culto a Deus. Em todos os dias devemos separar tempo para Deus. Deus quer que além disso separemos um dia santo para o culto que o Senhor bem merece.
 
CONCLUSÃO
 
O culto que a Igreja presta a Deus deve ser sempre motivo de ação de graças pelo dom da vida, pela salvação e por tudo quanto Ele por Sua misericórdia tem feito por todos nós. O culto que prestamos a Deus deve ultrapassar todas as fonteriras das quatro paredes. Devendo ser prestado segundo os preceitos da Palavra de Deus em Romanos 12:1-2, e João 4:23-24.

________
 

Pastor Jorge Albertacci

Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda - RJ


 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal